6 frases que você NUNCA deve falar a um pai de primeira viagem

Pensar antes de falar é uma virtude para poucos. Pais e mães de primeira viagem sofrem com aqueles que falam demais.

2,081 views   |   12 shares
  • Quando um casal está à espera de um bebê, a mulher normalmente recebe todas as atenções, afinal, o trabalho maior realmente está sendo realizado por ela - literalmente. Os homens nem sempre são lembrados, mas a importância deles é essencial. Os pais podem fazer um grande trabalho se não forem esquecidos, às vezes pelas próprias companheiras, outras vezes por toda a sociedade. Mas a ciência diz que sim, eles podem e devem participar de todos os momentos da vida dos filhos.

  • De acordo com pesquisas da Universidade de Princeton, em Nova Jersey, nos Estados Unidos, os pais também sofrem mudanças hormonais depois do nascimento dos filhos. Essa mudança pode fazer uma diferença considerável na convivência nos primeiros meses da grande aventura de ter um filho. A oxitocina - o "hormônio do amor" normalmente relacionado apenas às mães - tende a ter níveis mais altos nos pais que demonstram carinho aos seus filhos. Além disso, durante os estudos foi observado que há uma diminuição da testosterona no organismo dos homens. Para os especialistas isso é um sinal de que eles ficam menos agressivos quando estão em contato com os filhos.

  • Outro estudo recente põe por terra a história de que apenas as mães podem reconhecer quando os filhos estão com problemas. Segundo estudiosos da Universidade Jean Monnet, na França, antes da pesquisa, pensava-se que as mães eram as únicas capazes de reconhecer o choro dos seus bebês. Mas a conclusão foi de que os pais são tão bons quantos as mães e que o reconhecimento do choro é uma questão de convivência e aprendizado.

  • No estudo, 27 mães e 29 pais tiveram que reconhecer o choro de seu filho entre outros quatro choros. A média foi boa e 90% dos pais conseguiram distinguir qual era o choro de seu próprio filho. Um número bem parecido com os das mães que também acertaram. Os pesquisadores descobriram que, para esse bom resultado, todos os pais passavam mais de quatro horas com os seus filhos. Sabe o que a experiência também mostrou? Que, assim como os pais que erraram, as mães que não conseguiram reconhecer o choro dos filhos, passavam menos de quatro horas com eles. Dessa forma, a conclusão do estudo diz que, assim como o choro, o pai tem a capacidade de identificar outras necessidades dos filhos, como fome, dor ou uma simples birra. E, mais do que o instinto, a convivência tem uma grande função de criar laços entre pais e filhos.

  • Para esses homens que participam ativamente da vida dos filhos, algumas frases podem causar estranhamento. Assim como as mães de primeira viagem, os pais também sofrem com os comentários logo depois que os filhos nascem. Às vezes, até parece que o homem não fez parte de todo o processo da gestação. Claro que nem sempre a mulher tem a felicidade de ter a companhia de um pai que realmente se envolve nos preparativos e nas emoções de uma gravidez. Mas outras têm muita sorte com companheiros que se preocupam desde o início em tornar-se pais presentes.

  • Advertisement
  • Veja algumas frases para NUNCA falar para um homem dedicado à família e que acabou de se tornar pai:

  • 1. "Agora você é fornecedor". Não existe afirmação mais baixa que essa. E, acredite, muitos pais escutam isso quando informam para um amigo ou familiar de que terá uma filha - uma criança que provavelmente será muito amada, mas que acaba sendo comparada a um produto ou coisa pior.

  • 2. "Mas não parece nada com você". Um bebê recém-nascido normalmente não se parece com ninguém da família. Só o tempo dirá quais características físicas falarão mais alto, da mãe ou do pai.

  • 3. "Ainda bem que puxou a beleza da mãe". Essa brincadeira é antiga e chata. Alguns pais não gostam de ouvir essa afirmação, mesmo que seja verdade.

  • 4. "Cuidado para não deixar cair". Quem quer mais a proteção de um filho do que o próprio pai?

  • 5. "Não vai afogar o bebê na hora do banho". Essa afirmação é comparável à do item acima.

  • 6. "Não acredito que você troca fraldas! Isso é coisa para a mãe fazer". Muitos homens têm mais prática com isso do que as mulheres. Um pai participativo faz questão de estar com o filho em todos os momentos e ele pode se sentir ofendido.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe com seus amigos!

Caroline é uma jornalista catarinense que optou por ser mãe em tempo integral depois do nascimento dos filhos. Ama escrever e ainda acredita que pode mudar o mundo com isso.

6 frases que você NUNCA deve falar a um pai de primeira viagem

Pensar antes de falar é uma virtude para poucos. Pais e mães de primeira viagem sofrem com aqueles que falam demais.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr