10 mitos sobre casamento que todos os recém-casados deveriam saber

Quando você se afasta dos mitos enfrenta a realidade e a transforma em motivo de satisfação para o casamento.

Suely Buriasco

Todo mundo tem alguma ideia sobre o casamento que acaba virando frustração depois, até porque cada um acredita que seu enlace será diferente dos demais. E realmente será, cada relacionamento tem suas peculiaridades.

Leia: 10 dicas para começar bem o casamento

Mas existem mitos comuns que devem ser considerados para evitar dolorosas decepções na vida a dois. Enumerei alguns:

1- O casamento traz felicidade

Ser feliz virou uma obrigação social; se sou feliz continuo no casamento, se não sou peço o divórcio. Isso faz com que as pessoas estejam tão ocupadas em ser felizes que se esquecem de amar o cônjuge. O casamento é uma construção a dois que envolve a vontade de satisfazer um ao outro.

2- Amar é o bastante

O amor, sem qualquer dúvida, é capaz de promover tudo o que um casal precisa para manter uma relação saudável, mas você não tem direito aos benefícios do amor só porque colocou um anel sobre ele. Estas regalias só vêm com investimento intencional e sacrifício pessoal.

Advertisement

3- Quem ama entende

Tem gente que acha que o amor é igual bola de cristal, a tudo vê e a tudo entende, isso não funciona em campo algum, muito menos no amor. As pessoas são quem são e, por mais que amem, têm dificuldades em reconhecer a individualidade do outro.

4- A paixão mantém o vínculo

Por mais apaixonado que o casal seja, a paixão perderá o viço com o passar do tempo. Entretanto, o vínculo formado pelo respeito, compreensão e renúncia poderá manter os cônjuges apaixonados. Assim, é o vínculo que mantém a paixão e não o contrário.

5- Casamento é para sempre

Não basta dizer “sim” e achar que está tudo resolvido para sempre; se você quer ter um casamento feliz e duradouro terá que fazer essa escolha com palavras e ações em todos os dias da sua vida.

6- A vida de casados é uma parceria

Companheirismo se conquista com o tempo e com ação; seu cônjuge não será seu parceiro se você não colocar a relação como prioridade. Quando é dado ao casamento o seu devido lugar, então o cônjuge se torna um parceiro ativo para todas as outras áreas da vida.

7- O casamento muda as pessoas

As pessoas só mudam quando querem e, principalmente, quando sentem necessidade disso, então não vale a pena se desgastar tanto. O melhor é procurar se adaptar um com o outro.

Advertisement

Leia: Por mais que eu me esforce, ele não muda!

8- Os filhos unem o casal

Se o vínculo amoroso não é consistente, a chegada dos filhos pode se reverter em maior desunião. Gerar uma criança acreditando que ela possa harmonizar uma relação é um engano desastroso e irresponsável.

9- Não casei com a família dele(a)

O casamento envolve uma gama de situações e o convívio com os familiares de origem do cônjuge é de extrema relevância. Por isso o ideal é que haja, desde o início, determinação no sentido de se relacionar, o melhor possível, com a família dele(a).

10- Intimidade estraga

Não é o tempo ou a intimidade que desgasta o casamento, e sim a falta de atenção, dedicação e empenho de ambos os cônjuges. O tempo e a intimidade podem ser um fator muito positivo quando representam a entrega, a união e a autenticidade dos cônjuges.

O fato é que o casamento, por si só, não será o que você deseja, não basta estar casado(a) para ter a felicidade que procura junto à pessoa que você ama. Tenha em mente que o casamento não é um fim, mas um meio pelo qual as pessoas podem se entregar, despender esforços e desenvolver a felicidade que aspiram para a vida em comum.

Advertisement

Bom trabalho!

Leia também: Como acabar com seu casamento ao longo do tempo

Toma un momento para compartir ...

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.