Você está permitindo que seu marido faça sua parte em casa?
O fato de seu marido não fazer a parte dele em casa é, em parte, sua responsabilidade. Continue lendo para saber por quê.
Erika Otero Romero
Cansei de ouvir mulheres se queixando de como é difícil ser mãe e esposa, mas essa não é a única queixa. Entre elas está a escassa ou nula presença dos maridos na vida familiar. Em casos assim, como dizer-lhes que devem pensar diferente se elas não fazem a sua parte? Não há como.
Nos últimos tempos, porém, os casamentos mudaram; a participação e colaboração de ambos na criação dos filhos, bem como no sustento do lar, tornou-se muito mais equitativa.
Apesar disso, algumas mulheres acham difícil reconhecer e apreciar a participação igualitária de seus maridos tanto na criação dos filhos quanto na manutenção do lar. Grave erro.
É um erro porque, embora fazer esse tipo de coisa pelos filhos, pela esposa e pelo lar seja um dever, as pessoas precisam desse esforço e dedicação para serem reconhecidas. Assim, nos sentimos estimulados a continuar fazendo as coisas de bom humor. Como mulher, você sabe bem do que estou falando.
Por que alguns homens ignoram seu papel como pais?
Na maioria dos casos, a responsabilidade para que isso aconteça é da mulher.
Lembro-me de uma ocasião em que uma tia disse à minha mãe que não poderia ficar mais de oito dias, pois o marido estava sozinho em casa. “Quem iria lavar a roupa ou cozinhar para ele?”. Um absurdo completo.
Mas ela não é a única. Há mulheres que não deixam os maridos trocarem as fraldas dos filhos porque, segundo elas não, eles não sabem fazê-lo.
Com esse tipo de comentário, quem se atreveria a fazer algo se a desaprovação é constante?
Mude a perspectiva
Afrouxe as rédeas do controle se quiser que seu marido seja mais ativo, muito mais participativo e responsável na criação dos filhos.
Quando decidir se livrar da necessidade de estar no comando, você estará mais livre de responsabilidades. Além disso, seu marido poderá perceber que as fazer as coisas em casa e cuidar dos filhos não são tão simples quanto parecem, na maioria das vezes.
Se ele quer participar, dê-lhe espaço; mas se, ao contrário, ele ignorar seus deveres em casa, dê-lhe tarefas.
Aprendi com meus pais que a responsabilidade é de ambos
Quando eu tinha por volta de sete anos, minha mãe começou a estudar aos sábados. Em razão disso, fazia com que minha irmã e eu acordássemos cedo para nos deixar de banho tomado e vestidas. Assim, meu pai tinha tempo para cuidar da casa e não seria tão difícil para ele cuidar de nós.
Então, enquanto minha mãe estudava, meu pai fazia as tarefas domésticas, preparava o café da manhã para nós, começava a preparar o almoço e, ao mesmo tempo, reservava um tempo para brincar ou assistir televisão conosco.
Mas não era sempre assim. Às vezes, íamos buscar minha mãe no instituto em que estudava e depois almoçávamos em um restaurante. Outras vezes, quando ela chegava da aula depois do meio-dia, meu pai já estava com o almoço pronto e nós quatro sentávamos para comer.
Os domingos eram diferentes. Minha mãe nos acordava cedo porque era um costume de meu pai nos levar ao cinema ou inventar um passeio. Assim, corríamos pela casa de um lado para o outro até ficarmos prontas e todos tivéssemos tomado o desjejum para, então, irmos passear.
Foi assim por muito tempo. Isso nos ajudou a perceber a maneira correta de um casamento funcionar. As coisas de uma casa não são uma obrigação, são um dever assumido na união de um casal e na constituição de uma família.
O reconhecimento é importante
Como esposa, mulher e mãe, você sabe que precisa sentir que seu trabalho é valorizado pelo seu marido. Se você precisa se sentir estimulada para continuar dando o seu melhor, imagine o quanto seu marido pode precisar disso.
Leia também: O papel do pai na criação com apego
É importante que ambos valorizem o que o outro faz pela família e pelo lar, pois esse é um compromisso assumido desde o dia em que uniram suas vidas. Façam o seu melhor, aprendam o caminho e apoiem-se mutuamente. Essa é a chave para construir o lar tão sonhado: próspero e feliz.
Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original Respóndeme esta pregunta ¿Qué tanto permites que tu esposo haga su parte en el hogar?