Você está preparado para as mudanças iminentes após a pandemia?
As mudanças podem assustar, mas nos levam sempre a encontrar o melhor de nós.
Erika Otero Romero
Este ano é especialmente diferente do resto dos anos da minha vida. Na verdade, eu me atreveria a dizer que nem minha avó viveu um evento como este. Agora, se quer que eu seja honesta com você, a minha família e eu não temos sentido esta situação particularmente difícil.
Creio que a razão pela qual esta situação não nos afetou tão profundamente como a outros, é que as nossas vidas no passado não foram particularmente fáceis. Talvez, isso nos dotou da capacidade de não tornar as coisas maiores do que realmente são, honestamente não sei. O que eu sei é que a vida para todos será muito diferente quando tudo isso passar.
As mudanças fazem parte da vida
A vida de todo ser humano é uma longa sequência de mudanças. O próprio fato de nascer e chegar à idade adulta, remete à uma espécie de metamorfose. Somos como uma borboleta, que antes de chegar a sê-lo, primeiro tem que ser ovo, depois lagarta, depois uma pupa, que ao amadurecer rompe sua proteção e sai transformada nesse belo inseto. Sim, as pessoas são assim e deveríamos estar acostumados às mudanças, mas não, somos muito complexos.
A situação é esta: quando as mudanças ocorrem pouco a pouco, podemos assimilá-las. O que não acontece quando aparecem de um momento para outro. Ao primeiro, é mais fácil adaptar-se, o segundo submete-nos ao estresse.
A questão é que, quer se trate de mudanças repentinas ou paulatinas, a vida não permanece a mesma depois delas.
Controle de suas emoções e mudanças
É importante saber que as mudanças são mais fáceis de aceitar quando uma pessoa controla as suas emoções. O que significa que quando alguém não enfraquece perante uma ameaça, é muito mais difícil se deixar cair.
Ter controle sobre si mesmo lhe permitirá:
– Ter uma mente tranquila.
– Ter pensamentos mais claros.
– Melhorar sua capacidade para tomar decisões corretas.
– Evitar confusões.
-Ter mais capacidade de concentração.
– Não agir mais impulsivamente.
Todas e cada uma dessas ações farão com que evite se envolver em mais problemas do que o necessário.
A angústia que se apresenta quando passamos por momentos difíceis pode levar-nos a agir de maneira premeditada. É por isso que é muito útil ser capaz de pensar fria e calculadamente; desta maneira, não haverá espaço para arrependimentos ou lamentações como resultado das más decisões.
Que mudanças podem surgir após a pandemia de coronavírus?
Sinceramente, é algo em que eu, pessoalmente, não penso muito. Aliás, se me perguntarem, não creio que as mudanças serão muitas, isso se deve a meu estilo de vida. No entanto, para aqueles que têm uma vida social mais ativa, as suas vidas vão mudar bastante.
Seguindo essa linha, o que se percebe em várias partes do mundo é que as pessoas evitam se cumprimentar como costumavam fazer. As saudações de beijos foram substituídas por um leve golpe de cotovelos, porque dar as mãos é perigoso. Aparentemente, isso será regra a partir de agora.
Ir ao cinema, restaurantes, sorveterias e lanchonetes será e, pelo que parece, permanecerá em segundo plano. Tudo isso tornou-se e limitou-se a ver televisão a cabo e a pedir comida em casa. A vida social ficou reduzida às redes sociais.
Em muitos países, a compra de alimentos é feita pela internet ou por telefone. É possível que isso seja algo que se generalize.
Dado que as crianças estão sempre em casa até para estudar, é possível que, no futuro, prefiram estar um pouco mais ao ar livre junto a seus amigos.
Também, muitas pessoas estão trabalhando em suas casas. Devido a isso, é muito provável que a procura de trabalhadores freelance pelas empresas irá aumentar.
Acontece também que, como “ninguém dá valor ao que tem até que o perca”, as pessoas que veem pouco seus pais ou avós desejarão passar mais tempo com eles e não se limitarão a pedir-lhes de vez em quando que cuidem de seus netos.
As mudanças sempre chegam para melhor
Se aprendi alguma coisa com as mudanças que uma situação difícil traz, é que “cada doença traz consigo o remédio”.
O tempo será melhor usado. Há pais que, devido ao excesso de trabalho, quase não podem estar com a família. Bem, este tempo está sendo usado para ficar com seus filhos.
Os professores e outras pessoas viram-se “obrigados” a aprender a utilizar novas tecnologias, e não há mal nenhum em aprender coisas novas.
Outro ponto a favor é que muitas pessoas que gastam dinheiro em saídas semanais, agora estão economizando ou investindo em coisas de verdadeira importância.
Algo magnífico que também está acontecendo, é que servir aos outros está se tornando um hábito.
As pessoas se tornaram mais generosas e pensam mais no próximo. Há também aqueles que são mais amáveis.
Sim, pode ser que este período de nossas vidas seja um tanto cinzento, mas a verdade é que estamos nos tornando melhores seres humanos. Agora somos menos egoístas, mais valentes e agradecidos. Pensar no outro é algo muito bom.
Como se pode ver, as coisas sempre podem melhorar depois de uma crise, o ponto importante é que devemos saber manter a calma, ter paciência e saber assumir essas mudanças.
Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original Estás preparado para los cambios inminentes después de la pandemia?