Uma criança agitada não é necessariamente hiperativa, mas…

As crianças pode extravasar sua energia de diversas maneiras. No entanto, há casos em que o ímpeto excessivo pode ser um indicador de transtorno de hiperatividade.

Cindy Peterson

Você está preocupado com o fato de seu filho falar incessantemente em situações fora de contexto? Você acha que às vezes seus impulsos estão fora de controle? É comum ele não terminar uma atividade que começou e já se envolver em outra? Estas perguntas podem permitir que você reflita sobre a maneira de ser e o comportamento de seus filho.

Julia Tort, escritora, professora da pré-escola e psicóloga, explica que os pais têm a tendência de julgar antecipadamente o comportamento dos filhos e tomar decisões com base naquilo que acham, a fim de dar-lhes uma resposta emocional imediata. Ela também explica maneiras de evitar a perda de controle ao atender às necessidades das crianças.

Como podemos manter a calma quando as crianças são excessivamente agitadas? A boa notícia é que não é impossível!

A criança é ativa por natureza

As crianças pequenas geralmente são agitadas por natureza, pois têm muita energia e gostam de se expressar verbalmente. A mente delas está focada no “aqui e agora”, portanto, é natural que você se preocupe se elas tomarem decisões arriscadas, como pular de um lugar alto (cadeira, cama ou muro) ou atravessar a rua sem olhar para dos dois lados.

A diferença entre atividade (ou energia) e hiperatividade

Existe uma crença geral de que quando uma criança tem muita força e coloca grande energia na maneira de falar, de se comportar e se moovimentar, é porque ela é hiperativa. No entanto, a hiperatividade engloba outros indicadores mais complexos.

Advertisement

Os quatro indicadores a seguir podem ajudá-lo a observar se seu filho é ativo (energético) ou hiperativo:

1. O temperamento

As crianças em geral mostram decepção, tristeza ou raiva quando enfrentam uma situação de conflito ou sofrem alguma perda. Isso é natural. Mas se seu filho fica chateado facilmente quando perde em um jogo ou chuta, bate ou atira longe os seus pertences e os de outras pessoas sem motivo aparente, você deve prestar atenção.

2. O controle de seus impulsos

Este ponto está relacionado ao anterior: a maioria das crianças enérgicas e ativas pode demonstrar um alto grau de impulsividade. Preste atenção na
maneira como seu filho age e, se ele tiver dificuldade em controlar seus
impulsos, pode ser um caso de hiperatividade.

3. As atividades físicas

Crianças inquietas são muito vigorosas e entusiasmadas com as atividades que realizam, mas podem se controlar. Se seu filho tem muita dificuldade para ficar parado, é bom averiguar.

4. Atenção e concentração

Se seu filho consegue fazer mais de uma tarefa ao mesmo tempo e tem domínio sobre o que está fazendo, é provável que tenha a capacidade de realizar várias atividades ao mesmo tempo. Isso também permite que ele use suas energias de forma eficaz.

Advertisement

Mas se, por exemplo, ele tem dificuldade para prestar atenção e se concentrar em uma tarefa, conversa ou filme que está assistindo, observe a frequência com que isso acontece, pois pode ser um caso de hiperatividade.

Leia: Como tratar déficit de atenção sem hiperatividade

Se você tem dúvidas sobre a possibilidade de seu filho sofrer de transtorno de hiperatividade (TDAH), sugiro que converse com o pediatra que o trata. Ele irá encaminhá-lo a um especialista. A Internet também oferece sites informativos sobre como proceder.

Leia também: 8 sinais de que seu filho não é apenas “ativo”, ele na verdade tem DDA

Sua decisão de ajudar seu filho será um dos melhores presentes que você pode dar a ele.

Advertisement

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original Un niño inquieto no es forzosamente hiperactivo, pero…

Toma un momento para compartir ...

Cindy Peterson

Cindy Peterson é mãe de três filhos e trabalho como Coordenadora de educação especial em uma escola pública. Ela gosta de passar seu tempo livre com a família e amigos fazendo atividades ao ar livre e servindo a comunidade.