15 talentos e hobbies que lhe ajudam a ganhar dinheiro

Talvez esteja nos seus momentos de lazer ou em uma de suas paixões, uma maneira de criar ou aumentar sua renda.

Stael Ferreira Pedrosa

Muito se tem falado atualmente sobre “Fazer o que se ama” e ser feliz para sempre. É bom fazer o que se ama, mas também precisamos fazer o que é necessário. Repito isso aos meus filhos a cada vez que me dizem que não gostam de arrumar o quarto ou a cozinha.

Mas, muitas vezes aquilo que amamos fazer pode se tornar uma fonte de renda. Seja artesanato ou consertar coisas. Ou pode ser o desemprego que nos obriga a tal. Segundo o SEBRAE, mais de 1,5 milhão de empreendedores usam a própria casa como sede da empresa, e são negócios gerados a partir dos hobbies desses empresários. Aqui vão algumas ideias:

Leia: Quando o desemprego bate como sobreviver e prosperar

1. Fotografia

Fotos de qualidade podem render um bom dinheiro. Seja fotografando casamentos, formaturas, aniversários, ou vendendo as fotos em sites como o Shutterstock ou Flickr. Quanto mais investir em técnicas e qualidade, maior pode ser seu ganho.

Leia: Preciso trabalhar mas quero ficar com meus filhos, e agora?

Advertisement

2. Escrever e / ou traduzir

Se você domina a ferramenta, ou seja, a língua, pode ser um ótimo meio de ganhos. Você pode tentar escrever um livro técnico sobre algum assunto que domine ou um romance. Pode ainda trabalhar como free lancer e vender seu trabalho para diversos sites ou editar livros. Da mesma forma, se você domina algum outro idioma (é necessário domínio do português), por que não fazer traduções?

3. Reparos

Seja de computador, chuveiro ou ferro de passar, todos precisam de um conserto em algum eletrodoméstico. Também pode ser reparo de roupas, ou sapatos.

4. Formatar computadores

Se você gosta de “mexer” com computadores, entende bastante do assunto, você pode abrir um negócio de montagem e/ou formatação de computadores e incluir outros serviços como reparos de videogames e venda de softwares e suprimentos de informática.

5. Criação e edição de vídeos

Se você ama fazer seus vídeos e postar na internet, talvez seja hora de aprofundar-se no assunto e começar a criar e editar filmes sob encomenda. Muitas pessoas não sabem como criar vídeos para vender ou divulgar seus produtos e serviços ou filmar um evento familiar. Comece a oferecer seu trabalho.

6. Criação e manutenção de websites

Outro problema para o qual você pode ser a solução. Muitas pessoas querem vender seus produtos ou divulgar seus trabalhos na internet e não sabem como fazê-lo. Se você adora esse nicho do mercado, vá em frente. Ofereça seu conhecimento e ajude muitas pessoas a divulgarem seus produtos e a manterem seus websites funcionando bem e ganhe por isso.

Advertisement

7. Carpintaria

Atualmente é difícil encontrar um carpinteiro. Encontrar um bom carpinteiro então, é quase impossível. Percebi isso quando precisei dos serviços de um. Se você ama consertar, customizar ou mesmo criar móveis, faça disso um negócio. As encomendas vão chover.

Leia: Como restaurar um móvel de madeira em casa

8. Cozinhar

Se você cozinha bem e faz sucesso com suas guloseimas nas festas, por que não transformar esse talento em uma fonte de renda? Salgados e doces para festas sempre são procurados, bolos artísticos e temáticos (envolve curso profissionalizante), comida congelada, ou mesmo fornecer refeições a empresas na vizinhança pode trazer uma boa renda. Veja dicas aqui.

9. Mecânica de autos

Se você ama carros e sabe tudo sobre eles, talvez seja hora de se dedicar a essa paixão e abrir uma oficina até mesmo no seu quintal. Não precisa atuar como um engenheiro mecânico, mas simplesmente fazer aqueles reparos comuns que quase todo mundo necessita em seus carros.

10. Artesanato

As mulheres compõem a maioria nesse nicho. E estão ganhando o mercado. Artesãs incríveis estão fazendo peças inacreditáveis. Seja vendendo, ou ensinando, é possível ganhar um bom dinheiro através das habilidades manuais como cartonagem, patchwork, costura, decoração de festas, vestuário, brinquedos e jogos educativos, sabonetes, velas artesanais, etc. As opções são ilimitadas.

Advertisement

11. Desenho artístico

Se você desenha bem pode ser hora de usar o hobby para ganhar dinheiro. Esse site tem dicas de como começar a faturar com desenhos. Muitos desenhistas brasileiros que começaram a desenhar como hobby já estão trabalhando para a Disney ou Pixar. O site lista alguns.

12. Blogar

Se você tem paixão por algum assunto em particular pode começar a fazer um blog. Muitas garotas fazem blog de maquiagem, por exemplo, e conforme vão aumentando os acessos, algumas empresas firmam parceria de divulgação de produtos o que acaba por render um bom dinheiro. Quer algumas ideias? Veja aqui.

13. Coaching

Essa palavra está se tornando bastante popular na internet. É basicamente tornar-se um treinador ou instrutor sobre determinado assunto que você domina. Desde arrumar armários, passando por culinária, até relações interpessoais, aconselhamento profissional. Nos Estados Unidos o mercado de coaching é bem amplo e existem especialistas em inúmeras habilidades vendendo seu conhecimento. Veja aqui se você tem o perfil.

14. Música

São tantas as oportunidades de ganhar dinheiro com a música que certamente falar sobre isso vai parecer redundante. Mas, se você gosta e é bom em tocar um instrumento ou cantar, tire proveito disso. Muitos cantores líricos se apresentam em casamentos e outros eventos. Você pode cantar em um bar, festas ou ensinar teoria musical, piano, violão, etc. Muitos músicos ficaram conhecidos através do Youtube. Veja algumas dicas neste site.

15. Stand ups

Se você é realmente engraçado, sabe contar histórias interessantes e divertidas e é desinibido, por que não tentar um salto maior e fazer comédia stand up? Se você não sabe por onde começar, esse site tem dicas interessantes.

Advertisement

Lembre-se, tudo pode ser divulgado gratuitamente nas mídias sociais. O importante é começar!

Leia tanbém: 20 ideias de trabalho em casa

Toma un momento para compartir ...

Stael Ferreira Pedrosa

Stael Ferreira Pedrosa é pedagoga, escritora free-lancer, tradutora, desenhista e artesã, ama literatura clássica brasileira e filmes de ficção científica. É mãe de dois filhos que ela considera serem a sua vida.