6 razões pelas quais você está definitivamente despreparado para casar-se

Quer estar preparado antes de assumir um compromisso sério com a mulher amada? Este artigo é para você!

Suely Buriasco

O casamento é um passo muito sério e, portanto, jamais pode ser encarado como uma aventura. A leviandade no momento dessa decisão é responsável por grande sofrimento. Fala-se muito no quanto a mulher precisa se preparar para assumir o papel de esposa, mas a responsabilidade do homem não é menor e deve ser considerada com a mesma importância.

Leia: 7 coisas que péssimos maridos têm em comum

Se você tem pensado em se casar, reflita sobre algumas razões que demonstram que você ainda não está pronto para assumir tão sério compromisso.

1- Você se fundamenta na paixão

Estar apaixonado é um grande impulso para desejar uma vida em comum, mas para que essa construção aconteça efetivamente é preciso muito mais que decisões impetuosas. Até porque, conforme explico nesse vídeo, é comum que a paixão perca a intensidade com o tempo e se não houver sentimentos mais consistentes, como o amor, a tolerância e a amizade, o relacionamento se deteriora.

2- Compromissos incomodam você

É preciso uma autoanálise quanto à forma como você encara seus compromissos, pois se você se aborrece em se sentir obrigado a desempenhar funções, vai acabar se irritando com seu cônjuge. A vida a dois é permeada por sérias e inadiáveis obrigações, o que significa que você estará assumindo compromissos importantes e intransferíveis.

Advertisement

3- Fidelidade não é o seu forte

Mesmo estando apaixonado, você não deixa de olhar para as outras mulheres e, muitas vezes, não fica só nos olhares. Você prefere acreditar que uma paquera ou mesmo um relacionamento virtual nem podem ser chamados de traição e, ainda, considera que um relacionamento puramente sexual não atrapalha um amoroso, pois “são coisas diferentes”, então ainda não entendeu a amplitude da fidelidade.

4- Você quer manter a sua vida de solteiro

Claro que é fundamental manter a sua individualidade, mas a vida de solteiro precisa ter um fim no momento em que você se compromete com outra pessoa. Isso não significa que você terá que se desfazer de seus “hobbies” ou divertimentos mas, certamente, terá que fazer profundas adequações na sua rotina.

Leia: Autorrealização no casamento: Individualidade & Individualismo

5- Você prioriza seus projetos pessoais

É essencial focar em projetos pessoais, ter aspirações e lutar por elas, mas a vida a dois exige uma comunhão muito ampla. Assim, o “eu” é de suma importância, mas o “nós” precisa ser priorizado. Dessa forma, projetos pessoais também precisam passar por adaptações, o ideal é que se desenvolva a parceria e os cônjuges se auxiliem em seus projetos.

6- Dependência familiar

Viver com os pais, sendo dependentes deles, seja material ou emocionalmente é sinal de imaturidade. Ter condições financeiras para começar uma nova família e saber administrar o próprio dinheiro é fundamental para a saúde do relacionamento. Mas a dependência emocional não é menos importante. A influência da família de origem é um dos fatores decisivos para o desgaste dos casamentos e um homem que não tem segurança para saber impor limites não está preparado para enfrentar os desafios da vida a dois.

Advertisement

Leia: Como vencer a dependência emocional

Se você se encaixou nesses itens vale pensar em formas de se preparar melhor antes de assumir compromissos mais sérios e envolver outra pessoa na sua vida.

Leia também: 10 dicas para começar bem o casamento

Toma un momento para compartir ...

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.