Você se sente bloqueada para o amor?
Desbloquear suas emoções fará com que você se sinta bem consigo mesma. Somente assim estará pronta para amar novamente.
Adriana Acosta Bujan
Posso dizer, sem medo de errar, que a maioria de nós já vivenciou experiências amorosas excruciantes, tais como o término de um relacionamento, violência física ou psicológica, traição, falta de comprometimento e de maturidade, até mesmo viuvez.
Pode haver muito mais circunstâncias – geralmente relativas a relacionamentos dolorosos do passado – que levam as pessoas a ficarem emocionalmente bloqueadas no âmbito amoroso, o que faz com que elas parem de procurar um parceiro e parem de criar expectativas.
E é compreensível que, quando sofremos alguma experiência amorosa traumática, nosso cérebro e coração não estejam preparados para voltarmos a nos relacionar tão cedo, pois tudo depende de como as coisas aconteceram, de como está indo o nosso processo de luto. Pois como todos são diferentes, a dor que experimentamos e a forma como a superamos também é diferente.
Nem tudo está perdido
Para desbloquear nossas emoções negativas relacionadas ao amor, recomenda-se buscar a orientação de um especialista na área. A terapia pode, sem dúvida, ajudá-lo a ficar curado. No entanto, também existem chaves gerais que você pode aplicar no seu dia a dia para desbloquear seu coração e se permitir uma segunda chance de amar. Veja quais são:
1. Mude seus pensamentos
Muitas vezes, somos muito autocríticos e não percebemos o grande dano que causamos a nós mesmos. Se prestar atenção às frases e palavras que vêm à sua mente de forma negativa, perceberá o quão destrutivas elas podem ser.
Então, pare de se culpar e se criticar! Afaste esses pensamentos de derrota, como: “Eu não sou boa o bastante para alguém me amar”, “Ninguém se importa comigo”, “Não mereço ser amada”, “Sou um desastre no amor”, “Vou ser traída/agredida novamente.”
Modifique esses pensamentos, repetindo a para si mesma: “Tenho muitas qualidades”, “Sou bem-sucedida no amor”, “Vou amar quando decidir”, “Vou me dar uma segunda chance de amar”. Assim, pouco a pouco, você irá adquirir mais confiança em si mesma.
2. Que lições você aprendeu?
Lembre-se de que a maioria das experiências ruins acontecem por alguma razão. Talvez você não consiga entender imediatamente, mas só depois de algum tempo. Isso significa que haverá uma explicação, uma razão e um aprendizado de vida extraídos desse acontecimento terrível do passado.
Por isso, convido-a a descobrir qual lição precisa aprender, a fazer uma análise e refletir sobre ela, para que possa evoluir, ou seja, aprender com os erros, tornando-se melhor a cada dia.
3. Perdoe-se e siga em frente
Temos que entender que, se um relacionamento não der certo, geralmente é por culpa dos dois. Nem sempre há apenas um culpado, a vítima também pode ter culpa. Pense comigo: ela é culpada por permitir que o outro a maltrate, por não impor limites, por não expressar o que sente na hora certa etc.
Portanto, para que você se desbloqueie emocionalmente, é preciso aprender a se perdoar por seus erros, bem como perdoar o ex. Tenha em mente o fato de que o perdão liberta e ajuda a encerrar ciclos para, então, poder recomeçar.
Para conseguir uma cura completa, tente guardar toda a dor, o rancor, o desejo de vingança em uma caixa imaginária. Nesses casos, recomentada-se aplicar a técnica da escrita terapêutica.
4. Não se apegue ao passado
Depois de uma experiência amorosa traumática, é difícil não pensar nos momentos terríveis vividos, nas expectativas e sonhos destruídos, e na dor que tudo isso nos causou.
Mas, lembre-se, está em suas mãos a decisão de viver o presente e focar nas coisas boas que tem. Portanto, pare de se apegar ao passado, de reviver a dor e se vitimizar.
O melhor a fazer é dar um passo à frente, olhar para cima e enxugar as lágrimas. Torne-se uma pessoa corajosa, confiante e orgulhosa de si. Extraia de dentro de si toda a força que tem para superar.
5. Trace novas metas e objetivos
Uma maneira eficaz de focar sua mente no presente e parar de pensar no passado é estabelecer metas de curto prazo. Volte a sonhar, a traçar objetivos e metas. Concentre-se no próprio bem-estar, pois, assim, as coisas que tiverem que acontecer acontecerão naturalmente; e, num piscar de olho, você voltará a se sentir plena, e talvez até se permita dar uma segunda chance ao amor.
Aplique essas dicas no seu dia a dia e verá que, pouco a pouco, seu coração vai curando as feridas. Tenha em mente que desbloquear seu coração só fará você se sentir bem consigo mesma. Dessa forma, poderá estar pronta para amar novamente.
Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original ¿Te sientes bloqueada en el amor?