Unhas fracas e tireoide: o que tem a ver?
As unhas podem dizer se uma pessoa é saudável ou não, por isso olhe sempre suas unhas.
Stael Ferreira Pedrosa
A unha é um tipo de lâmina em camadas de queratina. Sua função é proteger as pontas dos dedos bem como auxiliar em funções como coçar-se, ou outras necessárias como complemento às funções manuais. As unhas normais devem ser fortes, mas não endurecidas, transparentes, lisas e com crescimento uniforme. Para isso é necessária uma boa circulação e vascularização da unha e que sua matriz seja preservada.
A unha é dividida em: matriz, raiz, corpo da unha e borda. A matriz fica abaixo da cutícula e a raiz tem uma parte visível esbranquiçada em forma de meia-lua, chamada lúnula – uma parte sensível da unha, que demanda cuidado, pois caso esta parte sofra alguma lesão permanente, a unha não se recupera.
Unhas fracas podem ter como causa diversos fatores, desde uso de produtos químicos como detergentes ou outros, má nutrição, disfunções hormonais como as da tireoide, problemas circulatórios, doenças renais ou hepáticas, uso de anticoagulantes e quimioterapia. Também relevantes são os fatores genéticos, hábitos alimentares, doenças que atingem diretamente a região, como infecções por fungos e bactérias, traumas e outros.
Relação entre unhas fracas e tireoide
De acordo com o Dr. Ricardo Amim da Costa, endocrinologista, “a Tireoide é uma glândula localizada na região anterior do pescoço abaixo da cartilagem que vulgarmente chamamos de pomo de adão ou gogó”.
É uma glândula que atua para o bom funcionamento de todas as células do corpo, através da produção dos hormônios tiroxina 3 e 4 (T3 e T4). Esses hormônios auxiliam as células regulando assim nosso metabolismo.
Quando a causa das unhas fracas é o hipotireoidismo (baixa produção de hormônios pela tireoide) o transporte de nutrientes para as unhas fica dificultado com a diminuição da função metabólica, causando unhas fracas, quebradiças e às vezes, onduladas. Já no hipertireoidismo (produção excessiva da glândula), o metabolismo acelerado também prejudica, não só as unhas, como os cabelos, produzindo enfraquecimento e queda.
Sinais de problemas com a tireoide
Hipotireoidismo
Uma das causas do hipotireoidismo é a Tireoidite Crônica Autoimune ou Tireoidite de Hashimoto. É uma doença autoimune com maior incidência onde a dieta é pobre em iodo. Na tireoidite de Hashimoto é o próprio organismo que ataca e destrói as células da tireoide. Pessoas com histórico familiar de tireoidite têm maior propensão para o desenvolvimento de hipotireoidismo. Também são fatores desencadeantes a radioterapia cervical, cirurgias no pescoço, lúpus, artrite reumatoide, vitiligo e pós-parto.
Sintomas de hipotireoidismo
Além das unhas fracas, o paciente pode apresentar:
-
Aumento de peso
-
Cansaço, desânimo e fraqueza
Advertisement -
Memória fraca
-
Constipação intestinal
-
Pele e cabelos ressecados e queda acentuada
-
Sensação de frio
-
Dor no corpo principalmente nas pernas
Advertisement -
Inchaços
-
Rouquidão
Hipertireoidismo
Mais comum em mulheres entre as idades de 20 a 40 anos, o hipertireoidismo é devido a hiperatividade da tireoide que produz os hormônios T3 e T4 em excesso. Quando não tratado, o hipertireoidismo pode levar a outros problemas de saúde como os do coração (batimentos cardíacos acelerados e irregulares, insuficiência cardíaca congestiva) e problemas nos ossos (osteoporose). O hipertireoidismo pode não apresentar nenhum sintoma e a causa mais comum para seu surgimento é a Doença de Graves, que também é autoimune. Uma das evidências da doença é a Oftalmopatia de Graves que faz com que o paciente apresente olhos esbugalhados.
Sintomas de hipertireoidismo
Além das unhas fracas e quebradiças:
-
Sensação de calor
Advertisement -
Transpiração excessiva
-
Perda de peso
-
Fraqueza, cansaço
-
Tremores nas mãos
-
Taquicardia
Advertisement -
Diarreias ou hiperatividade intestinal
-
Alterações de humor, irritabilidade, ansiedade
-
Irritação ou desconforto nos olhos
-
Irregularidade menstrual
-
Infertilidade
Advertisement
Só é possível diagnosticar os problemas da tireoide através de exames pedidos por um médico. Este artigo visa apenas uma orientação geral com relação às unhas fracas e tireoide.