9 pais na Bíblia que deram bons exemplos

O exemplo desses 8 homens, com o conhecimento do amor que Deus, o Pai, tem por cada um de nós, pode ajudar qualquer homem se tornar um pai melhor.

João Martins

“O homem justo leva uma vida íntegra; como são felizes os seus filhos!” -Provérbios 20:7

A Bíblia está repleta de histórias sobre pais e seus filhos; de histórias sobre famílias e as bênçãos e provações que viveram. Começamos por ler sobre a história de Adão, o primeiro pai; aprendemos sobre Abraão, o pai da nação judia; aprendemos sobre José, o pai terreno de Jesus Cristo; mas, acima de todos eles, aprendemos muito sobre Deus, o Pai; sobre o Seu infinito amor, paciência e sabedoria. Aprendemos sobre a forma como Ele ouviu, e ainda ouve, as orações e os desejos dos corações de muitos pais que pedem por orientação para as suas famílias.

5 coisas que a Bíblia nos ensina sobre amar nossos filhos

1. Adão, o primeiro homem

Ele foi o primeiro pai e, como tal, ele não teve mais nenhum exemplo a seguir a não ser Deus, o Pai. Ele transgrediu um mandamento e, por isso, vivemos num mundo corrompido pela mudança e pelo pecado. Ele sofreu com a tragédia entre seus dois primeiros filhos – Caim e Abel. O exemplo de Adão ensina a todos os pais sobre as consequências dos nossos atos e escolhas, e sobre a importância da obediência aos mandamentos de Deus.

2. Noé, um homem justo

Noé viveu numa época em que o mundo estava repleto de pecado. Apesar do estado decadente em que a humanidade vivia, ele prosseguia com uma fé e confiança fervorosa em Deus. Não era um homem perfeito mas fez tudo para proteger a sua família e, com coragem e contra (no início) a sua própria família, ele obedeceu a Deus e a sua família foi grandemente abençoada. Apesar das imperfeiçoes que cada um de nós tem, nós podemos aprender que, como Noé, nós devemos proteger e cuidar das nossas famílias e a nossa maior bênção é vê-los felizes e protegidos.

Advertisement

3. Abraão, o pai da nação judia

Abraão foi um pai que passou um dos maiores testes de fé que alguma vez Deus ordenou a um homem. Foi testado na sua fé e, por isso, foi recompensado com a responsabilidade de ser o pai, e líder, da nação dos Judeus. Ele cometeu erros e, na sua fraqueza, tinha momentos em que confiava mais em si mesmo do que nos conselhos de Deus mas, apesar disso, ele tinha qualidades que ainda hoje são um exemplo para nós.

Espera de teu filho o que fizeste com teu pai

4. Isaque, o filho de Abraão

Isaque poderia ter vivido uma vida de ressentimento devido a seu pai tê-lo oferecido como sacrifício ao Senhor; ele poderia ter ficado assustado da responsabilidade de seguir as pegadas de seu pai, Abraão, mas ele não fez nada disso. Ele deu o seu melhor e tornou-se um dos pais mais adorados da Bíblia.

5. Jacó, o pai das 12 tribos de Israel

Jacó foi um homem que confiava mais no seu intelecto do que em Deus. Com a ajuda de sua mãe, Rebeca, ele herdou o que seria para seu irmão Esaú. Ele foi pai de doze filhos que posteriormente fundaram as doze tribos de Israel. Ele favoreceu mais a seu filho José, o que causou inveja a seus irmãos. Através do seu exemplo nós podemos aprender que Deus trabalha com a nossa obediência, apesar da nossa desobediência, para levar a efeito os seus planos para todos nós.

8 grandes lições de vida que aprendemos com a história de José, filho de Jacó

Advertisement

6. Moisés, o que trouxe a lei

Moisés foi o pai de dois filhos – Gérson e Eliézer. Ele também se tornou uma figura paternal para o povo Hebreu que escapou do cativeiro no Egito. Ele os amou e os ajudou a serem tementes a seu Deus. Ele os levou até a terra prometida. O exemplo dele nos ensina que, mesmo nos momentos em que as provações e dificuldades pareçam demasiado grandes, elas podem ser ultrapassadas quando estamos caminhando com Deus a nosso lado.

7. Rei Davi, um homem segundo o coração de Deus

Ele confiou em Deus para derrotar o gigante Golias e também colocou a sua confiança em Deus quando fugiu do rei Saul. Davi cometeu graves pecados, mas arrependeu-se com real intenção e encontrou perdão. O seu filho Salomão, com o que aprendeu com seu pai Davi, tornou-se um homem de grande fé e um dos melhores reis de Israel.

8. José, o pai terreno de Jesus Cristo

Talvez seja o pai que é menos falado, o pai adotivo de Jesus Cristo. Ele enfrentou dores e dificuldades para ajudar a sua esposa, Maria, e o bebê que ela carregava. Ele educou e cuidou de Jesus como se fosse o seu próprio filho. Ele o ensinou no seu ofício de carpinteiro. A Bíblia o trata como um homem justo e, com certeza, Jesus Cristo o via como um homem justo, honesto e carinhoso.

9. Deus, o Pai

A primeira pessoa da trindade, o pai e criador de todas as coisas. Através de seu filho Unigênito, Jesus Cristo, nós aprendemos uma nova forma de nos relacionarmos com Deus. Ele é uma fonte constante de força, coragem, sabedoria e de esperança, que nos fortalece em nossos momentos de fraqueza e que nos enche o coração de uma felicidade sem igual.

Considerações sobre o Filho Pródigo que nos ajudam a ser melhores pais

Advertisement

Podemos aprender muito com o exemplo dos famosos pais da Bíblia. Aprendemos que quando caminhamos lado a lado com Deus, nós vamos ter força e a capacidade para ajudar as nossas famílias a ultrapassar todas as provações. Os filhos irão crescer olhando para o exemplo de seus pais como homens tementes a Deus, que os amam de todo o seu coração e que farão tudo para vê-los felizes.

_Fonte da imagem: Isaac blessing Jacob, por Gustave Doré

Toma un momento para compartir ...

João Martins

João Martins é um biofísico com uma paixão pelo ensino e busca de conhecimento. Podem enviar uma mensagem ou seguir no Facebook: https://www.facebook.com/joao.martins.1401 ou no google+ https://plus.google.com/u/0/+JoaoMartinsJPM/posts