Você sabe diferenciar estresse de ansiedade?
Muitas pessoas são vítimas destas doenças atualmente. Elas já estão entre as consideradas mal do século.
Renata Finholdt
No mundo em que vivemos hoje é muito comum ouvir as pessoas queixando-se de estresse e ansiedade. Buscam ajuda médica com muito mais frequência, pois já começam a entender que essas doenças psíquicas afetam seu lado físico de forma até bem rápida.
Mas, ainda assim, diferenciar o estresse da ansiedade é algo complicado, já que ambos afligem inicialmente de forma bastante parecida.
Estresse
O estresse é caracterizado por ser um sentimento que surge e faz você se sentir nervoso e frustrado. Suas causas podem ser inúmeras, desde um término de relacionamento a uma mudança de emprego.
Ele também pode ser diferente de pessoa para pessoa e caracterizado em vários graus. Na verdade, um pouco de estresse não é ruim, faz até bem, é ele que nos impulsiona a ação, gera aquela vontade de mudar algo. O segredo é mantê-lo dentro do controle.
Alguns sintomas são característicos do estresse:
-
Irritabilidade
-
Cansaço
-
Dor de cabeça
-
Baixa concentração
-
Dores pelo corpo
Advertisement -
Dores de barriga
Algumas atitudes diárias podem servir como meios de prevenção do estresse: dormir a quantidade de horas necessárias, alimentação equilibrada, exercícios físicos, horas de lazer.
Ansiedade
Infelizmente, os transtornos de ansiedade foram classificados como mal do século. Muitas pessoas são afligidas por este sentimento que causa preocupação excessiva e medo, além de alguns sintomas físicos.
Alguns estudos determinaram que a forma de pensar de algumas pessoas faz com que elas sejam mais propensas a um quadro de ansiedade. Por este motivo um tratamento médico com a ajuda de um psicólogo é o indicado para a melhora do quadro.
Outros fatores como hereditariedade e algumas doenças também colaboram para o desenvolvimento dos sintomas.
Dentre os sintomas mais comuns de quem sofre de ansiedade estão:
-
Medo
-
Excesso de preocupação
-
Aperto no peito
-
Falta de ar
Advertisement -
Cansaço constante
-
Irritação
Quando não tratados os sintomas podem evoluir para uma síndrome do pânico e até mesmo uma fobia social ou até mesmo outros tipos de fobias.
A busca por tratamento médico é fundamental para melhora dos sintomas. O tratamento é longo e precisa ser seguido criteriosamente a fim de que o paciente possa se sentir melhor.
Um pouco de ansiedade é normal e faz parte da vida, o agravante acontece quando este sentimento interfere na qualidade de vida trazendo consigo sintomas negativos como os citados acima.