Uma característica que irá destruir o seu casamento
Há uma característica mostrada em pesquisa que destrói relacionamentos. Evite-a, ou seu casamento vai sofrer
Amy Peterson
Se você soubesse que os pesquisadores descobriram uma característica que condena as relações, você faria tudo em seu poder para evitar o desenvolvimento dessa característica, certo?
Bem, eles descobriram.
O pesquisador de relacionamentos Dr. John Gottman, psicólogo conhecido que escreveu muitos livros sobre casamento e relacionamentos, compilou anos de pesquisa e identificou alguns traços que arruínam relacionamentos.
O pior desses traços negativos é a antítese da bondade e generosidade: o desprezo. Desprezo pode ser definido como falta de respeito – considerar algo inútil ou inferior.
Como perceber o desprezo em um relacionamento?
Você mostra desprezo por seu parceiro quando você revira os olhos durante uma conversa, pensa que é superior, ignora a opinião do seu cônjuge ou o insulta. O desprezo é destrutivo. Quando você se sente acima do seu parceiro e deixa que o outro perceba, geralmente através de pistas não-verbais, você mostra desprezo.
A palavra “repugnância” é muitas vezes usada como sinônimo de desprezo. Não é difícil imaginar o quão danoso seria para um relacionamento se um ou ambos os parceiros sentem repugnância pelo outro.
O papel do sarcasmo
Embora o desprezo seja muitas vezes não-verbal, os casais precisam estar cientes de como o sarcasmo contribui para sentimentos de desprezo entre os cônjuges. O sarcasmo muitas vezes inclui expressões faciais como escárnio e carranca, ambos sinais de desprezo. Sarcasmo corta ainda mais fundo do que a crítica face a face, porque é mais sutil.
Livre-se do desprezo
Como você mantém o seu relacionamento livre desse assassino de casamentos? Em primeiro lugar, praticando a bondade e generosidade. Isso permitirá que os sentimentos de frustração diminuam, não deixando espaço para desprezo. Uma das melhores maneiras de ser generoso é ser indulgente e não julgar, pensando sempre o melhor sobre o seu parceiro.
Em seguida, fortaleça a sua relação com o amor. Ouça com atenção quando o seu parceiro fala. Tente antecipar as suas necessidades e, em seguida, tente satisfazer essas necessidades. Coloque as necessidades do seu parceiro acima das suas próprias. Se as coisas estão difíceis entre você e seu cônjuge, aprenda a se comunicar com respeito, e buscar ajuda de fora, se necessário.
Depois de vários anos de casamento, meu marido e eu tivemos a nossa quota de discussões. Temos também inúmeras experiências em conjunto que nos aproximaram mais. Agora que eu sei o perigo que é o desprezo no meu casamento, vou fazer um esforço consciente para ficar alerta.
Se você perceber que o seu casamento é vítima do desprezo, se esforce em tirá-lo fora dessa rotina. Tendo a bondade e a generosidade como um objetivo, seu casamento pode ficar “livre do desprezo.”
_Traduzido e adaptado por Stael F. Pedrosa Metzger do original One trait that will destroy your marriage.