6 coisas nojentas que o refrigerante faz dentro de você

Sim, refrigerante faz mal – mas você não poderia imaginar que fosse tanto.

Erin Adair

Todos nós já ouvimos isso, e não queremos acreditar – especialmente quando tem batatas fritas, as bebidas borbulhantes estão presentes. Quer seja na sua mesa agora, ou dentro da geladeira, é possível que o refrigerante faça parte da sua vida. Uma recente pesquisa da Gallup descobriu que 48 por cento dos americanos tomam um ou mais copos de refrigerante por dia – e sete por cento relatou que bebe quatro ou mais por dia.

Veja por que você deveria querer reduzir aquele refrigerante (ou mesmo substituí-lo totalmente):

1. Ossos e dentes

O ácido fosfórico é um agente corrosivo encontrado em fertilizantes, sabonetes, polidores e tinturas. Também é encontrado na Cola. (Já ouviu falar de usar a Cola para limpar cromo?) Geralmente, as pessoas que bebem refrigerante recebem menos cálcio e mais fósforo, desequilibrando a balança de remodelação óssea e desenvolvendo a osteoporose (perda de densidade óssea).

Bebidas açucaradas também contribuem para o acúmulo de placa, cáries, gengivite e (respire fundo) para más notícias dadas pelo dentista!

Leia: 10 coisas terríveis que você está comendo sem saber

Advertisement

2. Hormônios reprodutivos

Um estudo da Harvard mostrou que o BPA (um componente encontrado em muitas garrafas de refrigerante) pode diminuir a fertilidade. Essa não é apenas uma preocupação para as mulheres. O alumínio em latas de refrigerante pode diminuir a fertilidademasculina.

3. Mente

Os refrigerantes açucarados aumentam gradativamente o açúcar no sangue, aumentando o risco de demência e interferindo na capacidade do cérebro de criar memórias. Se você é adepto da linha diet, saiba que o aspartame no seu refrigerante pode contribuir para dores de cabeça, olhos embaçados e problemas de memória.

4. Humor

A FDA (Administração de Drogas e Alimentos) tem ligado o aspartame à depressão grave. A depressão clínica afeta cerca de 6,7 por cento dos adultos nos EUA a cada ano. O aspartame aumenta esse risco em até 36 por cento! Se você se sentir continuamente triste ou inútil e perder o interesse em atividades pelas quais costumava ter interesse, pode ser a hora de desistir do refrigerante – e buscar orientação médica.

Leia: 8 tipos de comida que você deve evitar a todo custo

5. Barriga

Pesquisadores demonstraram que a substituição de refrigerantes açucarados por água fará diminuir essa protuberância que tanto incomoda. Para os adeptos do refrigerante diet, um estudo do Centro de Ciência da Saúde da Escola de Medicina da Universidade do Texas descobriu que as pessoas que bebem refrigerante diet têm 70 por cento a mais de aumento em suas cinturas do que os que não bebem. No decorrer de 9 anos e meio, aqueles que bebiam frequentemente – dois ou mais refrigerantes diet por dia – experimentaram 500 por cento a mais de aumento em suas cinturas do que aqueles que não o fizeram.

Advertisement

6. Envelhecimento

Os pesquisadores da Universidade da Califórnia – São Francisco (UCSF) descobriram que o consumo de 600 ml de refrigerante por dia pode levar embora 4,6 anos de sua vida. O consumo de sódio também está ligado a doenças cardíacas, diabetes e certos tipos de câncer. Isto é, vale a pena pegar uma água para beber!

Então, aí está, pessoal. O refrigerante está apodrecendo seus dentes, está tornando você deprimido e esquecido, e está levando embora alguns anos de sua vida. Mas não se preocupe, há água de sobra por aí.

Leia também: Os vilões: Embutidos e carnes vermelhas

_Traduzido e adaptado por Erika Strassburger do original 6 disgusting things soda is doing inside your body

Toma un momento para compartir ...

Erin Adair

Erin Adair lives in Sandy with her husband & tiny dog Violet. Follow at