Uma tradição de Ação de Graças nova e melhor para sua família
Nossa tradição de Ação de Graças costumava ser comer demais e, em seguida, assistir o máximo de televisão possível - então, tudo mudou…
Linda and Richard Eyre
Para nossa família em crescimento, o fim de semana de Ação de Graças era um tempo para ir visitar avós e tentar começar as compras de Natal. O Dia de Ação de Graças girava em torno de comida e assistir jogos na TV. Nossa tradição consistia em assistir paradas e desfiles na parte da manhã, comer demais e, em seguida, assistir o máximo de jogos de futebol possível pelo resto do dia. Era bom ter todos juntos, mas a não ser pela parte de abençoar o alimento com uma oração, o dia tinha muito pouco a ver com “agradecer” ou “dar graças”.
Então, um ano, algo aconteceu por acaso.
O desfile estava ficando um pouco longo, o peru ainda precisava de mais umas duas horas para ficar pronto e as crianças estavam entediadas. Desesperada por algo para fazer, eu peguei um rolo de papel de calculadora – isso lhe mostra há quanto tempo isso aconteceu – e gritei, “Hey, vamos jogar um jogo enquanto esperamos o jantar!”
O jogo? Fazer uma lista de tudo que podíamos pensar pelo qual somos gratos.
Talvez isto não tivesse funcionado sem nossas crianças competitivas. Elas se envolveram em colocar mais coisas na lista do que ninguém. Alguém gritava alguma coisa, e eu a escrevia, numerava e gritava, “Quarenta!… Cinquenta!” À medida que desenrolávamos o papel estreito, nossa lista crescia…
As coisas no topo da lista eram óbvias – liberdade, pais, sapatos – mas conforme nossa lista chegava aos 100, alguns dos itens foram ficando mais diferentes – maçanetas, descascadores de batata…
“Sério?! Você realmente é grato por isso?” Eu protestei.
“Claro! De que outra forma poderíamos abrir portas?”
Naquele primeiro ano, a nossa lista chegou a 500 (que havia se tornado a nossa meta perto dos 400 quando alguém gritou: “Vamos continuar! Estamos quase nos 500!”) Quando terminamos, nós amarramos a lista como papel crepom na mesa de jantar. O espírito e conversa de gratidão permaneceram ao longo da refeição.
Uma nova tradição familiar nasceu.
No próximo dia de Ação de Graças, é claro, tivemos que quebrar o nosso recorde e chegar a 600. Guardamos todos aqueles rolos de papel, todas aquelas listas de gratidão – cada uma um testemunho das bênçãos e alegrias de um ano quase terminado.
Conforme nossos filhos cresceram, conforme a Ação de Graças eram passadas com as famílias e amigos, a “lista de gratidão” evoluiu para “o jogo da gratidão”. Agora, à medida que sentamos para esperar o peru terminar de cozinhar, cada pessoa faz uma lista de 10 coisas únicas pelas quais eles se sentem profundamente gratos. Em seguida, cada lista é lida em voz alta. Qualquer bênção que também está na lista de outra pessoa precisa ser riscada, e a pontuação final de cada pessoa é baseada em quantas coisas ela listou que ninguém mais tinha pensado.
Quer seja uma lista, um jogo ou alguma outra atividade, veja se você pode fazer as tradições de Ação de Graças da sua família focarem em “Ação de Graças!”.
_Traduzido e adaptado por Sarah Pierina do original A newer, better Thanksgiving tradition for your family.