Uma supermãe também precisa da ‘Fortaleza da Solidão’
Descobri, no dia a dia, que é muito fácil ser feliz e desfrutar a maternidade. Eu lhe conto aqui como conseguir.
Maia Fernandez
Você é mãe. Supermãe. Você passa o dia correndo, preparando comida, trocando fraldas, atendendo às necessidades dos filhos. Além disso, no tempo livre, você providencia para que seu casamento são seja negligenciado e pensa em todos os detalhes para que cada dia seja melhor.
E quando é que você pensa em si mesma? Você vai dizer que não tem tempo, que seria egoísmo, que tem muito a fazer. No entanto, ao longo do dia, você ouve uma voz interna lhe pedindo outra coisa: descanso. Seu corpo começa a apresentar dormências por falta de exercícios e a energia não circula, resultando em fadiga e estresse.
A natureza é sábia, e é fundamental ouvir seus pedidos. Não apenas pelo próprio bem-estar, mas pelo de toda a sua família. Além disso, um dia seus filhos irão crescer, e se você não cultivar uma vida própria, mais cedo ou mais tarde sentirá um vazio por causa da ausência deles.
Em vez disso, é muito útil gastar pelo menos dez minutos por dia fazendo algo que a faça se sentir bem, alguma atividade produtiva, hobby ou negócio para ganhar um dinheiro extra se você não trabalha fora. Assim, você verá que sua energia muda e começarão a aflorar sentimentos e pensamentos positivos.
Leia: Colocar os filhos para dormir cedo ajuda a saúde mental das mães
Se nosso corpo não está em boas condições, não conseguimos enfrentar os desafios da vida, crescer espiritualmente e educar nossos filhos.
Ao adotar uma mentalidade mais alerta e atender às suas necessidades individuais e internas, você verá como o ambiente muda
Você pode começar colocando estas três dicas em ação:
- Leve em consideração os sinais que seu corpo envia. Não chegue ao ponto de doenças acabarem se manifestando. Dê atenção às suas pequenas enfermidades, desconfortos e mal-estares. Algo está lhe dizendo que alguma coisa precisa mudar.
- Cuide de si como você cuida da família. Faça alguns mimos para si mesma. Ande bem-arrumada, pois isso também melhora o ânimo. Relaxe por alguns minutos (se for necessário, sente-se no vaso sanitário e feche os olhos, observando sua respiração. Você vai notar seu humor mudar).
- Mantenha os pensamentos negativos bem longe. Quando um pensamento negativo aparecer, não o reprima nem se identifique com ele. Analise-o. Mentalize que não é real, não é a verdade. Lembre-se de que a vida é maravilhosa, e deixe-o passar longe.
Faça o teste e verá que, em um piscar de olhos, você:
- Verá os problemas de uma perspectiva mais ampla e será capaz de encontrar soluções com mais facilidade.
- Começará a se sentir melhor e sua autoestima aumentará.
- Desfrutará melhor a companhia de seus entes queridos, pois terá saboreado a magia do silêncio e da solidão.
- Viverá cada momento com mais alegria, apreciará a vida em todo o seu esplendor e se conectará com os milagres que acontecem todos os dias.
Leia também: 5 mitos sobre a maternidade para deixar de lado
A maternidade é um desafio diário, e é preciso estar em harmonia para enfrentá-lo. Se você dedicar dez minutos por dia a si mesma, será um investimento do qual toda a sua família irá se beneficiar.
Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original Súper mamá tambíen necesita su Fortaleza de la Soledad