Vença o câncer antes que ele bata à sua porta

"A primeira riqueza é a saúde". Ralph Waldo Emerson

Yordanka Pérez Giraldo

Recentemente, aumentaram os casos de celebridades morreram por causa desse grande flagelo chamado câncer aqui no México. A atriz Lorena Rojas, o também ator Hector Arredondo são casos recentes. Embora não sejam os únicos: Celia Cruz, Rocío Durcal e o cantor italiano Luciano Pavarotti estão entre os muitos que morreram desse terrível mal.

Tantas histórias de conhecidos e desconhecidos em tão curto período, deixa-nos a sensação de que este mal está ganhando terreno e vidas. A ciência avançou e muitos tipos de câncer têm já elevadas taxas de sucesso nos seus tratamentos, mas para que isso aconteça, continua a ser primordial que a doença seja detectada numa fase precoce.

Temos a tendência de pensar sempre que essas coisas não vão acontecer conosco, ou “que a gente tem que morrer de alguma coisa”. Mas a verdade é que, quando enfrentamos a morte, sempre rogamos por uma segunda oportunidade, sem perceber que a vida muitas vezes nos dá não uma, mas muitas oportunidades todos os dias.

É por isso que quero falar com você sobre prevenção. Prevenir não significa que as coisas não vão acontecer, mas que podemos fazer o que estiver ao nosso alcance para diminuir o risco de que aconteça e estarmos atentos para que, se já aconteceu, acabemos com o mal a tempo.

O câncer está aumentando

Segundo um estudo publicado pela revista Lancet Oncology, em 2013, o câncer na América Latina está a aumentado. As causas estão intimamente ligadas a:

Advertisement

– Sedentarismo.

– Uma alimentação pouco saudável.

– Radiação solar.

– Poluentes ambientais.

Sabendo o que nos coloca em maior risco, o lógico é evitar tudo isso, na medida do possível.

Advertisement

Fique atento aos sintomas

Embora seja verdade que muitas vezes a doença não avisa, existem casos em que o corpo nos indica que algo está errado, por exemplo:

1. Alterações na coloração da pele

Pode ser obscurecimento, vermelhidão, ou um tom amarelo na pele e/ou olhos.

2. Aparecimento de sintomas inexplicáveis

Estes podem ser perda de peso sem razão aparente, alta temperatura, exaustão extrema, dor (especialmente na cabeça e nas costas), endurecimento ou massa estranha em algumas áreas do corpo. Também podem aparecer manchas brancas no interior da boca, sangramento ou secreções incomuns, feridas que não cicatrizam, dificuldade em engolir e tosse ou rouquidão persistente. Estes são os sintomas mais comuns e, embora possam não ser nada, o melhor é buscar uma confirmação médica.

Deixe de lado a vergonha

Homens e mulheres não vão ao médico porque são tímidos no momento em que o médico os examina e vê seus corpos nus. Inclusive, há mulheres que sentem que estão desrespeitando seu parceiro se deixam que outro homem as veja e toque, mas devemos entender que é a saúde que está em jogo.

Não tenha medo do diagnóstico

O medo do que vão dizer é uma das desculpas mais recorrentes para não ir ao especialista. No entanto, esse medo muitas vezes é o que acaba nos matando, pois a única coisa que se consegue é adiar o tratamento e, com isso, perder toda a possibilidade de descobrir a doença a tempo.

Advertisement

Se não cuidamos de nós mesmos, não buscamos melhor qualidade de vida, ou seja, cuidarmo-nos hoje para que haja um amanhã, de nada valerá mais tarde perguntar “por que eu?” A vida não vê gente boa e gente má, nossa saúde é nossa responsabilidade. Então, seja responsável, se cuide e se deixe cuidar. Prevenir é sempre melhor do que remediar.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original Vence el cáncer antes que toque tu puerta

Toma un momento para compartir ...

Yordanka Pérez Giraldo

Yordanka Pérez Giraldo, Cubana de nacimiento, mexicana por opção.