Vocês passam muito tempo juntos? Estes conselhos serão de grande ajuda para seu casamento
No casamento, passar um tempo juntos é tão importante quanto passar algum tempo sozinho.
Erika Otero Romero
Muita coisa mudou nos últimos anos que alterou a rotina dos casamentos.
Por exemplo, algo que mudou foi o pensamento de que a mulher é “dona de casa” e o homem trabalha. Desde há um bom tempo, muitos casamentos funcionam por partes iguais; inclusive, há aqueles em que os esposos ficam em casa e as esposas vão trabalhar.
Outro aspecto que mudou é que, cerca de 30 anos atrás, era impensável trabalhar em casa. A razão é que não havia a tecnologia que temos hoje. Trabalhar em casa faz com que muitos casais vivam juntos durante muito tempo, o que é bom e mau em partes iguais.
Seja qual for a dinâmica, se ambos conseguirem que as coisas corram de forma equilibrada, não tem que ter problemas.
Agora, vamos falar um pouco sobre esses casais que trabalham em casa. Esta é uma nova realidade que muitos casamentos vivem diariamente, há pelo menos 10 anos. Casais jovens que se dedicam às redes sociais ou têm negócios on-line, por exemplo. Esses casais vivem quase 24 horas por dia juntos; acredite ou não, passar tanto tempo com o parceiro também pode afetar negativamente o relacionamento.
No matrimônio deve haver um justo equilíbrio. Assim como cada um cumpre um papel importante, também é necessário saber como compartilhar tempo juntos. Se isso não acontecer, o casamento será um martírio.
Pode parecer absurdo o que escrevo, mas o casal deve ter tempo de qualidade juntos. Não é questão de quantidade de horas, é saber preencher esses espaços juntos com experiências renovadoras.
O seu cônjuge é alguém com quem você passa tempo porque deseja; é tempo voluntário. O tempo que passa com os seus filhos, por exemplo, está ligado ao sentido da responsabilidade.
Por que o casal tem de reinventar seu tempo juntos?
Vou partilhar uma coisa que li há uns dias em algum lugar:
“Ser bonita não amarra um homem,
Nem sequer ser uma boa mulher.
O único homem que se pode amarrar é aquele que quer ficar”.
Já tinha ouvido falar de algo semelhante, mas só hoje vejo algum sentido nessa frase. Para mim, ela aplica-se tanto a homens como a mulheres. Ninguém está com uma pessoa com quem não deseja estar.
Seu parceiro está com você porque quer, não por obrigação. Tente fazer com que ele fique à força, e o verá fugir como se corresse de um incêndio. Dê-lhe liberdade, qualidade de tempo, espaço e ele vai adorar estar com você por vontade própria.
5 excelentes maneiras de passar tempo juntos
Estes conselhos são apenas isso, recomendações, que podem ou não ser aplicáveis ao seu relacionamento. Todo casamento é um mundo e você deve adaptar essas recomendações de acordo com a sua situação.
1 Convidem-se para passar tempo com outros familiares ou amigos
Há casais que se acostumam tanto a passar tempo juntos, que praticamente esquecem que existem familiares lá fora.
Um casamento pode gerar dependência emocional, e isso não é saudável, mesmo que pareça romântico. O pior é que um parceiro dependente pode ser emocionalmente desgastante. Já que ele não quer ficar sozinho, fica com ciúmes e começa a querer absorver todo o seu tempo.
Para evitar que isso aconteça, saiam para visitar os amigos e familiares de cada um; claro, cada um por sua vez. Vocês também podem se motivar mutuamente a alcançar seus objetivos individuais. Ter tempo e espaço sozinho é saudável para o casamento.
2 Perguntar é mais saudável do que presumir
Nada prejudica mais uma relação do que a simples suposição.
Não faça aquilo que acha que o seu parceiro quer. Antes de fazer, é melhor perguntar diretamente o que ele pensa ou quer.
Acontece que supor que seu parceiro quer, pensa ou fez algo, gera mal-entendidos, pois você decide ou reage sob um pressuposto que nem sempre é real.
Por isso, antes de se zangar ou decidir coisas que devem envolver os dois, pergunte em vez de presumir. Isso evitará muitos inconvenientes.
3 Sair da rotina
Você pode amar muito o seu parceiro, mas isso não vai lhe impedir de sentir o tédio chegar. Negar também não vai mudar as coisas, só piorar.
O tédio pode se tornar presente de maneiras muito sutis. De vez em quando, você irá sentir menos atração pelo seu parceiro; também se sentirá um pouco irritado ou irritada e desejar sair um pouco só. Quando começar a se sentir assim, pergunte-se sobre o que está acontecendo e procure soluções.
Sair da rotina é mais fácil do que você imagina. Não é necessário um grande esforço ou investimento, realmente. Basta fazer pequenas mudanças. Por exemplo, em vez de ficar em casa vendo filmes, vão ao cinema. Sair para caminhar e comer em algum lugar espontaneamente é uma boa escolha também.
4 São um casal, mas não são uma só pessoa
Eu sei que parece estranho, mas não é tão complexo. Casar e amar alguém não tem que roubar sua identidade. No entanto, há casamentos onde a identidade de cada um se perde gradualmente a “favor do casamento”.
É uma questão de manter o sentido sobre si mesmo. Sim, como um casamento devem ter interesses juntos, mas, como pessoas, devem ter os seus próprios.
Ter gostos e vivências diferentes é saudável. Isto tornará a relação mais interessante ao ter coisas diferentes para compartilhar.
5 Realce o positivo do outro
Uma coisa é clara: nada mais complexo do que viver com alguém que ama, mas que é diferente. É adaptar-se a alguém que tem costumes e hábitos diferentes e que muitos se tornam intoleráveis com o tempo.
A rotina pode fazer com que você comece a se concentrar muito mais em, por exemplo, o outro deixar o box do banheiro cheio de cabelos. Logo, saltará desses detalhes mínimos e começará a ver um monstro criado pelo tédio.
Faça uma meta de, para cada “defeito”, destacar 3 qualidades de seu parceiro. Isso fará com que as coisas mudem muito entre vocês.
Pode ver que não é muito complicado oxigenar o casamento; é questão de querer fazê-lo e valorizar o cônjuge. Por amor, tudo é possível.
Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original ¿Pasan mucho tiempo juntos? Estos consejos serán de gran ayuda para tu matrimonio