5 fatos que mostram o quão importante é usar protetor solar

Acha que protetor solar é apenas estética? Confira estes 5 itens que podem fazer você ver o protetor solar com outros olhos.

Mayara Tomie Dourado Taguti

Frequentemente vemos o protetor solar sendo vendido juntamente com produtos de beleza e muitas pessoas logo pensam que trata-se de futilidade ou um item indispensável apenas para quem está sempre frequentando praias ou piscinas no verão.

Cuidado com os conceitos formados sem se aprofundar mais no assunto, pois podem lhe induzir a um enorme erro e este erro pode lhe trazer consequências fatais a sua saúde.

Dentro ou fora de casa, o uso do protetor solar é essencial, pois estamos constantemente expostos aos raios solares, bem como alguns tipos de lâmpadas que podem ser nocivas à pele.

Usar o protetor solar é como estar revestindo sua pele com uma camada fina de roupa que irá protegê-lo destes raios nocivos à saúde, garantindo o melhor do sol. Pois o que poucos sabem é que a exposição moderada e constante ao sol é tão necessária para a saúde como uma boa alimentação.

Um bom exemplo disso é a Vitamina D, ela pode ser consumida em abundância, mas só será bem aproveitada em seu organismo se seu corpo for exposto ao sol, ou seja, a exposição ao sol é necessária para nosso organismo e manutenção da saúde.

Advertisement

Listei 5 problemas que a exposição ao sol (sem protetor solar) pode causar a nossa pele para que possamos refletir nos benefícios do sol e o uso regular do protetor solar:

  1. Maior incidência (nas mulheres) de aparecer as “sardas brancas” (hipomelanose gutata) nos braços e pernas com a exposição crônica ao sol.

  2. Sabe-se que exposição solar é grande indutora de câncer de pele e a proteção com o protetor solar ajuda no retardo deste processo em pessoas predispostas a desenvolverem a doença.

  3. Envelhecimento precoce da pele, deixando-a ressecada e com aspecto senil (sim, deixa com o aspecto de ter mais idade do que realmente tem).

  4. Hoje sabe-se que existem outras doenças de pele que estão relacionadas intimamente com a exposição solar, tais como: erupção polimorfa à luz, fototoxicidade, poiquilodermia de Civatte, mílio colóide, doença de Fabry, cútis romboidal e outras dezenas.

    Advertisement
  5. Manchas nos braços, pescoço e nas áreas que estão em constante exposição à luz solar e aos raios ultravioleta, bem como as manchas no rosto que aparecem (principalmente nas mulheres) geralmente na fase adulta.

Além de evitar doenças que podem trazer consequências dolorosas para nossas vidas (e em alguns casos podem ser até mesmo fatais), ainda existe o lado estético sim. Afinal de contas, ninguém gostaria de ficar com a pele manchada pela exposição ao sol.

Estes são apenas alguns motivos que podem lhe encorajar a usar o protetor solar, pois além de um hábito saudável, é um gesto de cuidado e carinho consigo mesmo.

Toma un momento para compartir ...

Mayara Tomie Dourado Taguti

Mayara Taguti é graduada em Direito pela Anhanguera Educadional, ama livros, música e cinema. É professora de inglês básico para alunos de todas as idades e ama o que faz. É curadora social e escritora para o site Familia.com.br.