6 maneiras de destruir relacionamentos
Uma proposta de reflexão sobre comportamentos totalmente destrutivos, responsáveis pelo desgaste e até mesmo o fim dos relacionamentos.
Suely Buriasco
Uma grande contradição do ser humano é que mesmo tendo a vida social como fundamental é nela que encontra maior dificuldade, mas também é pela interação que aprende e evolui. As diferenças quando devidamente respeitadas tornam-se, pois, alavanca poderosa de progresso pessoal e social, consequentemente provocam aprendizado e satisfação pessoal.
Leia: 5 características de pessoas que se relacionam bem
Para refletirmos sobre o assunto fiz o trabalho inverso e listei cinco maneiras de você destruir seus relacionamentos, sofrer frustração e ficar cada vez mais sozinho:
1- Menospreze o outro
Claro que não existirá entrosamento se você destacar o que há de pior no outro, criticando o tempo todo, sem reconhecer nada que ele faça de bom. Se você é do tipo que gosta de colocar as pessoas “para baixo” saiba que só terá em sua volta as que têm problema com a autoestima e acreditam merecer a mediocridade. E, mesmo assim, não ficarão por muito tempo.
2- Não priorize a lealdade
Em qualquer tipo de relacionamento nenhum golpe pode ser mais baixo do que a traição. A lealdade é fundamental nas relações sadias e representa o elo que une as pessoas pelo amor, amizade e confiança. Se você for desleal estará ferindo o relacionamento, podendo ser um golpe fatal.
Leia: Traição x Carência: Fortalecendo a autoestima e o autocontrole
3- Esqueça o companheirismo
Bons relacionamentos exigem parceria, cumplicidade e reciprocidade. Se você só está junto na alegria ou quando isso lhe interessa, mas quando é hora de somar forças a favor do outro você cai fora, as pessoas acabarão se cansando de você. Afinal, ninguém gosta de conviver com pessoas egoístas e interesseiras.
4- Seja um bisbilhoteiro
Conviver com uma pessoa que está o tempo todo de olho, buscando informações para passar adiante é totalmente inconveniente. Quer acabar com uma relação? Seja o curioso fofoqueiro e aproveite para destilar maledicência e quem sabe colocar ainda uma pitada de calúnia. Um horror de receita!
5- Tente manipular as pessoas
Tem os dias contados um relacionamento no qual alguém quer distorcer as coisas e conduzir as pessoas a pensarem da sua forma ou a agirem por sua conveniência. Querer forçar mudança na vida das pessoas também é uma forma de manipulação e significa que o relacionamento está doente e corre grande risco.
Leia: Por mais que eu me esforce, ele não muda!
6- Inveje
Pessoas invejosas ficam cada vez mais tristes, sozinhas e frustradas, preocupam-se tanto em desejar o que é do outro que esquecem de construir uma vida melhor para si mesmo. O invejoso que não se iluda, em algum momento as pessoas perceberão e verão nele uma pessoa negativa da qual quererão distância.
Quando os problemas de relacionamento se avolumam, vale a pena fazer uma autoanálise e observar se você não tem se comportado de forma a afastar as pessoas de você. A partir do diagnóstico de alguma atitude negativa será possível iniciar um trabalho de superação, eliminando em si próprio o que tem bloqueado a vida feliz em sociedade.
Lembre-se que toda a mudança deve começar em você. Bom trabalho!
Leia também: 10 soluções que transformam uma pessoa reativa em proativa perante situações difíceis