“Você quer se casar comigo?” 5 questões para analisar antes de dizer sim
Você já pensou se está pronta para dizer sim a um pedido de casamento? Você está ciente de que é o início de um compromisso muito sério? Este artigo fornece um guia sobre isso.
Jackeline Ledezma
Atualmente, muitos casais jovens não dão certo. No entanto, a maioria das mulheres sonha com o momento em que um homem pergunte-lhes: “Você quer se casar comigo?”. Muitas, ao escutar a frase, imediatamente dizem sim, como acontece em muitos filmes e novelas. No entanto, a resposta a essa pergunta deve ser levada muito a sério, porque o casamento vem com uma grande responsabilidade que não pode ser levada na brincadeira.
É triste ver o número de divórcios que a nossa sociedade enfrenta. Portanto, antes de dizer sim, é necessário fazer a si mesma algumas perguntas, para que o sonho não acabe em uma maravilhosa festa de casamento na qual certamente parecemos princesas de conto de fadas, mas que a história termine em um “viveram felizes para sempre”, porque o casamento deve ser para a vida toda.
A realidade é que o futuro é incerto, e ninguém pode ter certeza de um casamento bem-sucedido, mas posso lhe dizer cinco aspectos que podem ser úteis, se você os considerar antes de tomar essa decisão que, sem dúvida, irá mudar sua vida por completo:
1. Um noivado longo e formal
Isto irá permitir que você conheça bem seu parceiro. Assim, você saberá a reação que seu noivo terá diante das diversas circunstâncias que a vida apresenta. Um noivado longo também irá permitir responder a algumas preocupações, tais como:
-
Como seu noivo reage em momentos de raiva, frustração ou altos níveis de estresse?
Advertisement -
Como ele trata sua família?
-
Como ele reage se você tem um problema e se sente triste: ele a apoia ou a abandona?
-
Ele é uma pessoa trabalhadora e esforçada?
-
Tem melhorado com os anos?
-
Controla-se ao sentir ciúmes?
Advertisement
(Para citar algumas: conhecer uma pessoa envolve mais questões do que essas mencionadas).
2. Compartilhar ideais
Antes de começar uma vida em casal, vocês devem conversar sobre os planos para o futuro. Para que um casamento funcione, é necessário tempo para compartilhar. Portanto, é essencial ter ideais em comum, tais como: ter filhos ou não, morar no campo ou na cidade, comprar casa ou viajar primeiro, terminar os estudos e não trabalhar ou abrir um negócio próprio. Esses são só alguns temas que devem ser abordados antes de se casar para evitar surpresas. Ninguém sabe melhor do que você o que você deseja para o futuro, agora pense e analise se é compatível com o que seu noivo espera.
3. O exercício da balança
Consiste em imaginar uma balança: de um lado coloque as virtudes de seu noivo e do outro seus defeitos. Se a balança se inclina para o lado dos defeitos, talvez você deva pensar mais sobre sua resposta. Se, no entanto, a balança indicar que há mais virtudes do que defeitos, excelente! Mas o exercício não termina aqui, pois você deve analisar detalhadamente cada um desses defeitos. Alguns podem ser suportados, como ele ser muito tímido ou pouco comunicativo, mas há outros que pesam mais e podem trazer grandes problemas para o casamento, tais como dependência de álcool, drogas ou pornografia, defeitos como ser agressivo, vagabundo, rude com sua família ou ter um monte de dívidas são aspectos que pesam muito na balança e que você deve meditar com cuidado especial antes de dar sua resposta.
4. Observe os valores da família
Analise se os valores da família de seu noivo são compatíveis com os seus. Ao se casar, você também se une à família de seu noivo.
5. Analise suas possibilidades financeiras
Criar uma família significa ter uma série de despesas que não tinham quando solteiros: pagar uma casa, alimentação, contas de serviços públicos, entre outros. Antes de se casar, você deve analisar se, como casal, vocês têm a capacidade financeira suficiente para cobrir essas despesas. E seria bom se conversassem sobre como lidar com as finanças.
Quero esclarecer que as questões mencionadas não são uma receita, e o casamento não é uma questão de conveniência: é uma relação que sempre envolve sacrifício, e cada história é diferente, cada casal é único, e o que funciona para um pode não funcionar para outro. No entanto, vale a pena analisar, pois você pode descobrir coisas interessantes. Mas acima de tudo, antes de dizer sim, você deve ter certeza de que o ama e de que ele a ama. Boa sorte!
Traduzido e adaptado por Sarah Pierina do original “¿Quieres casarte conmigo?” 5 puntos a analizar antes de dar el sí.