Tudo o que você precisa para uma Festa Junina com toda a família
Um povo sem tradição é um povo sem história. Por isso devemos manter as tradições sadias para que a história não se perca no tempo, mas se preserve para as novas gerações.
Beth Proenca Bonilha
Se existe uma coisa que não é difícil de fazer é preparar festa em família, pois qualquer coisa vira motivo para comemoração, quando a família é alegre e gosta de se reunir.
Se sua família é do tipo animada e gosta de estar junto, aproveite para preparar um belo “Arraial” em sua casa.
O que não pode faltar em uma festa junina:
-
Bandeirinhas
-
Música
-
Dança
Advertisement -
Comida e bebida típica
-
Brincadeiras
-
E caracterização dos convidados
7 receitas de doces tradicionais para festas juninas
Modo de fazer
Combine com sua família o local, a hora e a divisão das tarefas.
-
Bandeirinhas – tradicionalmente são feitas de papel de seda colorido, em um dos dois formatos típicos. Unidas uma a uma em um cordão ou barbante com cola ou fita adesiva.
-
Música – a música é tipicamente regional, conhecida como sertaneja raiz, normalmente tocada por sanfona e violão.
-
Dança – a tradicional “quadrilha” onde se encena um casamento em que os convidados que estão a caminho passam por diversas situações, narradas pela pessoa que orienta o que os casais devem fazer e se encerra com o pai da noiva obrigando o noivo a se casar com sua filha.
-
Comida típica – receitas de pratos à base de amendoim, pipoca, fubá, milho e doces caseiros. As bebidas como quentão e vinho quente podem ser feitos sem o uso de álcool, ficam saborosos e garantem que a festa continue sem que alguém que exagere na bebida acabe estragando a festa.
-
Brincadeiras:
Advertisement -
Correio elegante – cartões com mensagens que as pessoas trocam entre si.
-
Cadeia – alguém pede que os responsáveis pela prisão “prendam” a pessoa indicada, que para sair deve pagar uma prenda.
-
Derruba latas – um espaço reservado para que as pessoas tentem derrubar todas as latas empilhadas a certa distância atirando uma bola. Quem conseguir ganha um brinde.
-
Jogo de argola – o objetivo é lançar de certa distância argolas que devem se encaixar envolvendo completamente garrafas ou caixas fixadas em uma base. Quem conseguir, ganha um brinde.
-
Pescaria – esta é a alegria das crianças. Em uma bacia com areia onde peixes de papelão são encaixados ficando com a boca ou calda para cima que deve ter um furo, suficientemente grande, para que se consiga pescá-los com o anzol feito de arame preso na ponta de um barbante que está fixado em um pedaço de bambu. Cada peixe tem a indicação do prêmio que o pescador irá receber.
Advertisement
Caracterização
No convite deve ser solicitado que os convidados estejam a caráter, com vestidos e roupas de “caipirinha” predominantemente xadrez, e flores. Deve ter a noiva, o noivo e um líder religioso para celebrar o matrimônio, além do coronel que será o pai da noiva. Se o espaço permitir, uma fogueira pode ser acesa e mantida até o final.
4 receitas de bebidas sem álcool para Festas Juninas
Festa junina faz parte da tradição de nosso país. O mês de junho é marcado pelas fogueiras, quadrilhas, bandeirinhas e comidas típicas da roça para lembrar as origens e a miscigenação de nosso povo, que se formou com a união dos europeus, africanos e índios.
Um povo sem tradição é um povo sem história. Por isso devemos manter as tradições sadias para que a história não se perca no tempo, mas se preserve para as novas gerações.