Uma carta para minha filha em seu primeiro dia no ensino médio
Uma mãe escreve uma carinhosa carta de conselho para o primeiro dia de ensino médio de sua filha. Ela oferece 4 ideias para orientar sua filha durante os próximos três anos.
Amy Peterson
Querida filha,
Eu lhe proíbo de ir para o ensino médio. Você deve voltar aos seus dias de criança, quando brincar e rir eram suas maiores preocupações e ir passear para recolher dentes-de-leão e observar insetos era o ponto alto de seu dia. Nós vamos ficar em casa juntas e comer maçã e tirar nosso cochilo.
Não?
Bom, se você tem que ir para o ensino médio, eu tenho 4 pensamentos para guiá-la ao longo dos próximos três anos. Eu sei que você é talentosa e capaz, mas todo mundo tem dificuldades de algum tipo durante a adolescência. Talvez as lições que eu aprendi há vinte anos irão ajudá-la ao começar seu primeiro ano no ensino médio.
Seja gentil com todos
Meu primeiro conselho foi-me dado por sua avó. Quando eu era jovem, muitas vezes ela me desencorajava de ter um pequeno grupo de amigos, o que chamamos de “panelinhas”. Ela costumava dizer: “Não goste apenas de uma pessoa, goste de todo mundo.” Ela estava certa. Você pode ter amigos próximos, e até mesmo uma melhor amiga, mas você precisa ser gentil com todos.
Sorria nos corredores, faça amizade com novos colegas e aproxime-se daqueles que parecem estar sozinhos. Você é, por natureza, uma pessoa simpática e gentil. Seu amor vai ajudar aqueles que estão tristes e passando por dificuldades. Ser gentil com todo mundo vai lhe salvar de divergências e de drama, o que você definitivamente quer evitar.
Não se preocupe com o que os outros pensam
Espero ter incutido em você mais confiança do que eu tinha em mim mesma na sua idade. Eu passei muito tempo me preocupando com o que os outros estavam pensando de mim, especialmente os meninos. Agora eu sei que os meninos não gastam nem metade desse tempo se preocupando com as meninas, e eu estava me preocupando demais tentando me encaixar e ser amada.
É natural querer se sentir aceita. Os verdadeiros amigos sempre vão aceitá-la, então não gaste energia emocional se preocupando com o que os outros pensam de você. Provavelmente, eles estão se sentindo tão inseguros sobre si mesmos quanto você e também querem ser aceitos.
Encontre-se, em seguida, seja você mesma
Você tem tanto potencial, e eu não estou dizendo isso só porque você é minha filha. Você tem talentos e habilidades variadas, e você pode aprender tudo o que desejar. Gaste algum tempo durante estes anos tentando coisas novas. Não espere ser perfeita em tudo. Aprenda com suas falhas e use os erros como oportunidades para crescer e tornar-se melhor.
Uma vez que você sabe quem você é, seja fiel a si mesma. Você tem valores fortes e um bom senso de certo e errado. Não deixe que os outros lhe afastem do que você sabe. Sua família sempre estará perto para ajudá-la e amá-la, e seu lar é sempre um lugar seguro para se estar.
Você não é melhor que os outros para poder faltar à escola
O ensino médio é um momento de socialização, atividade e diversão, mas é também um tempo para aprender. Você tem ambições e metas para o seu futuro, e desenvolver bons hábitos de estudo e aprender o máximo que você puder agora irá ajudá-la a ser bem-sucedida na faculdade e em sua carreira futura. Alguns alunos matam aula, ignoram as tarefas de casa e procrastinam em projetos 99% do tempo – não seja um desses alunos.
Conforme você tiver aulas difíceis e prazos, você vai se sentir estressada. Com ajuda de seus pais e determinação, você se sairá bem. Tire proveito de clubes e oportunidades de serviço também.
É difícil acreditar que você vai sair de casa em três curtos anos. Você tem abençoado a minha vida desde o dia em que segurei você nos braços pela primeira vez (após um longo parto, devo acrescentar). Seu pai e eu estamos um pouco nervosos, mas principalmente animados por você começar essa nova fase da vida. Nós a amamos e acreditamos em você. Tenha um ótimo primeiro dia de aula, e não coma a sobremesa primeiro.
Com amor, mamãe.
_Traduzido e adaptado por Sarah Pierina do original A letter to my daughter on her first day of high school.