Dicas para aprender a cozinhar

Como fazer pratos saborosos e simples sem segredos e sem precisar ser um chef culinário.

Fernanda Ferraz

Cozinhar é uma arte que pode ser desenvolvida por todos aqueles que tiverem algum interesse. Através dos alimentos você pode expressar um pouco de quem você é, o que gosta e o que valoriza em sua vida.

Não é algo dedicado apenas aos grandes chefes, acredite, você em sua casa pode preparar pratos deliciosos para sua família se tiver o desejo e aceitar o desafio de dedicar-se ao preparo.

Não encare a cozinha como um bicho de sete cabeças, primeiramente tenha carinho por ela e por tudo que você possui ali. Organize sua cozinha a fim de que você possa encontrar facilmente tudo o que for necessário para o preparo dos alimentos.

Leia: Um guia de cozinha para iniciantes

1. Você pode começar sua aventura na cozinha preparando pratos que não exijam muitos ingredientes e tampouco muito tempo.

Busque receitas práticas em sites na internet ou até mesmo com seus familiares. Receitas que você pode preparar facilmente acompanhando o passo a passo lhe darão um novo ânimo para seguir adiante e preparar outras mais complexas.

Advertisement

2. Se você almeja preparar um prato específico tenha em mente que um planejamento é fundamental.

Verifique com antecedência quais os ingredientes que serão necessários ao preparo e tenha em mãos estes ingredientes antes de começar para que não seja necessário modificá-lo ou até mesmo deixar a cozinha para buscar algum ingrediente no supermercado.

Leia: Dicas para aprender a cozinhar

3. Caso você não tenha muita prática com facas ou outros utensílios, não tenha vergonha de pedir ajuda.

Assim como qualquer outra coisa, tudo vai se tornando mais familiar à medida que você ganha experiência no assunto, sendo assim, tenha cuidado nas primeiras vezes que utilizar.

4. Antes de começar o preparo do prato faça um mise en place, que nada mais é do que deixar todos os ingredientes à disposição da forma que a receita pede, ou seja, cortados, cozidos, triturados, fritos.

Com tudo à mão, o preparo de sua receita ficará muito fácil.

5. Convide seus amigos ou familiares a experimentarem o prato que você com dedicação preparou.

Com certeza eles irão lhe incentivar a cada vez mais buscar novos preparos e pratos. Isso lhe servirá de grande incentivo para seguir adiante.

Advertisement

6. Crie um caderno de receita só seu.

Registre ali as receitas mais fáceis segundo sua opinião. Você também pode separá-lo entre doces e salgados ou ainda de forma mais específica como carnes, tortas, pães, bolos, doces e tudo o mais que você já tenha preparado e tido uma boa experiência.

Leia: Receitas fáceis com salmão

Com o passar do tempo você irá aprimoramento este talento e criando suas próprias receitas. Não desista, cozinhar é uma arte!

Toma un momento para compartir ...

Fernanda Ferraz

Graduada em RH, acredito que nossa vida têm verdadeiro propósito, sou SUD, sei que toda dor e aflição é uma fonte de virtude e força espiritual, que nos molda e purifica.