Como saber se Deus respondeu sua oração

Você aguarda ansioso por uma resposta de Deus? Talvez Ele já tenha lhe respondido, mas você não percebeu.

Erika Strassburger

Muitas pessoas oram a Deus por algo que necessitam e, depois de algum tempo aguardando uma resposta, chegam à conclusão que a resposta simplesmente não veio, já que aquilo que pediram não aconteceu, ou, pelo menos, não da forma como esperavam.

Será que é dessa forma que Deus responde às nossas orações, fazendo todas as nossas vontades?

A maneira mais eficaz de saber que Deus escutou as nossas orações, que fará algo para nos ajudar e, principalmente, fará o que precisa ser feito, é dando-nos paz sobre o assunto em questão. Esse é o aval de Deus. Este sentimento vem pela influência do Espírito Santo.

Quando sentimos paz no coração depois de inquirir a Deus sobre determinado assunto, é como se Ele nos dissesse:

  • “Fique calmo, meu filho, estou cuidando disso.”

    Advertisement
  • “Tudo vai dar certo no final.”

  • “Vá em frente, você está no caminho certo.”

  • “Isso está certo.”

Por outro lado, quando sentimentos como medo, inquietação ou confusão tomam conta de nossa mente e coração, é como se Deus dissesse:

  • “Não vá adiante nisso, não vai dar certo.”

    Advertisement
  • “Isso está errado.”

  • “Isso não é bom para você.”

  • “Você não terá (ou não merece) isso nesse momento.”

A indignidade atrapalha nossa comunicação com Deus

A indignidade pode impedir que consigamos entender o que Deus quer nos dizer, pois o pecado tira nossa paz de espírito e nos deixa insensíveis aos sussurros do Espírito Santo.

Então, se estamos pecando gravemente contra Deus e/ou nosso próximo, nossas orações iniciais devem incluir pedidos como: força para abandonar os vícios ou práticas imundas, perdão pelos erros, coragem para mudar. Ou seja, precisamos primeiramente nos esforçar para colocar nossa vida em ordem, então os “ruídos do pecado” deixarão de ser uma interferência na nossa comunicação com o Pai, e teremos direito às bênçãos que Ele reservou para nós.

Advertisement

Leia: Como viver seus valores num mundo sem valores

Oração respondida NÃO é sinônimo de pedido atendido

Esse é um equívoco comum no meio cristão. Muitos acham que Deus precisa atender nossos pedidos, caso contrário, as orações não foram respondidas.

Quando oramos a Deus, devemos colocar nossos problemas em Suas mãos. Pedir-Lhe o que precisamos ou expressar nossos anseios; contudo, depois de derramarmos nossa alma em súplica, precisamos dizer-Lhe com toda a sinceridade de nosso coração: “Que Tua vontade seja feita acima de tudo”. Essa é a verdadeira maneira de orar. Devemos amá-Lo a ponto de confiar cegamente nos Seus julgamentos, desígnios e intervenções, sejam eles quais forem. Ele jamais fará qualquer coisa que não seja para o nosso bem. Então, podemos ficar tranquilos de que o melhor acontecerá, ainda que não seja o que esperávamos.

Precisamos contentar-nos com as respostas que recebermos

Estamos dispostos a aceitar um “não” de Deus, a seguir Seus conselhos? Ou preferimos aconselhá-Lo? Sim, quando somos insistentes em nossos pedidos depois de ter entendido sua resposta negativa, estamos tentando dar conselhos a Ele. Para o nosso bem, é bom aceitarmos a Sua vontade, porque Ele é onisciente, é perfeito em seus julgamentos; e nós, muito limitados, imperfeitos e muito insensatos e orgulhosos, caso achemos que nossa vontade seja superior a Dele.

Precisamos fazer a nossa parte

Não podemos esperar que Deus nos dê de bandeja aquilo que podemos fazer por nós mesmos. Então, muitas vezes o certo a fazer quando recebemos paz no coração, é lutar arduamente pelas coisas que desejamos, em vez de esperarmos de braços cruzados.

Advertisement

O tempo do Senhor

Depois que o Santo Espírito nos trouxer paz sobre o assunto, devemos continuar fazendo a nossa parte com paciência. Uma das definições de paciência é “esperar no Senhor”, esperar ativamente e perseverar. É aceitar que as coisas aconteçam dentro do tempo que Ele estabeleceu sem desanimar nem desistir.

Quais os canais de comunicação com Deus?

Nós conversamos com Deus por meio da oração, e Ele fala conosco por meio dos seguintes canais, entre outros:

  • Escrituras sagradas.

  • Pensamentos persistentes, impressões, ideias.

  • Sonhos.

    Advertisement
  • Seus servos, quando estão em sintonia com Ele.

O Senhor pode inspirar a mim e a você, se estivermos dignos, a fazer ou dizer algo que possa responder à oração de alguém. Antes de começar a escrever este artigo, orei por inspiração, pedindo que minhas palavras pudessem ser a resposta às orações de alguns de vocês. Que todos nós possamos nos colocar à disposição de Deus para responder as orações de nossos irmãos, através de nossas palavras inspiradoras, do nosso auxílio, serviço e bondade.

Leia também: Como orar com eficiência

Toma un momento para compartir ...

Erika Strassburger

Erika Strassburger nasceu em Goiás, mas foi criada no Rio Grande do Sul. Tem bacharelado em Administração de Empresas, trabalha home office para uma empresa gaúcha. Nas horas vagas, faz um trabalho freelance para uma empresa americana. É cristã SUD e mãe de três lindos rapazes, o mais velho com Síndrome de Down.