10 sinais de que seu filho tem problemas de audição

Seu filho é do tipo inquieto? Desatento? Ignora quando você fala com ele? Vai mal na escola? Ele pode estar sofrendo de problemas auditivos.

Juliana Pedrosa

Seu filho é do tipo inquieto? Desatento? Ignora quando você fala com ele? Vai mal na escola? Deixa-a louca em reuniões? Preste atenção, pois pode ser que ele não seja simplesmente aquele tipo de criança “atentada” como dizem os mais velhos. Ele pode estar sofrendo de problemas auditivos. E isso deve ser observado e tratado, é um problema grave que pode inclusive acarretar problemas bem maiores, ele pode, por exemplo, não ouvir um carro que se aproxima e ser atropelado! Mas como identificar essa deficiência?

Primeiramente é necessário saber o que é a Deficiência Auditiva

Trata-se da perda parcial ou total da audição, que pode ser de causa genética, no caso a criança já nasce com a deficiência, que pode ser causada por uma má-formação, lesão na estrutura que compõe o aparelho auditivo ou lesão na orelha. É o tipo mais raro, pois segundo o ABC da Saúde e Surtec, apenas uma a cada mil crianças nasce completamente surda. A segunda é a perda gradativa da audição, que é também chamada de dificuldade auditiva “condutiva”. Pode ser causada por vários fatores, como:

Danos no Tímpano

Infecções frequentes no ouvido médio podem lesar o tímpano levando a perfurações no mesmo. A esse problema se dá o nome de otite média crônica e deve ser tratada. Inserção de objetos no ouvido, sons muito altos ou pancadas na cabeça podem causar perfurações no tímpano.

Leia: Audição e surdez: Proteja seus ouvidos e saiba como tratá-los corretamente

Ouvidos obstruídos

Normalmente ocorre pelo endurecimento da cera natural do ouvido. Quando essa cera endurece, ela entope o ouvido dificultando à criança de ouvir sons ambientes. Pequenos objetos inseridos no ouvido, ou até mesmo algum inseto que se aloje ali também obstruem o som. A obstrução também pode ser causada por infecções, descamação de pele do próprio ouvido e até mesmo um tumor. Deve ser observado e devidamente tratado.

Advertisement

Neurossenssorial

Um dos tipos mais comuns de surdez é a neurossensorial. Ocorre quando os condutores nervosos sofrem algum dano ou deterioração. Esse tipo de deficiência impede que os sinais do ouvido cheguem ao cérebro. Sons de explosões, fogos de artifício e bombas do tipo “garrafão”, que muitas crianças compram sem nenhum critério de segurança, podem causar esse problema.

Tinido ou zumbido

É um sintoma caracterizado pela audição de um constante ruído. Normalmente causado por sons muito altos, infecções no ouvido, retenção de líquido, má circulação e até mesmo por uma aspirina.

Doença dos ossos do ouvido ou Otosclerose

É hereditária. Uma cirurgia pode curar esse problema.

Todos os tipos de otites

Tumores no ouvido

Deve-se ficar atento a isso, pois normalmente um tumor não causa tanta dor como uma infecção. E são os mais graves, podendo levar a uma compressão do cérebro e até mesmo à morte.

É de suma importância que esses problemas sejam reconhecidos precocemente. O profissional responsável pelo diagnóstico das doenças do ouvido é o Otorrinolaringologista.

Advertisement

Observe seu filho. Fique atento a estes 10 sinais que ele pode apresentar

1 – Problemas de concentração na escola.

2 – Não reagir a sons.

3 – Aumentar o voluma da TV ou ficar muito próximo a ela.

4 – Não responder quando você o chama.

5 – Pedir para que você repita o que disse ou responder com perguntas do tipo: “O quê?”, “Como”?

Advertisement

6 – Só prestar atenção quando você fala de frente para ele.

7 – Hiperatividade.

8 – Problemas de comportamento.

9 – Crises de choro. A famosa “pirraça”.

10 – Isolamento.

Advertisement

Se perceber qualquer um desses sintomas em seu filho, fique atento. Ele pode estar precisando de ajuda e acompanhamento médico.

Leia: Seu filho tem problemas de aprendizagem? Pode ser um destes problemas

No caso do diagnóstico de surdez, a inclusão em uma escola de libras deve ser feita, não tente ensinar seu filho em casa, nada pode impedir o desenvolvimento e a socialização da criança com deficiência auditiva.

Toma un momento para compartir ...

Juliana Pedrosa

Juliana Pedrosa é cantora lírica, dona de casa, blogueira e apaixonada por animais. Para contactá-la, visite: