Porque especialistas aconselham a não tomar leite

O leite tem cálcio e outros benefícios. Mas também causa problemas a seus consumidores.

71,554 views   |   677 shares
  • Há muita controvérsia sobre este assunto. De um lado, especialistas garantem que a falta das propriedades lácteas para os seres humanos é prejudicial e do outro, afirmam que a ingestão do leite e derivados é responsável por várias doenças.

  • Baseado em pesquisas, os profissionais que lutam pela abolição do leite às mesas mostram que este alimento não é necessário e que tem causado transtornos na saúde humana.

  • Cálcio

  • O leite é considerado uma das melhores fontes deste mineral. A indústria incentivou por muitos anos o consumo do leite para o combate às doenças relacionadas ao nível de cálcio baixo no organismo como a osteoporose e outras relacionadas. Hoje, através de estudos, sabe-se que povos onde o consumo de laticínios não é tradicional, o nível de osteoporose é muito menor que entre os consumidores lácteos.

  • Hormônios

  • Atribui-se ao consumo do leite as alterações hormonais que provocam aceleração na chegada da puberdade e doenças relacionadas aos hormônios masculinos e femininos. Para ordenhar uma vaca, a indústria do leite a mantém prenhe, aumentando muito o nível hormonal secretado no leite que vai para o consumo humano. Obesidade, hipertensão e diabetes estão relacionados a ele. Para as mulheres que tomam 2 ou mais copos de leite por dia, a chance de desenvolver câncer no ovário aumenta em 66% de acordo com um estudo da Universidade de Harvard, além de causar ovários policísticos. Na área masculina, o consumo do leite está ligado ao câncer de próstata e testículos.

  • Leia: 7 coisas urgentes a fazer para salvar a autoestima de suas filhas

  • Intolerância e alergia

  • Pessoas, normalmente na fase adulta, são acometidas por intolerância à lactose, que é o açúcar natural do leite e que causa desconfortos e fortes dores na ingestão de laticínios. Alergias podem ocorrer desde o nascimento em bebês, prejudicando seu crescimento. Fatores, geralmente genéticos, podem aparecer em qualquer fase da vida, e raramente ocorrem com o leite materno. Afinal, o ser humano é o único ser do planeta que toma leite destinado a outra raça.

  • Leia: 6 coisas a saber sobre intolerância à lactose

  • Alterações no metabolismo

  • Advertisement
  • O leite é um alimento congestionante e aumenta a produção de muco no organismo. Ele piora quadros de artrites reumatoides, substâncias inflamatórias se proliferam, pequenas calcificações ocorrem, ele neutraliza o meio ácido do intestino favorecendo a fermentação de microrganismos patogênicos e reduzindo a absorção de vitaminas e minerais.

  • Leia: Cálculo renal: Sintomas, tratamento e prevenção

  • A substituição do leite para outros alimentos com propriedades semelhantes para a saúde é perfeitamente possível e pode se tornar a escolha que prolongará a vida.

    1. Hortícolas verde-escuros, sementes como o gergelim, nozes e frutos secos, e outros alimentos contém cálcio e previnem as doenças relacionadas aos ossos. Leia: Os benefícios das sementes na alimentação

    2. Substituir o leite por sucos de frutas naturais também favorece o organismo.

    3. Em bolos, panquecas e tortas, a água substitui muito bem o leite. Para os salgados utilizar um caldo natural de frango, carne ou legumes acentua o sabor. Leia: 3 receitas saborosas para o aniversário dos alérgicos à glúten e lactose

    4. Sorvetes feitos sem leite, os sorbets, são tão saborosos quanto e não contém colesterol e outras gorduras animais.

  • Abandonar velhos hábitos enraizados desde a infância pode ser algo muito desafiador. A escolha por deixar de ingerir laticínios pode ser gradual, parcial ou definitiva, dependendo da pessoa. Há casos como os de intolerância à lactose onde não há muita escolha e o jeito é partir para a abolição do alimento na dieta. A saúde dependerá sempre das escolhas que fizermos.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Nos ajude a divulgar a mensagem...

Michele Coronetti é secretária, mãe de seis lindos filhos, gosta de cultura e pesquisas genealógicas.

Porque especialistas aconselham a não tomar leite

O leite tem cálcio e outros benefícios. Mas também causa problemas a seus consumidores.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr