7 valores importantes para nossa família
Compartilho aqui um conjunto de diretrizes que eu uso como bússola para manter a nossa família no caminho certo.
Dave Willis
Este artigo foi publicado originalmente no blog de Dave Willis. Foi reproduzido aqui com permissão. Traduzido e adaptado por Sarah Pierina.
Ontem à noite, minha brilhante e bela esposa, Ashley, e eu saímos em um encontro. É uma tradição semanal para fugir e se reconectar e é um dos hábitos mais valiosos que desenvolvemos em nosso casamento. Neste encontro, tínhamos nosso recém-nascido conosco, mas um encontro com um bebê é melhor do que não ter um encontro!
Acabamos indo a um novo restaurante recém inaugurado em nossa cidade. Augusta, Georgia não é uma cidade muito grande, então sempre que um novo restaurante vem para a cidade é uma grande coisa para nós! Ficamos animados para conhecer o lugar e tirar algumas selfies. Eu sou meio estranho assim mesmo.
Quando estacionamos, eu desci da minivan e me virei, vendo que tinha estacionado de uma maneira terrível. Eu não estava nem perto de estar dentro das linhas. Eu tentei descobrir porque havia estacionado tão mal e percebi que eu tinha usado o carro ao meu lado para me guiar ao invés de olhar para as linhas no chão. Ele estava mal estacionado, então agora eu também estava mal estacionado.
Quando se trata de criar uma família, eu acho que nós podemos cometer o mesmo erro crítico. Em vez de basear o nosso “sucesso” em um padrão específico (como as linhas do estacionamento), baseamos nossa decisão no que os outros ao nosso redor estão fazendo (independentemente se eles estão dentro das linhas ou não).
Embora seja ótimo aprender com os outros e ter mentores, nossos padrões de casamento e parentalidade nunca podem vir de comparações. O legado de nossa família deve estar enraizado em algo mais sólido. Se nós não soubermos qual é o nosso alvo, sempre iremos errar!
Abaixo está um conjunto de diretrizes que eu uso como bússola para manter a nossa família no caminho certo. Eu cometo erros todos os dias (literalmente), mas saber o padrão me ajuda a fazer correções e seguir em frente. Se você não tiver um conjunto de padrões como este, eu o incentivo a examinar seus objetivos e valores e, em seguida, desenvolver suas próprias normas.
Nossos sete padrões para o sucesso como uma família (em nenhuma ordem específica):
1. A palavra de Deus (Bíblia) é a palavra final
Minhas opiniões e sentimentos mudam a cada minuto, então se eu estiver baseando minhas decisões parentais em algo inconstante, nossa família não vai ser ancorada a nada. A Bíblia fornece um roteiro claro de como um casamento e família devem funcionar.
2. Um casamento saudável faz de mim um pai melhor
Eu tenho visto muitos casais colocar seus casamentos de lado enquanto criam seus filhos, e acabam com um ninho vazio e um casamento vazio! Dê aos seus filhos a segurança que vem ao ver sua mãe e pai em uma relação de compromisso e amor um com o outro. Tenha o tipo de casamento que faça os seus filhos realmente quererem se casar algum dia!
3. Cada temporada é uma dádiva, então valorize cada momento!
É fácil querer apressar as dificuldades da infância ou da adolescência, mas quando estamos sempre tentando nos apressar para a próxima etapa, perdemos as inúmeras bênçãos da fase em que estamos. Valorize cada momento.
4. Tempo é a chave dos relacionamentos
Não existe isso de “tempo de qualidade”, porque todo tempo tem a mesma qualidade. Não há nenhum atalho para investir uma grande quantidade de tempo em nossa família. O tempo é nosso maior bem e a maneira mais poderosa de investirmos em nossa família.
5. Deve haver amor incondicional e expectativas elevadas
O amor é dado plena e livremente, independente do desempenho. Nossos filhos devem saber que nós os amamos, não importa o que aconteça, mas eles também devem saber que os amamos demais para permitir que eles se contentem com menos do que o melhor que eles podem ser. Isto lhes dá a liberdade de falhar com graça, ter sucesso com humildade e acreditar em si mesmos.
6. O sucesso se vê em relacionamentos, e não em realizações
Realizações e elogios são bons, mas notas altas e salários bons não são nada em comparação ao grande valor de nossa família e amizades. Qualquer “sucesso” que alcançamos à custa de nossos entes queridos não é um sucesso real. No final da minha vida, minha fé e família serão tudo o que importa, e eu não quero esperar até lá para torná-los minha maior prioridade!
7. Escolha a fé sobre o medo
Queremos abraçar a aventura que Deus tem para nossas vidas com coragem e entusiasmo. Não há espaço suficiente em nossas vidas para o medo e a fé, então a cada dia, temos que decidir qual deles vai ficar.
Leia também: Edificando sua família com valores e princípios cristãos