Vale a pena reconquistar um ex?
É importante analisar os próprios sentimentos e o que motivou a separação na busca de uma decisão madura.
Suely Buriasco
A relação ia mal, vocês não se entendiam mais, tudo estava envolto em grande confusão e a separação aconteceu. Mas você percebeu que nada ficou resolvido, pois, vocês ainda continuam muito ligados; então surge a dúvida, será que devo tentar uma reaproximação? Antes de tudo é importante que você avalie as situações que motivaram a separação para que sua decisão seja sensata e madura.
Ações movidas pelo orgulho
Você já deve ter ouvido a expressão “tudo vale a pena se a alma não é pequena”. Esse pode ser um bom conselho para muitas situações e se encaixa perfeitamente na que você está vivendo. Assim, para você decidir se vale ou não a pena investir nessa reconquista precisa se colocar acima de frivolidades e pesar se realmente existem sentimentos maiores que foram ofuscados por elas. Movidos pela mágoa é comum que tomemos atitudes que nos causem maior sofrimento, simplesmente porque deixamos que o nosso orgulho predomine em nossas ações. Se você entende que isso aconteceu com vocês e influenciou o fim de seu casamento, então vale a pena reconsiderar a possibilidade de investir na reconquista.
Reconhecimento dos próprios erros
É cômodo apontarmos os erros alheios, colocando sempre a culpa dos acontecimentos ruins nos outros, assim, simplesmente negamos a nossa participação nos fatos e nos colocamos no papel de vítima. O problema é que dessa forma não provocamos qualquer mudança e continuamos a sofrer pelo acontecido. Conforme escrevi no artigo Como parar de se fazer de vítima: Colocar-se no papel de vítima é sempre muito destrutivo, representando uma mentalidade distorcida formada por pensamentos sombrios e negativos. Por isso é que devemos ser sinceros conosco mesmo e com os outros. Se você sabe que agiu mal com seu ex-cônjuge e de alguma forma contribuiu para que os acontecimentos tomassem o rumo que tomaram, penso que vale a pena considerar um recomeço.
O que vale reconstruir
É importante fazer um retrocesso em seu casamento e observar os moldes em que ele foi pautado: Quais os sentimentos que predominavam? O que mudou? Quando tudo estava bem e a partir do que começou a apresentar maiores dificuldades? Quando os maus momentos superaram os bons? O que representou o ápice para o fim? Se ao responder sinceramente essas questões você chegar à conclusão que ambos poderiam ter agido diferente e que ainda existe um sentimento forte entre vocês, embora o rompimento, certamente vale tentar uma reaproximação. Nessa situação vale considerar algumas frases que podem ser muito úteis na reparação dessa situação enumeradas no artigo 3 frases que podem salvar seu casamento.
Problemas de comunicação
Vejo muitos casamentos terminarem de forma mal resolvida, isto é, muitos fins que não representam a real vontade dos cônjuges e que, dessa forma, provocam muito sofrimento para ambos. Mediando casais já separados com dificuldade na resolução das questões práticas em relação à separação, percebo que se as dificuldades de comunicação fossem trabalhadas antes, em grande parte dos casos, a separação não aconteceria porque, na verdade, nenhum deles queria efetivamente se separar.
Para estar com quem se ama vale a pena enfrentar os desafios e dificuldades de uma mudança de coração; vale muito deixar o orgulho de lado e enfrentar os próprios limites na busca do recomeço em moldes mais sadios e equilibrados.