Você pode estar tomando remédio da maneira errada
Você toma remédios com leite, chás, refrigerantes ou sucos? Esse hábito pode estar comprometendo a eficácia do medicamento.
Renata Finholdt
Como você prefere tomar os medicamentos quando necessários? Muitas pessoas optam por tomar comprimidos ou as gotas de alguns medicamentos aliados a bebidas mais saborosas, tais como chás, leite, refrigerantes ou sucos.
Porém, esse hábito não é o indicado. Por melhor que pareça ser para encobrir o sabor, normalmente ruim dos remédios, essas bebidas podem prejudicar a absorção do medicamento e por fim não proporcionar todo potencial de cura.
Ou seja, se sua prescrição indicar o uso de um medicamento por sete dias e dentro deste período você ingeri-lo sempre aliado a alguma das bebidas acima, poderá correr o risco de prejudicar a cura no período e ter que buscar nova consulta médica para tentar sanar o problema.
Muitas pessoas passam por isso e nem se dão conta de que na verdade não é o medicamento que não está fazendo o efeito previsto, mas sim a forma que ela escolheu para tomar o remédio é que não está colaborando para sua completa melhora.
Medicamentos ingeridos com leite
Alguns medicamentos, dentre eles os antibióticos a base de tetraciclina (usado no combate a infecções, otite, faringite, sinusite, pneumonia, acne, entre outras) tem em sua bula a indicação de restrição do leite (e seus derivados) uma hora antes e até duas horas depois da ingestão do remédio. Isso porque alguns compostos presentes no medicamento se unem ao cálcio presente no leite e diminuem o efeito esperado de cura.
Medicamentos ingeridos com chá
Hábito antigo que as vovós até hoje cultivam também não é o indicado para quem necessita tomar algum medicamento. Claramente, os chás têm seus benefícios no tratamento de muitas doenças, além do gesto de carinho que um bom chá significa, mas quando ingerido junto a um remédio o tanino presente nos chás retardam e até comprometem o efeito do remédio.
Medicamentos ingeridos com sucos e refrigerantes
A exemplo das outras bebidas, os sucos, refrigerantes e até mesmo o café também interferem na absorção dos remédios e comprometem sua eficácia. Algumas destas bebidas ainda colaboram para efeitos adversos, como nervosismo e ansiedade quando combinadas com o uso de remédios.
Como ingerir os remédios de forma correta?
Comprimidos nunca devem ser ingeridos a seco, eles podem prejudicar a laringe e até mesmo a mucosa do estômago. A melhor forma de tomar qualquer medicamento é com água. Simples e prático. Mas também a quantidade de água precisa ser cuidada. Um copo, ou seja, duzentos mililitros, é a quantidade máxima recomendada. Também é importante que a água seja tomada em pequenos goles para ajudar a digestão do comprimido. Se você tiver que se deitar logo após ingerir o remédio é ideal aguardar pelo menos dois minutos para garantir que o comprimido chegue até o estômago adequadamente.