10 momentos que podem edificar ou destruir um casamento
Com sabedoria todos os momentos do dia tornam-se tempo de amar o cônjuge e edificar o casamento.
Suely Buriasco
A partir do casamento, todos os momentos passados juntos podem representar oportunidade de edificar ou destruir os elos propostos. São escolhas diárias que darão significado à vida em comum.
A título de reflexão, convidamos você a analisar os seguintes exemplos comuns no dia a dia dos cônjuges e como podem ser usados para edificar ou destruir o casamento.
1. No momento de acordar
Edifica: Ao abrir os olhos dirigir-se ao outro e trocar um “selinho” de bom dia, o nome é bastante sugestivo: selar um compromisso recíproco.
Destrói: Quando um dos cônjuges tem maior dificuldade de acordar bem humorado, o outro se ressentir e contagiar-se; mesmo sentindo vontade, deixar de agir carinhosamente. Orgulho ferido logo pela manhã não é um bom início de dia.
2. Nas refeições
Edifica: Cumprir as próprias rotinas com alegria, mesmo que tenham pouco tempo; trocar ideia sobre as atividades de cada um e fazer combinações em relação ao que precisa ser feito.
Destrói: Ninguém facilitar nada para o outro, não dividir tarefa, trocar palavras ásperas ou tomar as refeições emburrados.
3. No trabalho
Edifica: Focar nos afazeres com profissionalismo e alegria. Diante dos reveses no trabalho manterem-se otimista e não deixar que isso perturbe a paz familiar.
Destrói: Não compartilhar sua vida profissional e viver especialmente para o trabalho, tornando-se uma figura ausente na família.
4. Durante o dia
Edifica: Pensar várias vezes no cônjuge e não perder oportunidade de demonstrar carinho, seja por mensagens ou telefonemas, observando os momentos oportunos.
Destrói: Não respeitar os horários e possibilidades do cônjuge, mostrando-se uma pessoa inoportuna e inconveniente. Ter crises constantes de ciúmes, insegurança e carência afetiva.
5. Diante de um assédio
Edifica: Não aceitar qualquer tipo de assédio, mesmo que oportunidade para ceder a tentação não falte; ser uma pessoa comprometida consigo mesmo e com o casamento.
Destrói: Banalizar a fidelidade e se deixar levar, envolvendo-se em qualquer tipo de relacionamento extraconjugal.
6. Nos finais de semana
Edifica: Aproveitar a folga para promover e participar de atividades em família; encontrar maneiras de surpreender.
Destrói: Fazer constantemente programas individuais, principalmente os que incomodam e irritam o cônjuge.
7. Em datas especiais
Edifica: Comemorar com alegria e disposição as datas do casal e da família. Vale agendar lembretes para evitar esquecimento.
Destrói: Não mudar a rotina por nada, demonstrando falta de interesse e desatenção.
8. Em meio a conflitos
Edifica: Através do diálogo franco, buscar entendimento e soluções consensuais, pelas quais ambos se sintam satisfeitos.
Destrói: Transformar desentendimentos em brigas acirradas com inflexibilidade, intolerância e impaciência.
9. Diante de intromissões de terceiros
Edifica: Entender a importância de blindar o casamento contra tudo e todos que possam provocar discórdia no lar; unir-se ao cônjuge e, de forma assertiva, não aceitar qualquer intromissão.
Destrói: Deixar-se levar pela opinião dos outros, implantar controvérsia e discutir com o cônjuge.
10. Quando o cônjuge erra
Edifica: Levar em consideração que qualquer pessoa pode errar e se dispor a perdoar, aceitando o arrependimento do cônjuge. Não acumular mágoas e procurar resolver a situação da melhor forma possível.
Destrói: Culpar, cobrar e humilhar o cônjuge. Acumular mágoas.
Qualquer momento na vida a dois pode ser aproveitado para fazer do casamento um encontro de almas e sentimentos. Isso é sabedoria!