Você está criando filhos para serem homens valorosos?

Seu filho é uma projeção de você, apenas tome cuidado para que a pessoa que você se torne seja melhor do a que você tem sido.

Erika Otero Romero

Uma criança é um milagre da vida. No mundo, milhares de pequenos milagres nascem todos os dias; presentes preciosos que Deus nos dá, ou a própria existência, para que façamos deles grandes seres humanos. É como uma bela maneira de reivindicar coisas que não fazemos tão bem na vida.

Mas, será que conseguimos? A verdade é que é um pouco complicado, porque tentamos fazer o melhor que podemos e não cometer os erros que nossos pais cometeram conosco. De qualquer forma, o que podemos fazer é ir corrigindo os erros cometidos com os filhos antes que seja tarde demais.

A verdade é que existem diferenças sutis entre criar um menino e uma menina. Não é que um seja mais difícil que outro, não; apenas diferente. Na realidade, seja menino ou menina, você deve lhes dar ferramentas para cuidarem de si e também serem seres humanos excelentes.

Por esta razão, quero focar, hoje, nas coisas que você pode fazer para garantir que os filhos sejam homens valorosos.

1. Ajude-o a não ter medo de demonstrar seus sentimentos e emoções

Muitos homens são considerados insensíveis quando, na verdade, eles apenas foram educados para “engolir” todos os seus sentimentos e emoções.

Advertisement

Ser um homem forte não é mostrar-se frio e calculista; um homem forte é aquele que está no controle de suas emoções e sabe como expressá-las na hora e no lugar certos.

Para ensiná-lo a expressar suas emoções de maneira equilibrada, diga-lhe que o ama, que você valoriza o seus esforços e que não é ruim chorar quando ele sentir que não aguenta mais. Ensine-o também a pedir ajuda, que fazer isso não é sinal de fraqueza, mas, ao contrário, de uma força que muitos não têm.

2. Pai, você é um exemplo para o seu pequeno

Tudo o que um menino aprende, ele o faz porque vê as atitudes do pai. Por isso, está em suas mãos fazer com que seu filho aprenda a ser gentil, respeitoso, honesto e leal. Ele vê como você trata as pessoas ao seu redor e vai querer agir da mesma maneira.

3. Ajude-o a enxergar os seus erros

Às vezes, a função de um pai é ser aquela “pequena voz da consciência”, aquela voz calma que lhe diz que você fez algo errado e precisa corrigir. Ajude-o a enxergar as suas falhas, que, devido à sua inexperiência, serão muitos; e que as veja como são: parte do processo de aprendizado.

4. Ame e respeite sua esposa e filhas

Os filhos verão o modo de agir de seu pai e, a longo prazo, esse será o modo de agir que vão aplicar em sua vida. Pai: seja gentil, generoso, cortês, carinhoso e respeitoso com sua esposa e filhas, e pode ter certeza, será o que ele fará quando se tornar marido e pai.

Advertisement

5. Ensine-o a lutar pelo que é certo

Este planeta precisa de pessoas que estejam dispostas a agir de maneira justa e correta, todos os dias de sua vida. Então, você deve ensiná-lo coisas como, se ele vir uma pessoa ou animal sendo maltratado, é seu dever, como um bom cidadão, fazer o possível para ajudar essa pessoa ou animal.

Lutar por uma causa justa não é errado, o ruim é ver coisas erradas acontecendo e não fazer nada a respeito.

6. Ensine-o a não ser egocêntrico

Nada pior que uma pessoa que só pensa em si e quer que tudo gire em torno dela.

Você deve ensinar a seu filho que, neste planeta, ele é apenas um em um milhão, e que ele só será lembrado pelas coisas que fizer para mudar a situação dos outros para melhor, e não pelo quanto era bonito ou por todos os seus ganhos.

7. Cumpra as suas promessas

Nada torna um filho mais incrédulo do que um pai ou mãe que não cumpre a sua palavra. Se você disser que vai vê-lo jogando futebol, vá! Se você disser que vai conversar com seu professor sobre algo que aconteceu, faça-o! Jamais o deixe esperando, pois você não apenas partirá o coração dele, ele também perderá a confiança em você. Além disso, você está ensinando-o a agir da mesma maneira.

Advertisement

8. Passe tempo com ele

As melhores lembranças que um filho tem de seu pai são as do tempo que passou com ele, seja jogando, assistindo a um filme, levando-o para a escola ou apenas conversando sobre qualquer coisa.

A questão não é a quantidade de tempo (se você tiver mais tempo, ótimo!) É mais uma questão de qualidade do tempo que você gasta com seu filho.

9. Ensine-o sobre os cuidados pessoais

Há coisa melhor do que um pai ensinar seu filho a se limpar, fazer a barba, quais produtos usar para prevenir uma situação embaraçosa? A mãe pode ensiná-lo, mas essa pode ser uma boa desculpa para o seu filho não apenas passe o tempo entre os homens, mas aprenda a coisa certa com um especialista.

10. Ensine-o sobre o verdadeiro significado da beleza

É importante que, em um mundo tão superficial e materialista como o em que vivemos, você tenha o cuidado de ensinar a seu filho que a beleza vai muito além de uma bela aparência.

É importante que você o ensine a ver além de um rosto ou corpo atraente. Ensine-lhe que as pessoas valem por quem elas são, pelo que sejam capazes de dar de si mesmas aos outros, e que o corpo e o rosto acabam envelhecendo, mas uma personalidade agradável e um lindo jeito de ser nunca envelhecem.

Advertisement

11. Encoraje-o a ter amigos

Passar tempo sozinho é bom, mas ter amigos – homens e mulheres – é a melhor coisa que pode acontecer a uma criança e a um adulto.

Os amigos dão-lhe a oportunidade de trocar ideias, conhecer o amor da sua vida, desabafar os maus momentos, divertir-se juntos e ser felizes com pessoas legais, hoje, amanhã e para sempre.

12. Eduque-o para que ele possa reconhecer seus erros, pedir perdão e perdoar

Nós cometemos erros diariamente e, muitas vezes, acabamos magoando os outros. É importante que seu filho saiba disso e esteja preparado para ser humilde e pedir perdão. Mas também é importante que ele saiba como perdoar para viver livre de medos, rancores e ser feliz.

Você tem nas mãos a possibilidade de deixar ao mundo uma herança maravilhosa: um filho que é uma boa pessoa para si mesmo e para os outros.

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original ¿Estás criando hijos varones para que sean hombres valiosos?

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Erika Otero Romero

Erika é psicóloga com experiência em trabalhos comunitários, com crianças e adolescentes em situação de risco.