Seu filho tem problemas de aprendizagem? Pode ser um destes problemas
A criança vai mal na escola, não aprende a ler nem escrever e os pais se desesperam. O que o meu filho tem?
Stael Ferreira Pedrosa
Segundo especialistas em educação, 1 em cada 10 crianças tem problemas de aprendizagem. É preocupante, pois as crianças com déficit cognitivo tendem a disfarçar o que consideram “burrice” com mau comportamento. A associação de advogados e estudantes de Direito americana – American Bar Association, estabeleceu uma relação estreita entre déficits de aprendizagem não tratados em tempo e delinquência juvenil.
Nem sempre é fácil perceber o problema que impede a criança de aprender da maneira que seus pares aprendem. Podem ser inúmeras causas, variando desde práticas didáticas ineficazes, Déficit de Atenção, retardos, oligofrenia, autismo ou espectros autistas, dislexia, problemas de visão, audição, emocionais e até genialidade; ainda duas ou mais causas associadas como hiperatividade e déficit de atenção (TDAH), dislexia e genialidade, etc.
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Como saber qual o caso do seu filho
A criança começa a demonstrar sinais de dificuldade em aprender a partir geralmente dos 5 anos de idade. Segundo artigo na revista Época, no Brasil e em outros países em desenvolvimento, pesquisadores estimam que de 40% a 42% dos alunos nas séries iniciais tenham dificuldades para aprender. Destes, 4% a 6% têm transtornos de origem neurobiológica, ou seja, são poucos os que têm realmente alguma doença que impeça o aprendizado.
As dificuldades mais comuns da criança que não aprende
A psicopedagoga Luciane Sperafico aponta as mais comuns queixas relatadas pelos professores com relação aos alunos que não estão aprendendo:
Falta de atenção;
Dificuldade na leitura e na escrita;
Dificuldade na matemática;
Dificuldade nos processos de pensamento;
Dificuldade nas atitudes de trabalho.
Ainda segundo a pedagoga os maiores problemas que dificultam o aprendizado são a dislexia, a disgrafia, discalculia e o TDAH
Dislexia
É um transtorno neurobiológico, genético que afeta a capacidade de compreender as letras e sua relação com a escrita. Embora o disléxico seja uma pessoa de inteligência normal e algumas vezes até acima da média, as dificuldades de leitura podem fazer parecer que ele tenha algum tipo de retardo ou seja preguiçoso, o que absolutamente não é verdade. Pode ser tratado e a criança pode superar as dificuldades.
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Disgrafia
Se caracteriza por uma escrita irregular, desconexa e feia. Geralmente se apresenta desalinhada e desorganizada na página. A percepção das letras costuma ser como na dislexia, sendo a dislexia dificuldade para ler e disgrafia de escrever. Pode ser também um problema motor – dificuldade de “desenhar” a letra como a vê. Há que se investigar as causas que são diversas, inclusive problemas no desenvolvimento motor.
Discalculia
A criança apresenta grande dificuldade no aprendizado da matemática. Dificuldades com abstração mental, somar moedas, conceitos matemáticos, sequências, medidas, entre outras. Não tem a ver com baixo QI e tampouco é uma deficiência mental, embora seja neurológica. A criança que não é diagnosticada a tempo, pode apresentar problemas comportamentais, medo de novas experiências de aprendizado, fobia do ambiente escolar, agressividade, apatia e desinteresse.
TDAH
Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade é um transtorno neurológico, de origem genética que causa um comportamento agitado e descuidado. A criança parece lerda: perde material escolar, nunca sabe onde estão suas coisas, não se lembra das datas de provas e ou entrega de trabalhos. São geralmente muito agitadas, curiosas, mexem em tudo, querem sair da sala e às vezes se desligam em sua interiorização.
Sua maior dificuldade é manter a atenção por tempo prolongado. Querem atividades novas e mudança de atividades o tempo todo. São impulsivas, terminam as frases dos outros, não gostam de esperar a vez, são as primeiras a darem as respostas. São geralmente inteligentes e as dificuldades das notas vem mesmo da falta de atenção e erros por descuido em provas.
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Primeiros passos
Sem dúvida o primeiro passo a ser dado no sentido de ajudar a criança com dificuldade de aprendizado é o diagnóstico correto feito por um profissional educacional (psicopedagogo) e um neurologista.
Se seu filho apresenta algumas das dificuldades acima, busque ajuda. Você estará contribuindo muito para a saúde e felicidade do seu filho.