10 princípios bíblicos para aumentar o romance no casamento
Acredite, pequenas mudanças vão ajudar você por em prática os sentimentos naturais de amor, e desenvolver atitudes essenciais para um casamento de sucesso.
Bianca Braun
Romance é uma palavra que conjuga muitas atitudes em um relacionamento: sair para jantar, olhares, música lenta. E também inclui um passeio no parque, assistir a um filme no cinema, tudo que inclui satisfação para o casal. Romance se define em cortejar um ao outro, estar com alguém e agir de maneira que sua companhia seja agradável.
Para alguns casais, o romance é mais fácil antes do casamento. Não há crianças para dar atenção e as finanças parecem estar mais sob controle. Porém, no casamento, o desejo é essencial para o romance. Talvez, você esteja saindo mais com os amigos ou dando mais atenção para as crianças do que para seu cônjuge.
Seguem 10 princípios para ajudar você a resgatar o comportamento que lhe fazia atraente para seu cônjuge:
1. Comuniquem-se
É simples como parece. Você deve estar se falando: “Mas eu converso com meu (a) esposo (a) toda hora”. Não estamos falando de discutir assuntos de família. Mas sim de compartilhar pensamentos, não manter seus sentimentos só para você, mas compartilhar com seu cônjuge. Desligar a televisão, guardar a revista, e reservar pelo menos de 10 a 15 minutos para conversar e realmente escutar e entender um ao outro. Como todo ser humano, maridos e mulheres crescem e mudam, você sempre terá algo novo a aprender sobre seu cônjuge.
6 soluções definitivas para melhorar a comunicação no casamento
Quando isso se tornar um hábito, você verá que esses serão os melhores 10, 15 minutos do seu dia.
2. Mantenha curtos os ressentimentos e desenvolva o perdão
Nada o afasta mais do seu cônjuge do que amargura e ressentimentos. Brigas vão acontecer durante o casamento, mas a escolha é sua de lidar com isso e restituir a paz no casamento ou destruí-la.
Como exortou o apóstolo Paulo em Efésios 4:31-32: “Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia sejam tiradas dentre vós. Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.”.
Opa, ele fez de novo: Como perdoar o seu cônjuge
Cristo nos perdoou, portanto temos o poder e o dever de perdoar, não importa quantos erros a pessoa cometeu. Somente assim, você estará livre das mágoas e livre para amar seu cônjuge. E como resultado será ainda mais amado por ele.
3. Viva abnegadamente
“[…] Servi-vos uns aos outros pelo amor” (Gálatas 5:13). Esse verso não se aplica apenas à vida religiosa ou aos vizinhos. Também e, principalmente, se aplica ao que se refere ao seu marido ou esposa. Não esqueça de que você foi chamado para servir em seu casamento. Seu cônjuge deve ser a pessoa mais importante em sua vida para servir (exceto por Cristo).
Quanto mais você colocar as necessidades de seu cônjuge em prioridade, você irá discutir menos, e irá entender e amar mais. Seus filhos se sentirão mais seguros e felizes. E você se sentirá completo ao trazer alegria ao seu cônjuge através do seu amor e bondade.
4. Use palavras de afirmação regularmente
A língua pode ser uma ferramenta poderosa. Assim como diz em Tiago 3:6, a língua tem poder para contaminar. Do mesmo jeito, uma atitude ou um comportamento mal pensado pode destruir um casamento.
Ao invés de apontar os erros e as faltas do seu cônjuge, comece a reparar os pontos positivos. Ao apreciar as qualidades do seu esposo ou esposa e expressar os seus sentimentos sobre elas, seu cônjuge se sentirá adorado e irá estar cada vez mais sentimentalmente próximo a você.
5. Nunca deixe de dizer “eu te amo”
Não faça do dia do seu casamento o último dia para dizer “eu te amo” ao seu cônjuge. Isso não é suficiente.
As palavras “eu te amo” nunca envelhecem ou se tornam repetitivas demais. Seu cônjuge precisa ouvi-las regularmente, principalmente depois de uma discussão ou desapontamento.
6. Riam juntos
Casamento não é um negócio. É a oportunidade de se tornarem melhores amigos, mas você precisa estar disposto a isso. Pare de ficar relembrando os momentos felizes e divertidos do namoro e traga novas oportunidades de diversão para o casamento.
“O coração alegre é como o bom remédio, mas o espírito abatido seca até os ossos” (Provérbios 17:22).
A receita para transformar seu casamento e acabar com as brigas
Se você está disposto a mudar seu casamento para melhor, tenha espaço para algumas risadas na programação.
7. Domine seus pensamentos
Dizem que o órgão mais sexual do corpo é a mente. Se você não está com o humor voltado ao amor, nada mais estará.
Então, controle seus pensamentos. Mulheres, quando vocês estiverem em intimidades com seu marido, pense nele, nos atributos e nos sentimentos que vocês estão compartilhando. Não pense na lista de coisas que você tem para fazer. Homens, não pensem na sexualidade somente como um desejo carnal, transcenda suas expectativas e aprecie sua esposa como um todo. Como cristãos, temos o Espírito Santo que nos ajuda a controlar nossos pensamentos, então controle todos seus pensamentos em sua esposa.
8. Orem juntos
Sejam espiritualmente íntimos. A intimidade da alma é mais importante do que a intimidade da carne. Cristo é o vínculo que faz o casamento forte e duradouro.
A oração que pode salvar um casamento
Ao orarem juntos, vocês conhecerão melhor um ao outro espiritualmente. Tornando o relacionamento sagrado e respeitoso, construindo um relacionamento íntimo saudável.
9. Revise suas expectativas
Se você sente que seu cônjuge está regularmente desapontando você, talvez não seja completamente as ações dele, talvez sejam suas expectativas. Aquilo que você idealizou com o casamento, o que foi imposto no seu pensamento, “Maridos devem sempre…” e “Esposas devem sempre….”. As regras impostas pela maneira como você vê outros casamentos.
É perfeitamente certo ter metas e objetivos no casamento, mas não é justo criar regras sem compartilhá-las com seu cônjuge e ficar desapontado quando elas não são seguidas. A comunicação é o passo para não se tornar irritado e ser mais compreensível com seu parceiro.
10. Nunca diga a palavra “divórcio”
“Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem.” (Mateus 19:6). Esse é um importante conselho bíblico, que deve ser levado em suma consideração em um mundo onde o divórcio se torna cada vez mais comum. O casamento é um importante compromisso e um voto sagrado.
Muitas pessoas usam o divórcio como uma arma para controlar o outro, usando frases do tipo: “se você…. eu vou pedir o divórcio.” Mas isso só planta sementes de medo e desconfiança no casamento.
10 coisas que você nunca deve dizer ao cônjuge durante uma briga
Ao invés de chantagens, diga ao seu cônjuge que você nunca o deixará. E se você encontrar um momento que precise de reconciliação, converse com ele e diga que você fará tudo para manter os votos que vocês fizeram no dia do casamento, de que passarão por todas as dificuldades e permanecerão juntos durante toda a vida.
Não espere muito tempo para começar a praticar esses 10 princípios. Comece hoje, pratique-os regularmente, e você certamente terá um casamento com mais romance e cortesia. Lembre-se de que o romance está em cortejar.