Viver o presente é presentear a si mesmo
Veja como viver plenamente o hoje é mais importante do que fazer planos para o futuro.
Fernanda Ferrari Trida
A vida é feita de momentos. Sim, eu sei que é um baita clichê. Mas o que o leitor não sabe é que tais momentos passam muito mais rápido do que pensamos. Vupt! Passou e você nem viu. Enquanto lê estas palavras, algo a sua volta aconteceu. De duas, uma: ou você estava prestando atenção ao texto ou ao que ocorreu próximo a você. Mas não aconteceu uma coisa só, foram várias. Será que você conseguiu captar tudo? Passou mesmo. E agora: vapt! Mais outras tantas.
Pois é, a vida é feita de momentos sim. Enquanto escrevo este artigo, penso em diversas coisas, dentre elas estão a próxima palavra, a próxima frase, o próximo artigo, a doença da minha cachorra, o horário de pegar as crianças na escola e a dor de estômago que não quer me abandonar no dia de hoje. Mas ainda não tive espaço neste computador, que chamamos de mente, para pensar que deveria estar aproveitando para usufruir apenas das palavras que digito.
Meio estranho, eu sei. Tudo isso apenas para dizer que devemos nos obrigar(isso mesmo!) a concentrar a mente no que estamos fazendo, senão nunca estamos satisfeitos. O leitor já deve ter presenciado um amigo ou familiar dizer que está exultante porque vai fazer alguma coisa. Provavelmente já aconteceu com você mesmo, não é? Comigo foram inúmeras as vezes em que me peguei nesse vou, vou e vou e só então serei. E quando percebi, não fui.
Depois que meus filhos nasceram e começaram a tomar fermento diariamente para crescer sem parar, decidi que era hora de aproveitar os minutos, pois o tempo não iria voltar nas fotos, nos vídeos ou nas lembranças, e eu não seria mais feliz em viagens, pensamentos ou bens materiais. Quer umas dicas que deram certo para mim?
1. Olhe para aqueles que ama. Tente ver sua alma dentro de seus olhos. Olhe-os a todo instante, o tempo todo (mesmo que esteja chateado ou bravo com eles).
2. Ame os momentos em que está acompanhado e os momentos em que está a sós. Todos eles valem a pena. Não queira o que não tem.
3. Não almeje um futuro brilhante se seu presente está opaco.
4. Usufrua deste momento, sem intolerância, sem pressa, sem impaciência, sem desespero, sem raiva.
5. Se tem algo te incomodando e você não consegue deixar de pensar no assunto, resolva o mais rápido possível. Se não der, não pense tanto.
6. A culpa nunca é do outro, é das circunstâncias e as circunstâncias foram provocadas por nós mesmos. Portanto, a culpa é nossa.
7. Aproveite hoje para sair, se for convidado ou para ficar em casa, se preferir. Você não estará perdendo nada nem aqui nem lá.
8. O que a vida apresenta a você hoje será diferente daquilo que apresentará amanhã e isso depende muito de como você pensa, age e fala hoje e sempre.
9. Não se aferre às coisas pequenas. Elas podem se tornar tão grandes que você não conseguirá mais colocá-las em seu devido lugar: o lixo.
10. Os insultos não devem incomodar os insultados, pois não são voltados a eles e sim a quem os insulta.
Viva o presente. Presenteie-se!