Voltar a estudar na vida adulta: Como encontrar motivação
Você tem o desejo mais não tem a motivação? Leia estas 6 dicas que podem ajudá-lo a sentir-se preparado para retomar os estudos. E lembre-se: ter tempo é uma questão de escolha.
Bianca Braun
Independente do motivo que fez você parar de estudar, seja o ensino fundamental que você teve de largar quando criança, o ensino médio que estava atrapalhando seu primeiro emprego, ou a faculdade que teve que trancar por uma razão ou outra que no momento pareceu mais importante, você, em algum momento, sentirá a necessidade de retomar aquilo que não pôde concluir.
Você pode achar que já está tão cheio de compromissos, ou se acha muito velho para ser incluso em uma turma de jovens ou apenas pensa que não é mais importante. E é aí que você se engana, pois adquirir conhecimento não é apenas direcionado aos jovens, mas deve ser adquirido em todas as fases da vida, pois é muito importante aprimorar-se dia após dia. Esse é o real sentido de nossa vida: buscar o progresso pessoal.
Então aqui vão algumas dicas importantes para analisar ao buscar motivação para você que já está em uma fase mais madura de sua vida:
1. Analise o passado e pense no futuro
Se você está sentindo o desejo de voltar aos estudos por ter se dado conta do quanto isso poderá ser útil em sua vida, você já deu o primeiro passo. Para muitas pessoas, é difícil encontrar motivação, pois não se dão conta do quanto isso pode aprimorá-las e dar um sentido a mais em suas vidas. Se esse é o seu caso, pare e faça uma análise das oportunidades que você perdeu por não ter concluído seus estudos. Analise o quanto isso mexe com sua autoestima, pois o conhecimento também é um fator importante para nos sentirmos de bem com a vida.
Olhe para seu futuro com entusiasmo, sabendo que só você pode torná-lo mais atrativo e promissor. Tenha um pensamento positivo no porvir, e assim será mais fácil ter a determinação que você precisa. Imagine-se tendo um diploma em mãos, imagine-se já com o progresso que você adquirirá com seus estudos e certamente a sua motivação começará a transparecer com mais intensidade.
2. Não se compare a outras pessoas
A sua motivação pode acabar a partir do momento em que você começar a se comparar com outras pessoas. Lembre-se que cada pessoa é diferente, cada um tem seus limites e suas habilidades, então se concentre nos seus objetivos e onde VOCÊ quer chegar. E só a partir de seus esforços você vai saber o quanto você é capaz.
3. Organize-se
Aquela frase comum: “mas eu não tenho tempo”, acaba definitivamente com qualquer plano de progresso. Tire essa frase de sua mente para sempre. Tempo é uma questão de escolha e de prioridades.
4. Faça metas menores para realizar objetivos maiores
Faça um teste vocacional, procure conhecer as faculdades próximas, estude as opções que você tem até escolher algo que goste, esteja ligado a sua carreira ou mesmo algo completamente diferente que você queira desenvolver. Tenha um plano de ação. Leia o artigo Definindo um plano de ação para o cumprimento de metas.
5. Prepare-se financeiramente
Fazer uma faculdade, começar um curso profissionalizante, transformar um talento em negócio e obter o conhecimento necessário para realizar seu sonho depende de organizar as finanças e buscar opções que lhe ajudem a alcançar os objetivos. Abra uma poupança e verifique o orçamento familiar. Busque entidades que ofereçam bolsas de estudo, trabalhos na faculdade que possam ajudar com o pagamento das mensalidades. Se você não se preparar financeiramente, pode ter que abandonar seu sonho pela metade, por isso é bom planejar e preparar-se. Leia também o artigo 7 dicas úteis sobre como pagar a faculdade.
6. Trabalhe, estude e não desista
Agora está em você tomar uma escolha que mudará e trará um novo sentido a sua vida. Tome a decisão, trabalhe o quanto precisar para realizar o sonho de uma faculdade, estude e dedique-se, sem onerar a vida em família, sabendo colocar as coisas mais importantes como prioridade.
Sua vida poderá melhorar ainda mais se você buscar o conhecimento necessário para garantir um bom currículo, ou somente para garantir o bem mais precioso que o ser humano possui, que é a capacidade de agregar conhecimento e usá-lo com sabedoria.
Vá em frente, tenha como meta nunca desistir de seus objetivos, pois você é capaz.