32 coisas comuns que estão arruinando sua pele
Você pode estar danificando a sua pele sem saber. Aqui estão 32 coisas que podem estar contribuindo.
Stael Ferreira Pedrosa
Um site norte-americano lista 32 coisas que arruínam a pele e que as pessoas nem sempre percebem. Não é só uma questão estética, pois a pele é o maior órgão do corpo e sua saúde é fundamental para a saúde do corpo como um todo. Por isso vale a pena saber quais são estas coisas e cuidar-se.
Alguns hábitos e coisas que utilizamos podem prejudicar a saúde e beleza da pele.
Tomar banho com:
-
Água muito quente – Resseca a pele, pois tira a sua oleosidade natural. Excesso de sabonete também é prejudicial.
-
Cloro – Utilizado para purificar a água, o cloro tem efeitos colaterais no corpo e na pele. Tira os óleos naturais e pode causar coceira, irritação e é claro, envelhecimento. Investir em um filtro pode ser uma boa ideia.
Dormir:
-
Com maquiagem – A pele obstruída pela maquiagem não respira adequadamente. Essas obstruções podem conter bactérias e causar acne. Uma boa dica é deixar seu gel ou loção de limpeza, ao lado da cama com algodão, espelho, etc.
Advertisement -
Com fronhas sujas – É à noite que a pele se renova e libera as escamas – células mortas. Elas se acumulam na fronha e podem conter bactérias e toxinas. Além disso, as escamas são o alimento de um inimigo da saúde: o ácaro.
-
Pouco – Dormir pouco torna a pele opaca e com aspecto doentio.
Beber:
-
Café – A cafeína é inimiga da pele ressecando-a e aprofundando as rugas.
-
Álcool – O álcool desidrata tanto o corpo quanto a pele. Tirando a umidade natural a pele fica mais propensa a ressecamento e rugas.
-
Pouca água – O hábito de hidratar-se diariamente (2 litros de água ou mais), hidrata o corpo, a pele e combate o envelhecimento.
Advertisement
Fumar:
- Fumante ativo ou passivo – A fumaça inalada causa danos irreversíveis e cumulativos à pele e acelera o envelhecimento.
Ingerir:
-
Sal em excesso – Tira a umidade da pele, dando uma aparência seca e sem brilho. Diminua o sal da dieta e abuse dos hidratantes.
-
Açúcar em excesso – O açúcar danifica o colágeno dando à pele uma aparência flácida. Substitua o açúcar pelas frutas. Sua pele agradecerá e o seu corpo também.
-
Pular refeições – Causa rápido envelhecimento da pele. Invista nas vitaminas das frutas como laranja e abacate; também inclua amendoim e batata doce para restaurar os tecidos.
Cosméticos:
-
Testar muitos produtos – Os cosméticos devem ser testados no braço ou na nuca. Nunca no rosto. Testar múltiplos produtos pode causar danos à pele.
-
Usar produtos para cabelo no rosto – Produtos para cabelo não devem ir ao rosto. Quando usar laquê, cubra o rosto com uma toalha e ao praticar exercícios use uma faixa na testa para absorver o suor proveniente dos cabelos e não trazer restos de produtos ao rosto.
Advertisement
Excesso de cuidados:
-
Depilar muito frequentemente – O excesso de depilação desprotege a pele e pode danificar a raiz dos pelos causando pelos encravados.
-
Esfoliar em excesso – A esfoliação semanal ajuda a manter a pele bonita e saudável, mas o excesso pode tirar a oleosidade natural ou superestimular a produção de óleo nas peles com tendência a oleosidade.
-
Tirar as sobrancelhas em excesso – além de tirar pelos de maneira definitiva prejudicando o desenho natural, peles sensíveis podem ficar desprotegidas. A dermatologista Silvana Kaufmann sugere a aplicação de cremes anti-assaduras dias antes e logo depois do procedimento
-
Espremer cravos e espinhas – Ao espremê-las você pode “empurrar” sujeira para dentro da pele causando ainda mais danos.
Hábitos errados:
-
Não usar filtro solar – São conhecidos os danos do sol à pele. Use até mesmo para atender ao carteiro.
Advertisement -
Esquecer o braço direito – As pessoas que dirigem expõem não apenas o rosto, mas o braço direito ao sol. Filtro solar nele também.
-
Esquecer dos lábios – Eles também envelhecem e também precisam de hidratação. Opte por batons ou lip balms que hidratem e protejam os lábios dos raios UVA e UVB.
-
Apertar os olhos para ler – Consulte um oftalmologista e poupe a pele ao redor dos olhos dos terríveis pés de galinha.
-
Fazer caretas – Expressões exageradas constantes podem criar linhas no rosto.
-
Maquiagem pesada – Sempre que possível evite a maquiagem e deixe a pele respirar. Apenas, limpe, hidrate, tonifique e proteja.
Advertisement -
Sauna – Evite ou reduza ao mínimo o tempo de sauna. Essa prática em longo prazo causa flacidez à pele do corpo e rosto.
-
Manter roupa limpa dentro de plásticos – Os produtos químicos do plástico passam para a roupa e são absorvidos pela pele.
-
Usar óculos sujos – Óculos devem ser higienizados não somente nas lentes, mas a armação também. Bactérias podem usar o nariz como “ponte” e infectar a pele do rosto.
Estilo de vida:
-
Pouco exercício – O exercício regular melhora a circulação, limpa o organismo de toxinas, melhora a aparência da pele e evita o envelhecimento precoce.
-
Estresse – Esse é sem dúvida, um dos maiores inimigos da pele, além de diminuir sua função protetora e consequente avanço de bactérias e outros microorganismos, causa marcas de expressão e envelhecimento. Procure relaxar sempre que possível.
Advertisement -
Efeito sanfona – O constante emagrecimento e ganho de peso causa flacidez e estrias.
Outros:
-
Ar condicionado – Ar condicionado em excesso ou em temperatura muito baixa resseca o ar e consequentemente a pele.
-
Falar ao celular – O celular costuma ser mais sujo que um vaso sanitário, segundo o weblog Mashable. As bactérias que vivem no seu celular podem causar coceiras, irritações e acne na região onde toca o rosto.
10 hábitos que aceleram o envelhecimento