Você às vezes sente formigamento nas mãos e nos pés? Pode ser sintoma de uma doença grave
O formigamento comum em seus pés ou mãos pode ser mais do que uma sensação, pode ser um aviso de uma doença grave. Aqui estão 4 delas e seus sintomas
Erika Gaytán
Se você é uma pessoa que normalmente cruza as pernas quando sentada, prefere sentar-se sobre um pé ou já teve alguém se sentando em suas pernas por longos períodos de tempo, provavelmente já experimentou a sensação de “pé dormente”, que consiste de uma sensação de que parte do corpo não reage e quando tenta mover-se não sente nada, mas em poucos segundos você começa a sentir umas “agulhadas” e quase imediatamente uma “invasão” de formigas andando por toda a parte.
Esse sensação tem lógica, porque o fluxo sanguíneo é reduzido, no entanto, quando o formigamento nas mãos ou pés é contínuo e sem obstrução de movimento perceptível, é necessário prestar atenção, porque pode ser sintoma de alguma doença ou mesmo da doença em si.
1) Neuropatia diabética
É um dano sofrido por pessoas com diabetes, sendo a causa a diminuição do fluxo sanguíneo nos nervos no corpo e um alto nível de açúcar circulante. Outro sintoma que você pode ter, além de formigamento, é uma dor intensa ou ardente nos dedos dos pés e nos próprios pés. Se você não resolver o problema a tempo, ele pode se estender para os dedos das mãos. Se você não tratado logo, seus membros começarão a apresentar dificuldades para sentir cortes, furos ou temperaturas altas e baixas.
2) Doença de Buerger
Trata-se de uma inflamação que causa inchaço nos vasos sanguíneos das mãos e dos pés, tornando-os inflamados, causando redução do fluxo sanguíneo e contribuindo para obstrução dos vasos. Também conhecida como tromboangeíte obliterante, pode aparecer a partir de 35 anos de idade e causar feridas abertas nos dedos dos pés ou mãos, veias inchadas, dor nas mãos e nos pés ou pernas e braços, formigamento, palidez nas mãos ou dedos quando em ambientes muito frios, bem como danos nos tecidos que, não sendo controlados a tempo, podem até causar a morte destes, ou seja, a gangrena.
3) Hipoestesia
Essa condição é comumente de origem nervosa, consiste na diminuição da sensibilidade térmica (não perceber temperaturas muito altas ou muito baixas), dolorosa (sem dor ao ser espetado com algo afiado, ou quando a pele se abre) ou profundamente sensível. A hipoestesia pode ocasionalmente aparecer como um sintoma de diabetes ou esclerose em placas. Seu tratamento depende da causa, uma vez que há casos em que é irreversível. Na verdade, seu tratamento pode consistir em suplementos alimentares, fisioterapia e terapia elétrica.
4) esclerose múltipla
É uma doença autoimune (quando o sistema imunológico ataca e destrói por engano tecido corporal saudável) que afeta o cérebro e a medula espinhal (sistema nervoso central). Afeta as mulheres com mais frequência que os homens. Embora possa aparecer em qualquer fase da vida, é diagnosticada com maior frequência entre os 20 e 40 anos de idade. A esclerose pode apresentar diversos sintomas: muscular (perda de equilíbrio, dormência, espasmos musculares), bexiga e intestino (prisão de ventre, vazamento de fezes, dificuldade em urinar), olhos (visão dupla, problemas oftalmológicos, perda de visão), dormência, formigamento ou dor, entre muitos mais.
As razões para as condições mencionadas acima podem ser diferentes, como uma lesão em um nervo, deficiência de vitamina B12, consumo de bebidas alcoólicas, tabaco (fumado ou mastigado), níveis anormais de cálcio, de potássio ou de sódio e a mordida de um animal ou picada de inseto (carrapatos, ácaros e aranhas).
O mais importante é que você esteja sempre atento a qualquer anomalia em seu corpo e em sua família, para que possa fazer alguma coisa na hora certa e viver de maneira mais saudável.
Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original ¿A veces sientes hormigueo en las manos y pies? Estos pueden ser síntomas de una grave enfermedad