5 motivos para comer ovos com mais frequência

O ovo é um alimento riquíssimo, e traz enormes benefícios ao nosso organismo. Confira:

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  • Até pouco tempo atrás, os médicos advertiam contra o consumo de ovo. Por possuir cerca de 190mg de colesterol na gema, eles achavam seu consumo diário poderia causar problemas cardiovasculares. Entretanto, descobriu-se que apenas uma pequena parte do colesterol presente no sangue provém do que comemos. A maior parte é produzida pelo próprio organismo.

  • Apesar de ser rico em colesterol, o ovo é pobre em gordura saturada. E essas gorduras, junto com as gorduras trans, é que são as verdadeiras vilãs da saúde.

  • Aprenda mais sobre isso no artigo 5 fontes de gorduras do bem para incluir na dieta

  • Embora o ovo tenha reassumido seu posto de "bom moço", convém lembrar que consumir mais de uma unidade (da gema) ao dia pode deixar de ser saudável, especialmente para pessoas com altos níveis de colesterol no sangue e diabéticos.

  • Confira 5 vantagens de inserir o ovo em seu cardápio diário:

  • 1. Excelente valor nutricional

  • O ovo é uma fonte rica de importantes nutrientes: proteína de alta qualidade (ele contém proporções adequadas de todos os aminoácidos essenciais requeridos pelo corpo) riboflavina, vitaminas A, E, D, K, B6 e B12, ácido fólico, colina e minerais como selênio, zinco, fósforo e ferro.

  • Ele é um substituto à altura para a carne. Além do alto valor proteico, 100 gramas de ovo inteiro contêm 3,2mg de ferro (100gr da gema contém 5,5mg), enquanto que a mesma quantidade de carne bovina contém 3,2mg, e a de frango, 1,3mg desse mineral.

  • Entretanto, como o ferro contido no ovo é mais difícil de ser absorvido pelo organismo, é essencial que ele seja consumido com alimentos ricos em vitamina C, pois favorecem a sua absorção. Tomate, brócolis, pimentão, suco de limão ou de caju, são alguns alimentos com alto teor dessa vitamina.

  • 2. Emagrece

  • Além de ser rico em nutrientes, o ovo é bem pouco calórico - uma unidade tem, em média, 70 calorias - e produz saciedade. É um forte aliado na perda de peso.

  • Vale lembrar que o ovo frito é mais calórico e bem menos saudável. Uma ótima opção para quem não resiste àquela clara levemente tostada com bordas crocantes, é fritá-lo em frigideira antiaderente com somente algumas gotas de óleo.

  • 3. Ajuda a aumentar a massa muscular

  • Cada 100 gramas de clara de ovo contêm aproximadamente 11 gramas de proteína. Sua proteína é de alto valor biológico, por isso é excelente para quem deseja aumentar a massa muscular.

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  • 4. Potencializa as funções cerebrais

  • As vitaminas B12, a D e a colina presentes no ovo são excelentes para a saúde do cérebro. A colina desempenha um papel importante em várias vias metabólicas, atua como um neurotransmissor, melhora a memória e o poder cognitivo. Estudos mostram que a falta de vitamina B12 faz o cérebro encolher e pode provocar demência e Alzheimer. A vitamina D funciona como um modulador no desenvolvimento cerebral.

  • 5. Ajuda a manter os olhos saudáveis

  • A vitamina A protege a córnea, membrana transparente por onde a luz passa para dentro do olho. Pouca ingestão dessa vitamina causa dificuldade de enxergar em ambientes com pouca luz e outras alterações oculares, como a xeroftalmia. Um ovo caipira contém em torno de 85% das necessidades diárias de vitamina A.

  • Segundo a nutricionista Carol Morais, o ideal é consumir ovo caipira, em vez de ovo de granja. "A grande diferença está na qualidade de vida da galinha [e na qualidade da alimentação que ela recebe], que vai interferir nos ovos que ela produz. (...) O ovo de granja possui uma concentração de betacaroteno pelo menos cinco vezes menor do que no ovo caipira. O betacaroteno é importante na nossa alimentação diária, porque é convertido em vitamina A".

  • Há, ainda, outros benefícios além dos listados. O consumo de um ovo ao dia melhora a saúde do cabelo e das unhas, ajuda a prevenir o câncer de mama, melhora o sistema imunológico e retarda o envelhecimento celular. Além disso, é um alimento barato, saboroso e de fácil preparação.

  • Motivos não faltam para incluir esse alimento riquíssimo no cardápio diário. E você, com que frequência come ovos?

  • Leia também: 10 alimentos para turbinar a sua memória

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Erika Strassburger mora no Rio Grande do Sul, tem bacharelado em Administração de Empresas, escreve e traduz artigos para o site Família, é cristã SUD, pintora amadora de telas a óleo e mãe de três lindos guris, o mais velho com Síndrome de Down.

Website: http://erikastrassburger.blogspot.com.br/

5 motivos para comer ovos com mais frequência

O ovo é um alimento riquíssimo, e traz enormes benefícios ao nosso organismo. Confira:
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