Você sofre de ansiedade constante? Conheça um pouco do Transtorno de Ansiedade
Ansiedade e preocupação anormal é considerado um transtorno psicológico e necessita de tratamento adequado.
Renata Finholdt
Ansiar por algo ou se preocupar com alguma coisa em nosso dia a dia é algo bastante comum, no entanto, existem pessoas que não conseguem passar um dia sequer sem se sentir ansiosos e preocupados em demasia.
Essa preocupação constante acaba por gerar também sintomas físicos, quando isso acontece a ansiedade já está fora de controle e a busca por um profissional especializado é necessário para trazer de volta a saúde mental.
O que é o Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG)?
A TAG é diagnosticada quando a ansiedade persiste por muito tempo, dia após dia, e interfere no cotidiano da pessoa. Ela simplesmente não consegue se ver livre deste sentimento de ansiedade e preocupação mesmo tendo consciência de que está exagerando.
Muitas vezes o transtorno de ansiedade vem acompanhado de sintomas físicos.
Sintomas
Os sintomas físicos mais comuns para quem sofre deste transtorno normalmente são: dificuldade de respirar, cansaço excessivo, insônia, irritabilidade, e em alguns casos, dores de cabeça frequente e tensão muscular.
Tudo isso aliado ao sentimento de preocupação constante por motivos diferentes. Pequenas coisas já são o suficiente para causar ansiedade e inquietação.
Tratamento
O profissional indicado para auxiliar neste tratamento é o psiquiatra, muitas vezes aliado a um psicólogo. Após uma série de perguntas para identificar o diagnóstico ele lhe indicará o tratamento mais adequado, na maioria das vezes através de medicamentos.
Vale ressaltar que é comum que a TAG venha acompanhada de outros distúrbios psicológicos, tais como a depressão, síndrome do pânico ou fobias.
O tempo de tratamento depende muito do estágio de ansiedade em que o paciente se encontra, porém, na grande maioria das vezes os medicamentos aliados a terapias conseguem aliviar os sintomas em poucos meses.
Cuidados
Aprender a gerenciar o estresse é um fator importante para o paciente de TAG, reconhecer que está dando importância demais a algo de menor importância, aos poucos fará com que ele saiba administrar suas crises de ansiedade.
Os exercícios físicos também são muito recomendados, uma vez que eles liberam a endorfina, hormônio responsável pela sensação de felicidade.
Uma alimentação equilibrada aliada a boas horas de descanso são fundamentais, pois colaboram para o bom funcionamento do organismo e controle da ansiedade.
Dar um tempo diário para fazer o que gosta e lhe dá prazer também é um grande aliado ao controle do transtorno.
Lembre-se, é comum que nos sintamos ansiosos e aflitos com a vida agitada que levamos, mas a partir do momento que estes sentimentos nos tiram a felicidade e nos causam sintomas físicos está na hora de buscar ajuda médica.