7 sinais que mostram que você tem depressão

A depressão, quando não tratada, pode trazer sérios prejuízos à saúde, à vida social e profissional. Pode, inclusive, levar à morte. Atenção para 7 sinais comuns da doença.

Erika Strassburger

Como saber se a tristeza e desânimo que você sente são apenas sentimentos comuns ou é depressão?

Confira 7 sinais de alerta:

1. Tristeza profunda

Todos nós ficamos tristes e desanimados de vez em quando. Muitas vezes, desejamos não ter de levantar da cama, não ter de trabalhar naquele dia. Mas períodos de tristeza intensos e frequentes, que acabam afetando o cotidiano, levam à depressão. Com a tristeza vem crises de choro, o isolamento e a sensação de solidão.

Leia: 5 atividades que ajudam a prevenir ou tratar a depressão

2. Distúrbios do sono

Na depressão, devido à ansiedade, é comum a pessoa ter insônia. E quando ela finalmente consegue dormir, o sono é agitado e não reparador, o que contribui para o cansaço diurno.

Advertisement

Outro distúrbio é a hipersonia. Ela dorme muitas horas seguidas durante a noite e fica sonolenta no período em que está acordada.

3. Pensamentos negativos

“A vida é uma droga!”, “As pessoas não gostam de mim.”, “Jamais vou conseguir!”, “Sou um fracasso!”, “Nem adianta tentar.”, “Sou feio/gordo/magro demais/sem graça!”, “Seria melhor se eu estivesse morto.”, “Não dá para confiar em ninguém!”, “Vou me matar!”, são exemplos de pensamentos de uma pessoa em depressão. Ela perde a crença em si mesma, nos outros e na vida.

4. Desinteresse e apatia

Ela perde o interesse pelas pessoas, por sexo, por trabalhar, por se divertir, pela vida de uma maneira geral.

5. Baixa autoestima

A baixa autoestima gera ansiedade, medo e depressão. Uma pessoa com a autoestima abalada inferioriza-se, não se considera à altura daqueles que estão à sua volta, seja física ou intelectualmente.

É comum pessoas muito acima e, algumas vezes, muito abaixo do peso, apresentarem depressão. Segundo este site de psicologia, “aproximadamente 30% das pessoas que procuram tratamento para emagrecer apresentam depressão. Em comparação com os magros, quem sofre com o excesso de peso tem até três vezes mais risco de, em alguma fase da vida, ficar deprimido”.

Advertisement

Leia: 12 causas surpreendentes de depressão

6. Desleixo com a aparência

A pessoa perde o prazer de se arrumar, de tomar banho, de ficar bonita.

7. Dores físicas

Além da tristeza profunda, a depressão manifesta-se fisicamente através de vários tipos de dores. Alguns especialistas dizem que muitas vezes a pessoa se torna mais sensível à dor. Os sintomas mais comuns são:

  • Dores abdominais e desconforto de origem gastrointestinal, inclusive distúrbios, como gastrite, síndrome do intestino irritável, entre outros.

  • Dor de cabeça.

    Advertisement
  • Dores no corpo causadas por tensão muscular, principalmente na região da nuca, ombros e costas.

  • Dor e sensação de aperto no peito.

  • Sensação de ter algo preso na garganta.

Se você apresenta alguns ou vários sintomas listados acima, procure um profissional (psicólogo ou psiquiatra) com urgência para obter um diagnóstico preciso. A depressão é uma doença séria, ainda que muitas vezes silenciosa. Se não tratada, os prejuízos para a sua saúde, para sua vida familiar, social e profissional serão ainda maiores. Ela pode, inclusive, levar à morte.

Toma un momento para compartir ...

Erika Strassburger

Erika Strassburger nasceu em Goiás, mas foi criada no Rio Grande do Sul. Tem bacharelado em Administração de Empresas, trabalha home office para uma empresa gaúcha. Nas horas vagas, faz um trabalho freelance para uma empresa americana. É cristã SUD e mãe de três lindos rapazes, o mais velho com Síndrome de Down.