Você nunca estará além do alcance do perdão
É tão fácil para nós pensar que estamos sem esperança. Cometemos erros todos os dias. Vivemos em um mundo que se deleita no pecado. Mas, podemos encontrar perdão em Deus.
Becky Rickman
Embora tenhamos sido ordenados a viver no mundo e não ser do mundo esta é uma tarefa difícil e por vezes cedemos à tentação. Alguns pecados são muitas vezes pequenos e outros difíceis de resistir. A coisa importante de lembrar-se é que o caminho para o arrependimento está sempre aberto para nós, em todos os meses do ano, 24 horas por dia. Andar por esse caminho não nos torna perfeitos, mas nos leva na direção certa.
Poucos de nós vão direto para uma vida de transgressão grave. Isso acontece de forma gradual. Como o sapo na panela de água fria. Se você elevar a temperatura da água apenas um grau por hora, o sapo vai se adaptar à temperatura sem perceber que a água está muito quente, até que seja tarde demais. Esse mesmo processo se aplica a nós e seria sensato nos arrepender a cada erro e não esperar até que seja tarde para ver que o que estamos fazendo é errado.
Os passos são fáceis de seguir:
1. Reconhecimento
Reconhecer que o que você está fazendo é errado. Você pode se perguntar: “O que Jesus faria?” Ou você pode apenas medir a verdadeira felicidade que seu comportamento está trazendo. Existe algum tipo de culpa envolvida? Existe uma voz de advertência me alertando? Neste caso, ouça e reconheça.
2. Tristeza
Sentir tristeza pelo seu pecado é um passo importante para mostrar a Deus que você é sincero. Ele quer ver que você esteja arrependido. Diga-lhe que está.
3. Pedir perdão
Peça perdão em nome de seu Salvador, Jesus Cristo, pelo que você tem feito e peça para ser perdoado, acreditando que será. Temos a promessa nas escrituras que seremos perdoados se estivermos verdadeiramente arrependidos.
4. Faça a restituição
Se tivermos sido injustos com alguém, incluindo nós mesmos, precisamos oferecer a restituição. Se ofendermos ou magoarmos alguém, devemos pedir perdão. Se roubarmos, devemos devolver ou compensar. Se quebrarmos, devemos consertar ou substituir. Devemos fazer tudo ao nosso alcance para compensar nossas falhas.
5. Perdoar a nós mesmos
Esta é uma questão difícil, a maioria de nós tende a continuar a culpar-se por sua tolice ou fraqueza. O problema com isso é que, às vezes, nós voltamos às más condutas porque não acreditamos que fomos perdoados pelo nosso Deus e assim nunca, realmente, perdoamos a nós mesmos.
6. Abandonar nossos pecados
Este processo não está verdadeiramente completo até que abandonemos nossos pecados. Precisamos fechar a porta e nunca mais abri-la novamente. Isso é difícil quando é um pecado favorito…aquele que você ainda pensa em voltar a cometer apenas mais uma vez. Mas precisamos voltar às costas a ele e ignorar a tentação de pecar novamente.
A maioria de nós acredita em Jesus Cristo, mas o que realmente precisamos fazer é ter fé nele. Acreditar no que ele nos disse por palavra e pelo exemplo nas escrituras. Há muitos casos em que Ele nos mostrou sua misericórdia. No entanto, muitas vezes, acreditamos que isso é para os outros e não se aplica a nós. Mas, se aplica a nós sim. Devemos acreditar nele e ter fé nele.
Quantas vezes podemos pecar e ser perdoados. Diz a escritura “até setenta vezes sete”, mas este não é o limite. Sempre seremos perdoados se estivermos verdadeiramente arrependidos e seguirmos os passos dados anteriormente.
O Salvador quer nos perdoar. Ele espera que tenhamos nossos corações quebrantados e desejo de nos curar. É a razão pela qual Ele veio e expiou pelos pecados. Não podemos perder o poder da expiação, porque não vemos uma saída no momento. Devemos crer Nele e acreditar em suas palavras. Ele sempre está lá para nós e pronto a perdoar.
Traduzido e adaptado por Stael Metzger do original You will never be beyond forgiveness, de Rebecca Rickman.