Você saberia reconhecer um “Don Juan”?

Os homens não são todos iguais, mas cuidado com quem você deixa entrar em sua vida.

Erika Otero Romero

Reconhecer um “Don Juan” é uma missão quase impossível. Não, não vamos conseguir reconhecê-los assim que entrarem em nossa vida, só depois, quando o estrago já estiver sido feito. No entanto, haverá sinais, e sua missão é ficar alerta para evitá-los, se quiser fugir de “figuras” deste tipo, antes que seja tarde demais.

O atrativo jogo da sedução

O potencial “Don Juan” adora o jogo da sedução. Para eles, as mulheres são uma espécie de “presa de caça”. Se a mulher “não morder de primeira”, a brincadeira fica mais interessante porque vira um desafio.

Para eles, aplica-se esta expressão grosseira (usada em meu país): “Quanto mais corajoso for o touro, melhor a tourada”. Parece horrível, mas eles gostam de perseguir até atingir seu objetivo: a conquista.

Eles usam suas melhores táticas para atrair a sua atenção e se mostram genuinamente interessados. Para conseguirem a “conquista”, uma dessas coisas pode acontecer:

1  Talvez usem técnicas da “moda antiga”: convites para sair a lugares caros, gentilezas, coisas assim. Ele fará isso até conseguir a sua atenção.

Advertisement

2  É possível que sejam mais diretos e atrevidos (já fui abordada dessa maneira). Caras desse tipo se acham irresistíveis e infalíveis. Acreditam que, por estarem usando de “honestidade”, fica mais fácil atingir seu objetivo: ter relações sexuais com você.

Seja como for, sua intuição vai lhe dizer se a única coisa que esse cara está procurando é seduzi-la para depois ir embora. Sim, estas são as três coisas que os caracterizam: seduzir, enganar e fugir.

Eles são viciados nesse tipo de jogo e adoram acompanhar a lista de mulheres seduzidas. Não se surpreenda se ele se gabar para os amigos do que “conseguiu”, como se valesse a pena se orgulhar do que fez. Eles não têm sentimento de culpa porque, para eles, é um jogo que gera adrenalina; são viciados em seduzir.

O que se esconde por trás de um “Don Juan”?

Depende da história do “Don Juan”. Às vezes, trata-se da busca insaciável de um grande amor que nunca pode ser encontrado. Outras vezes, desejo de vingança que nunca acaba; um amor ruim que é cobrado repetidamente em diferentes mulheres que, depois, são abandonadas; e eles nunca se dão por satisfeitos.

A psicanálise afirma que os homens com perfil “Don Juan” geralmente são criados apenas pelo pai. A mãe costuma ser ausente em suas vidas. Eles buscam se vingar do abandono da mãe nas mulheres que “conquistam”. Eles se sentem traídos. É por isso que se presume que o “Don Juan” vive o complexo de Édipo de forma vingativa e ávida; “consome” mulheres impiedosamente até que sejam destruídas.

Advertisement

A psicologia também aponta histeria nos “Don Juans”. Não é como a histeria feminina. Nos homens, a histeria se reveste de dom-juanismo. Para esse tipo de homem, existe uma incapacidade de estabelecer relações amorosas que os ajudem a superar o ódio e a agressividade desenvolvidos na infância.

Características de um “Don Juan”

Além do que foi exposto acima, é muito possível que os “Don Juans” ataquem a essência do feminino. Ou seja, a capacidade feminina de ser mãe. Eles não querem ser pais e a última coisa que querem é dar “esse presente para uma mulher”. Sexo emocionalmente desapegado é apenas uma forma de defender o fato de não terem tido mãe.

Os “Don Juans” são inconformados, nada os satisfaz. O pior é que é bem provável que sofram de algum problema de natureza sexual: impotência ou ejaculação precoce. Além disso, são incrivelmente promíscuos, não têm qualquer tipo de compromisso emocional.

Não há como negar que ele é perito na arte da sedução, e quase sempre consegue. Ele sabe como chegar em cada mulher, o que significa que consegue identificar as necessidades de cada vítima.

Um “Don Juan” provavelmente nunca irá se apaixonar, nunca irá formar uma família e ficará “preso” em seu comportamento infantil. O curioso é que reside nele uma fantasia de redenção no amor. Ele faz com que cada mulher com quem se envolve queira ser sua salvadora pessoal, a eleita.

Advertisement

Como pode ver, os homens do tipo “Don Juan” tendem a ser perigosos. Como não há como detectá-los a tempo, o que você deve fazer é cuidar com homens um pouco insistentes. E no caso de cair nas mãos de um homem assim, não o procure mais, não alimente seu ego e siga em frente mantendo-se bem longe dele.

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original ¿Sabes cómo reconocer a un “Don Juan”?

Toma un momento para compartir ...

Erika Otero Romero

Erika é psicóloga com experiência em trabalhos comunitários, com crianças e adolescentes em situação de risco.