Você enfrenta dificuldades e sente que Deus não o está ajudando? Este texto é para você
Marilú Ochoa Méndez
Certo homem, muito devoto a Deus, enfrentou uma terrível inundação em sua cidade. Assim que viu a água entrando em sua casa, ele começou a orar pedindo a Deus para não abandoná-lo. Como a água não parava de subir, ele decidiu subir no telhado, onde continuou a orar pela salvação de sua vida.
Enquanto orava, ele ouviu um barco de resgate que se aproximava com coletes salva-vidas e o convidaram a entrar nele para ser levado um abrigo. O homem, sem hesitar, recusou. “Deus vai me salvar “, disse um pouco arrogante. Os homens, sem entenderem, decidiram ir ajudar outras pessoas.
Horas depois, com as águas ainda furiosas, o homem viu que um helicóptero lançava sua escada e, de um alto-falante, pediram para subir e salvar sua vida. Mas nessa ocasião ele também recusou. “Deus vai me salvar!”, gritou aos socorristas que, diante da recusa, também foram embora.
Depois do meio-dia, o corpo do homem foi arrastado pela água, e chegou aos portões do céu. Estando lá, ele viu Jesus e aproximou-se dele com ressentimento, dizendo: “Senhor! Por que não vieste me salvar?” Jesus, surpreso, disse: “Enviei dois socorristas para levá-lo a um abrigo, e você rejeitou os dois”.
Às vezes, esperamos o mesmo que esse homem
É normal que nos sintamos sozinhos. Ainda mais quando passamos por problemas financeiros, familiares, emocionais ou de outra natureza. Também é normal que queiramos nos livrar deles. Então, poderíamos dizer a Deus: “Ajuda-me! Salva-me! Resolva isso para mim!”
Se fazemos nossa oração de súplica para superar os problemas antes de dormir, geralmente acordamos de manhã para ver se o mau humor do nosso marido diminuiu de maneira milagrosa, ou olhamos na carteira para ver se apareceu o dinheiro que precisamos tanto.
Ao ver que nada disso aconteceu, podemos experimentar a mesma frustração que esse homem e perguntar a Deus, magoados, a razão pela qual Ele não nos ajuda.
Todas as respostas estão aqui
Deus sempre nos escuta e atende. Veja o que o livro do profeta Isaías diz: “Porque eu, o Senhor teu Deus, te tomo pela tua mão direita, e te digo: Não temas, eu te ajudo.“ (Isaías 41:13).
Você certamente vai perguntar, como isso me ajuda? Encontraremos as respostas na Bíblia, que contém a palavra viva de Deus e sempre fala a nós, se prestarmos atenção e abrirmos nossos corações.
Você encontrará conforto no arrependimento
Nos Atos dos Apóstolos, é narrado um episódio muito bonito, que nos ajuda a entender o que Jesus pede para nos dar consolo. Quando Pedro e João foram ao templo para a oração da tarde, encontraram um mendigo que sempre pedia esmolas em uma das muitas portas do Templo de Salomão. O homem pediu ajuda e Pedro pronunciou algumas palavras cheias de compaixão:
“Não tenho prata nem ouro, mas te dou o que tenho: em nome de Jesus Cristo de Nazaré, levante-te e anda“.
Enquanto o mendigo seguia-os dando gritos de alegria, as pessoas que estavam no templo se aproximaram assombradas. Então, Pedro lhes disse que não deveriam se surpreender, pois haviam visto Jesus fazer o mesmo e ainda mais. Então, ele os admoestou, dizendo que eles haviam escolhido um criminoso, permitindo que crucificassem o Messias.
Em seguida, ele lhes ofereceu a misericórdia de Deus, dizendo-lhes que ele entendia que eles haviam feito isso por ignorância, indicando o seguinte:
“Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, quando vierem os tempos de refrigério pela presença do Senhor; E ele enviar Jesus Cristo, que já dantes vos foi pregado” (Ato 3:19-20).
Como é o conforto de Cristo?
Deixe-me dar outro exemplo para esclarecer esse ponto e refletir com você sobre o modo como Jesus nos escuta e ajuda-nos.
Certamente você se lembrará de que quando Jesus estava em Cafarnaum, as pessoas começaram a se reunir ao seu redor. Alguns homens, então, desceram o amigo, um paralítico, do teto. Jesus, que sempre demonstrou compaixão pelos homens sofredores, ficou surpreso com sua fé e disse: “Filho, teus pecados te são perdoados”.
O homem recebeu consolo, mas os incrédulos doutores da lei ficaram inquietos, perguntando com que poder Jesus fazia aquilo. Então Ele disse:
“Qual é mais fácil? dizer ao paralítico: Estão perdoados os teus pecados; ou dizer-lhe: Levanta-te, e toma o teu leito, e anda? Pois para que saibais que o Filho do Homem tem na terra poder para perdoar pecados (disse ao paralítico), a ti te digo: Levanta-te, e toma o teu leito, e vai para tua casa.” (Marcos 2:9-11)
Jesus sabia que ele era paralítico, mas antes perdoou seus pecados
Estar paralisado é muito ruim. Jesus obviamente olhou para essa situação, mas decidiu atender a uma mais importante. Antes de tudo, ele perdoou os pecados do homem. Depois, ele curou também seu corpo.
Você tem pecados?
Você tem problemas. Problemas que o sobrecarregam e o impedem de avançar. Problemas que lhe tiram o sono à noite, que o deixam mau humor, roubam sua saúde e, às vezes, até o ar.
Jesus sempre esteve ao seu lado. E ele sempre prometeu estar com você, mas convida você a se arrepender primeiro e curar seu coração. Ele o convida a olhar com os olhos dele e a ver que seus problemas são importantes, mas talvez haja outros problemas que você deva resolver primeiro, que deva deixar Jesus curar primeiro, os que estão em seu coração .
Curar a alma também cura o corpo
Em Isaías, capítulo 54, também é dito: “Assentarei seus muros sobre pedras preciosas, e elas serão sua base de safira“. Assim, depositar nossos problemas, nosso coração em Jesus, cimentará nossa vida e nos dará uma força imponente que nos permita superar os obstáculos da vida.
Você acha que está como em uma inundação, com água até o pescoço. Aceite a ajuda oferecida pelo barco de resgate, que é a Palavra de Deus, ouça o insistente chamado do helicóptero, que lança sua corda verso após verso, pedindo que você abra seu coração ao Senhor.
Porque Ele nos diz: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.” (Mateus 11:28-30)
Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original ¿Enfrentas dificultades y sientes que Dios no te ayuda? Este texto es para ti