Você come por ansiedade? Cuide para que a vontade de comer não governe sua vida
Aquela vontade irresistível e incontrolável de comer a qualquer hora e depois se sentir culpada pode ser produto da ansiedade. Descubra como resolver isso.
Emma E. Sánchez
Como muitas mulheres, Cláudia sempre fez dieta: a da lua, a de zero carboidrato, a da zona, a dieta de acordo com o seu tipo sanguíneo, a de apenas sucos, só de frutas, a de repolho roxo etc. Tudo! Ela testou absolutamente todas! Mas a fome sempre esteva presente. Nos primeiros quinze dias, era uma maravilha, mas depois de um mês, tinha o mesmo peso, ou até mais!
Cláudia se sentia constantemente decepcionada consigo mesma por não ser capaz de controlar seu apetite e desejos, e depois de falhar em suas tentativas, ela só afundava mais, comendo comida que a deixava perigosamente deprimida.
Até que um dia, ao ler um artigo como este, Cláudia encontrou a frase “Fome emocional” e algo ressoou dentro dela: ela sempre sentia fome, mesmo depois de ter comido até não poder mais. Será que é isso?
Fome emocional?
Este conceito pretende ser uma explicação para aquela terrível necessidade de comer constantemente em busca de saciar uma fome que não é física, mas emocional. É uma tentativa fracassada de preencher lacunas emocionais; sim, é estranho.
Quais tipo de vazio?
Por exemplo, sentir-se sozinho, estressado, relacionamentos pessoais fracassados ou insatisfatórios ou sob premissas como: vou me dar um prêmio, vou comemorar isso porque o fiz tão bem, ou porque estou triste; situações que sempre têm a ver com emoções ou sentimentos que geram ansiedade e que a comida pode satisfazer rapidamente, mesmo que por alguns minutos.
Como resolvo isso?
Primeiro
Faça um exame de consciência e, na privacidade de sua alma, seja honesto consigo mesmo, reconheça abertamente o que lhe falta, o que você deseja e o que não está em sua vida.
Segundo
Faça uma lista dessas necessidades insatisfeitas e decida quais você pode resolver e quais você deve, definitivamente, deixar nas mãos de Deus e esquecê-las. Depois de ter feito esse exercício, fica mais fácil para você fazer mudanças de fundo reais, porque está ao seu alcance fazê-lo e dar liberdade àquilo que você não pode controlar. Então você sabe que todos os cupcakes do mundo nunca podem fazer o que você não pode fazer por si mesmo.
Faça exercícios
A ansiedade e a depressão nos tornam vítimas, tiram nosso poder sobre nós mesmos. Uma maneira de recuperar esse poder é se exercitar, praticar um esporte e começar uma vida disciplinada. Se aceitar o desafio, você não apenas fortalecerá seu corpo, mas sua mente e vontade se tornarão imbatíveis.
Tome água
Sempre que sentir “fome” ou uma vontade incontrolável de comer, beba um copo de água.
Distraia sua mente
Concentre-se em seu trabalho, em uma atividade, adote um novo hobby ou mude de ideia toda vez que pensar em comer. Você está no comando deste navio!
Fique longe do veneno branco
O açúcar é tremendamente viciante. Se parar de consumi-lo pouco a pouco e todos os dias, você se sentirá melhor.
Durma, descanse
Apenas relaxe! Levar as coisas com mais calma vai aliviar seu fardo. Cada dia tem seu próprio anseio, e isso é mais que suficiente. Descanse sua mente e pare de inventar histórias que o machucam e não o ajudam em nada.
Fortaleça seu espírito
Você pode não acreditar em mim, mas ter uma vida espiritual diminuirá seus fardos. Ter e cultivar fé em Deus e esperança sempre lhe dará uma perspectiva diferente e positiva da vida, libertando-o das coisas que o magoam.
Comer não é apenas uma necessidade, é um prazer! Mas não deixe que isso governe sua vida.
Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original ¿Comes por ansiedad? Cuida que la necesidad de comer no gobierne tu vida