Você sofre com ansiedade?
A ansiedade tem se tornado cada vez mais comum e apresenta alguns sinais específicos, mas você sabe se sofre de ansiedade?
Mariana Cruz de Assis Rocha
O ritmo corrido do dia a dia, aliado a inúmeras dificuldades que todos nós enfrentamos e a predisposição de alguns indivíduos, tem resultado em uma parcela significativa da população que apresenta sintomas de ansiedade. Pesquisas elaboradas pela OMS (Organização Mundial da Saúde) mostram que, atualmente, 33% da população mundial sofre com a ansiedade.
A ansiedade é um sentimento onde a preocupação com situações futuras tiram a nossa calma, alterando, inclusive, o funcionamento do nosso organismo. A preocupação com o futuro, até certo ponto, pode ser considerada saudável. Entretanto, quando o indivíduo sofre mais do que o necessário, fica sempre tenso e perdendo o foco do presente por preocupações variadas, a ansiedade precisa de um acompanhamento, para devolver a qualidade de vida da pessoa.
Como certo nível de ansiedade é considerado normal, principalmente em algumas situações quando precisa se expor em público ou se está passando por alguma dificuldade específica, às vezes, fica difícil saber se o sentimento de ansiedade é normal ou se já ultrapassou os limites, se tornando uma questão a ser tratada.
Por isso, se você frequentemente apresentar alguns desses sintomas abaixo, é possível que você sofra com a ansiedade e precise procurar ajuda para recuperar uma boa qualidade de vida.
Leia:
1- Preocupação excessiva
A preocupação excessiva, como o próprio nome diz, não se refere a preocupações concretas e saudáveis do dia a dia. Significa preocupar-se com coisas pequenas e com as quais a resolução não depende de você. Significa ter pensamentos ansiosos e persistentes em quase todos os dias da semana, interferindo na sua rotina e, muitas vezes, apresentando sintomas como a fadiga.
2- Problemas de sono
Se a sua rotina do sono está alterada e você tem dificuldade para adormecer ou acorda constantemente, preocupada ou agitada, pode ser um sinal de transtorno da ansiedade. Segundo estimativas, metade de todas as pessoas com ansiedade experimentam problemas na hora de dormir.
3- Medos irracionais
O medo, em alguns momentos, é normal e necessário; mas se o medo se torna opressivo, e muito fora de proporção do risco envolvido, então é um sinal de que você precisa se cuidar.
4- Tensão muscular
A tensão muscular constante, seja através da pressão dos dentes, tensionando os punhos, ou encurvando os ombros, é um indicativo de ansiedade. Pessoas assim, apresentam ao final do dia muitas dores, especialmente nos ombros, nas costas e no pescoço.
5- Medo de falar em público
A maioria das pessoas sente pelo menos um frio na barriga antes de se apresentar para um grupo de pessoas ou quando é o centro das atenções. Mas se essa sensação desagradável começa muito antes do evento e você perde muito tempo pensando nisso, ou se depois que você já se apresentou fica imaginando o que as pessoas estão pensando ao seu respeito, pode ser que a ansiedade esteja lhe prejudicando.
6- Crises de pânico
Ataques de pânico podem ser assustadores. Imagine uma sensação repentina de medo extremo, acompanhada por sintomas físicos como palpitação, aperto no peito, mãos frias, tontura e dores no estômago. Não há saúde que resista a esses sinais. Além disso, algumas pessoas costumam reviver constantemente uma situação difícil – como um assalto, constantemente. Esses são sinais que a ansiedade está lhe fazendo mal.
Leia: Como melhorar a sua ansiedade social
7- Perfeccionismo
Querer que tudo saia exatamente como foi planejado, sem nenhum imprevisto, é um sintoma típico da ansiedade. Se você julga a si mesmo por todos os erros cometidos, sem entender que os erros são parte de um processo e não consegue valorizar seus acertos, o seu sofrimento vai ser sempre maior do que deveria.
E não se esqueça, a ansiedade, quando atrapalha a sua rotina, deve ser acompanhada e tratada de perto para que você consiga ter novamente uma vida tranquila.