7 pecados mortais em um relacionamento

O conhecimento é a alavanca da mudança, conhecer ações que prejudicam seu relacionamento é a forma mais rápida e eficaz de evitá-las.

Suely Buriasco

Todo casamento tem suas alegrias e tristezas, isso é comum nos relacionamentos, o que faz a diferença é a maneira como os cônjuges lidam com isso, as prioridades que dão e o quanto são comprometidos.

Leia: 7 características comuns nos casamentos felizes

Buscar conhecimento é uma ação inteligente que, muitas vezes, proporciona a inspiração que os cônjuges precisam para manter seu relacionamento sadio. Nesse sentido, conhecer algumas ações totalmente desaconselháveis pode ser um diferencial importante.

Vamos a algumas:

1- Cultivar ressentimento

Esse é um sentimento venenoso com ação contínua e silenciosa, muitas vezes você nem percebe quanta mágoa guarda até que um dia você “explode” e traz à tona situações mal resolvidas de muito tempo atrás que, certamente, surpreenderão também o seu cônjuge. O ressentimento precisa ser resolvido assim que detectado, primeiro porque mágoa só traz sofrimento, segundo porque esse sentimento se transforma em desprezo que é fatal no relacionamento.

Advertisement

2- Perder o controle do ciúme

Pessoas excessivamente ciumentas têm grande dificuldade em controlar os seus impulsos, suas reações costumam ser impensadas e depois causam grande arrependimento. Quando o ciúme se transforma numa necessidade de controlar o cônjuge, provoca brigas desnecessárias e causa sofrimento para ambos. Ciúme descontrolado revela grave problema de insegurança, sendo recomendável buscar ajuda profissional.

Leia: Ciúme exagerado: 5 conselhos simples que ajudam

3- Criar expectativas irreais

Quase sempre os cônjuges alimentam grande expectativa entre si, o que é garantia de muitas decepções através do tempo. Nem você, nem seu cônjuge são perfeitos e não se pode exigir o que o outro não pode dar. Pior ainda quando não se diz claramente o que se quer e espera ser atendido(a). Eu costumo dizer aos meus clientes que amor não tem nada a ver com bola de cristal.

4- Não priorizar o tempo juntos

A relação perde o viço quando deixa de ser prioridade para os cônjuges, este problema acontece muito quando os filhos chegam, mas também é comum que se gaste tanto tempo com o trabalho que não sobre nada para desfrutar com o cônjuge. Casais que não cultivam o hábito de ficar sozinhos acabam se afastando.

5- Falta de comunicação

Quando a comunicação do casal é ineficaz todos os problemas se avolumam e os conflitos eclodem. Falar sobre as necessidades, desejos e sentimentos é essencial para a harmonia do casal, mas é preciso saber falar com clareza e afetividade, sem brigas ou cobranças. Não se esquecendo que uma boa comunicação acontece quando se está disposto também a ouvir e compreender o outro.

Advertisement

6- Não valorizar o cônjuge

Pequenos gestos de reconhecimento são importantes para que o cônjuge se sinta reconhecido e motivado em seus esforços. A gratidão é alavanca importante para a saúde do relacionamento, provocando grande satisfação. Todo mundo gosta de sentir que agrada e que é reconhecido por isso. Portanto, um simples “obrigado”, um elogio, um abraço fazem prodígios na relação.

7- Falta de afeto

O amor, bem como a sua demonstração são o tônus vital do casamento. Um casamento sem afeto anda à deriva e pode sucumbir a qualquer momento. Por isso não se pode acreditar que os sentimentos são óbvios para o cônjuge, ser afetuoso todos os dias é uma forma segura de manter a relação viçosa e feliz.

Esses são sete erros graves que podem ser facilmente evitados, basta que os cônjuges se coloquem atentos e priorizem a vida a dois.

Leia também: 10 pequenas coisas que tornam o seu relacionamento superforte

Toma un momento para compartir ...

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.