A perturbadora verdade sobre casais que se parecem

Você se parece fisicamente com o seu cônjuge? Isso pode ser um ótimo sinal!

Rachel D.C.

Você já reparou que muitos casais se parecem fisicamente um com o outro? Se não, dá uma olhada nestes casais famosos. A semelhança chega a ser assustadora:

Gisele Bündchen e Tom Brady

❤️

A photo posted by Gisele Bündchen (@gisele) on

Sophie Hunter e Benedict Cumberbatch

Advertisement

Courteney Cox e Johnny McDaid

Verdade #1

Isso não é apenas uma simples coincidência. “Quando você vê um rosto que se parece com o seu, você se inclina a confiar mais e pensar que aquela pessoa será mais cooperativa,” diz Tony Little ao site USA Today, um pesquisador na área de psicologia da University of Stirling na Escócia. Ele estuda a função do rosto humano na escolha por um parceiro.

O psicólogo Chris Fraley da Universidade de Illinois fez um estudo onde ele inseriu digitalmente características dos participantes em fotos de pessoas desconhecidas. Os participantes tinham que selecionar as fotos das pessoas que eles achavam mais atraentes. O resultado foi que os participantes selecionaram as fotos com que suas características estavam presentes.

Advertisement

“Eu acredito que as pessoas têm a tendência de se sentirem mais atraídas por pessoas que se parecem com elas. Há uma familiaridade nisso,” diz Sharon Young, uma das administradoras do estudo.

A maior parte das pessoas procura alguém que as complete e que as complementam. Isso já é uma grande prova de que nem sempre os opostos se atraem, já que não é o oposto que as pessoas procuram umas nas outras.

A perita em estatística, Emma Pierson, estudou 1 milhão de matches feitos no site relacionamento eHarmony e descobriu que as pessoas estão muito mais interessadas em outras que se pareçam fisicamente com elas. As mulheres preferem os homens com certas características, mas não somente características óbvias como idade, beleza, educação e salário – mas também características menos óbvias como criatividade.

Pierson explica ao site FiveThirtyEight que é comum pessoas preferirem parceiros que são fit. Mas quando se trata de uma pessoa que é fit as preferências por um parceiro fit são muito mais fortes.

Outra pesquisa mostra que nós podemos acabar nos casando com nossas sósias e ainda ter personalidade similar. A pesquisa mostrou que nós lemos a personalidade de outras pessoas pelo rosto delas. Por isso é comum encontrarmos um parceiro que tenha a personalidade parecida com a nossa.

Advertisement

Verdade #2

Mesmo que vocês não se pareçam, não se preocupe. É provável que com os anos de casados vocês vão começar a se parecer fisicamente um com o outro.

O psicólogo Rober Zajonc da Universidade do Michigan analisou fotos de casais que foram tiradas logo que eles se casaram e as comparou com fotos que foram tiradas após 25 anos de casamento. O resultado foi que quando mais jovens, haviam quase nada ou poucas características em comum nos rostos dos casais. Mas após 25 anos eles se pareciam muito mais fisicamente no rosto.

Isso pode acontecer porque casais tendem a dividir e fazer tudo juntos, como dietas, exercícios físicos, viagens e experiências de vida. Eles também acabam pegando o jeito um do outro de falar e rir. O que resulta em linhas de expressão similares no rosto.

Por isso é comprovado que casais felizes tendem a parecer fisicamente um com o outro. Quanto mais tempo casados, mais e mais o casal terá semelhanças físicas. Esses casais normalmente têm muitas semelhanças na personalidade também. O que faz total sentido, já que nós procuramos alguém que irá nos complementar e não nos subtrair.

Toma un momento para compartir ...

Rachel D.C.

Rachel De Castro é esposa e escritora com formação em ciência política. Acredita que o mundo já tem críticos demais por isso decidiu motivar e inspirar pessoas.