Você teve seu bebê durante a pandemia? Tem meu respeito!

Você tem sido um portal pelo qual a esperança entra em um mundo que corre vertiginosamente sem saber para onde. Obrigada, mãe!

Marilú Ochoa Méndez

Se seu pequeno nasceu durante o extinto 2020, ou início de 2021, você tem minha completa admiração. Você merece reconhecimento, muita reflexão e muitos agradecimentos.

Ao estresse natural de trazer ao mundo uma nova vida, podemos agregar o fato de você ter superado com honras o estresse da pandemia e do isolamento.

Chegou em um grande momento

Grandes pensadores concordam que esta pandemia nos trouxe uma clara consciência de quem somos: pequenas partículas de poeira em um imenso universo.

Muito orgulhosos, passeamos pela internet interagindo de polo a polo, convivendo com gente a quilômetros, sentindo-nos donos do mundo, mas o mundo nos deu um “chega prá lá”.

Tenho um filho que nasceu poucos dias após o decreto de confinamento. Meu bebê tinha os dias contados dentro do meu ventre e eu não podia pedir-lhe: “fique aqui, meu amor, tem perigo lá fora, não é seguro, vamos esperar”.

Advertisement

Ele, com o intempestivo que são os nascimentos, os partos e a vida, veio me ensinar que não existem “melhores momentos”, só momentos que a vida, o amor e Deus tornam sempre melhores.

Você já sobrepujou tanta coisa!

Ao olhar no calendário como o tempo passa, cheio de amor com esse novo bebê, veja algo mais que os meses transcorridos, repasse comigo esta lista de tudo que você superou, por tudo que é preciso agradecer a Deus e dar-se um grande abraço de reconhecimento.

O mundo em revolução, enfrentando novas maneiras de fazer tudo: as compras, a aprendizagem escolar, o trabalho remoto, as reuniões virtuais de convivência social e você, enfrentando a vida com esse pedacinho do céu nos braços.

Deus sabe o quanto você é valente

Deus sabe que há mais força em sua família, mais coragem em você do que você mesma possa imaginar. Ele sabe que, com seu bebê nos braços, enfrentará as situações mais incertas com tanta firmeza que só as mães podem ter, fruto do amor incondicional que se acende em nossa alma.

Esse bebê é um afago na alma

Você levava uma vida apressada, cansada e exigente. Movia-se de um lado para o outro atendendo casa, marido, outros filhos, trabalho. Esse pequeno ser chegou para lhe trazer calma no lar, exigindo, com seu olhar tranquilo, com sua necessidade de tranquilidade, que você conciliasse seu tempo, sua vida e sua alma.

Advertisement

Ele chegou e já não cabe mais o medo

Antes que ele nascesse, você teve que fazer alguns exames, usar máscara, evitar visitas que poderiam adoecê-lo. Tanta precaução deixou-a nervosa e, por vezes, com o coração pesado.

Mas, com seu bebê nos braços, o medo se foi. A vida materializada não deixa espaço para o incerto, pois a água da vida absorve todas as incertezas, inunda tudo e as refresca.

O futuro tem nome e trouxe a paz

É importante viver para esse pequeno, gerar um mundo melhor, mais certo e mais consciente. Você não imagina mais um cenário apocalíptico, agora imagina um mundo especial, pois sabe que Deus ousou enviar mais vida, porque ainda crê no homem, e você é mãe dessa prova de fé.

Seu mundo é você e é importante que cresça

Queixar-se do mundo não fará dele um lugar melhor para seu bebê. O que fará isso é o seu sorriso, a cura de suas feridas, sua ternura, sua compaixão e enérgico esforço em melhorar a cada dia.

O amor que você gera ao seu redor, com o pai dele e com a família que vocês formaram, será o seu refúgio.

Advertisement

Quer um filho forte, sereno e capaz? Você deve ser primeiro. Deve retirar as teias de aranha que dizem ao seu ouvido que você não é boa, que você não pode, que você não sabe. Deve reconhecer sua riqueza interior e usá-la para desabrochar.

Sua vida não para e dará esperança ao mundo

Se a vacina chega, se a população a recebe, se a pandemia acaba ou não, não importa. Seu filho continuará crescendo a cada dia, moverá sua cabecinha, sorrirá para você, verá estrelas em seus olhos e a encherá de ternura.

Ele se sentará, engatinhará e logo caminhará. Seguirá crescendo sem medo do mundo que o recebeu, obtendo força de seus cuidados, preparando-se para fazer a sua parte e trazer algo grande ao mundo, algo que você fomentará com sua dedicação diária.

A crise lhe trouxe paz

Ficar em casa trouxe-lhe uma paz que você já nem lembrava, quietude e senso de lar. Esses presentes são carícias do céu que a preparam e preparam esse pequeno pedaço de você, que é seu filho, para um caminho especial, pois são os diamantes transparentes que surgem em obscura mina.

Você não imaginava que ser mãe em meio à pandemia seria assim, mas agora sente isso. Sente solidão às vezes, mas não há nada melhor que mirar os olhos do seu pequeno, maravilhados por você que é tudo para ele.

Advertisement

Olhe para si mesma com outros olhos e se maravilhe

Seu leite, seus braços e sua presença são tudo para ele. Você não é perfeita, erra tanto! No entanto, seu leite é perfeito. Seus braços (que talvez esconda em alguma foto), são perfeitos também e ele dorme no céu quando está abrigado neles.

Olhe para você novamente, tão maravilhosa, com um corpo tão perfeito, com a capacidade de não dormir e ainda se manter funcional, e deixe crescer essa satisfação interior de saber que é única, insubstituível e valiosa.

Guarde esse sentimento com força feroz, para que não deixe a pressa, o mundo de fantasia das redes sociais e sua autoexigência escondam sua riqueza debaixo do tapete.

Meu reconhecimento e agradecimento

O bebê que carrega nos braços, que trouxe ao mundo em tempos difíceis, é uma joia. Você é a portadora das melhores notícias, foi o portal para mostrar-nos esperança.

Parabéns por sua coragem, por seu “sim” à vida, por seu esforço. Vemos você e lhe agradecemos muito.

Advertisement

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original ¿Tuviste a tu bebé durante la pandemia? ¡Me pongo de pie!

Toma un momento para compartir ...

Marilú Ochoa Méndez

Enamorada de la familia como espacio de crecimiento humano, maestra apasionada, orgullosa esposa, y madre de seis niños que alegran sus días. Ama leer, la buena música, y escribir, para compartir sus luchas y aprendizajes y crecer contigo.