Quando a sogra é um problema: 6 tipos de sogra e o que fazer

Estas sogras fazem as noras fugirem. Especialistas explicam o que fazer em situações assim.

Rachel D.C.

O relacionamento sogra e nora só é prejudicial quando, de alguma forma, prejudica o casamento. Problemas entre sogra e nora podem tornar o casamento dos sonhos em um pesadelo. É comum as mulheres descontarem a frustração sobre suas sogras em seus maridos e esperarem para que eles tomem uma iniciativa para mediar os problemas entre as duas. E na maioria das vezes os maridos não sabem o que fazer, deixando as esposas ainda mais irritadas.

A Doutora Terri Apter fez uma pesquisa com 49 casais e ficou muito surpresa com a quantidade de homens que escolheram proteger suas mães contra suas esposas. Ela fala ao site Psychology Today que já foi comprovado que homens têm mais dificuldade em lidar com conflitos na família, já as mulheres têm mais facilidade em argumentar e tentar resolver os conflitos.

Quando um casal assume o compromisso do casamento, é comum ouvir nos votos frases como “é você que eu quero”, “você é minha prioridade” ou até “você vem primeiro”. Os homens devem saber que isso se aplica até quando o assunto é a mãe deles. A Dr. Apter diz que os homens têm de deixar claro para suas mães que suas esposas vêm em primeiro lugar. Isso não quer dizer que ele irá deixar sua mãe de lado ou a desrespeitará.

Quando o relacionamento sogra e nora afeta o casamento:

  • A esposa quer que o marido não tenha mais contato com sua mãe.

    Advertisement
  • O marido fica furioso e briga toda vez que sua esposa tenta demonstrar sua frustração com algo que sua mãe fez.

  • A esposa espera que o marido conserte a sua mãe ou o problema.

  • A esposa começa a perder o respeito por seu marido por causa da sogra.

  • A esposa começa a discussão falando da sogra e de repente a discussão é sobre problemas entre o casal.

Existem estes 6 tipos de sogra que são um problema:

Advertisement

1. Sogra intrometida

A sogra intrometida é aquela que se envolve no relacionamento do casal e principalmente no modo de sua nora criar os filhos.

2. Sogra dissimulada

A sogra dissimulada é aquela que assume vários papéis. Ela tenta manipular tudo e todos à sua volta.

3. Sogra indiferente

A sogra indiferente é aquela que não faz questão nenhuma de ser agradável para a nora. Ela não é agradável e nem desagradável, é indiferente. Ela costuma fingir que a nora não existe.

4. Sogra ciumenta

O nome já diz tudo. A sogra ciumenta é aquela que morre de ciúmes do filho e quer fazer de tudo uma competição.

5. Sogra amiga da ex

A sogra amiga da ex faz questão de comentar sobre a ex de seu filho e não perde a oportunidade para comparar as duas e elogiar a ex.

Advertisement

6. Sogra falsa

A sogra falta tem costume de tratar a nora bem na frente do filho, mas a maltrata quando ele não está por perto.

O que fazer?

A Doutora Deanna Brann explica ao site Huffington Post o que o casal deve fazer em situações assim.

1. Saiba o que você quer do seu marido

Muitas mulheres não deixam claro o que elas querem que os seus maridos façam em situações assim. O que você quer dele? Você quer apenas desabafar e quer que ele ouça ou quer que ele entenda verdadeiramente o que você está sentindo? Lembrando que muitas vezes ele não será capaz de consertar a mãe ou o problema. Seja direta e explique o que você quer dele.

2. Encontrem uma solução juntos

Se a mãe dele tem causado problemas, fale com ele. Não guarde seus sentimentos por medo de ofendê-lo. Sente os dois e tentem chegar a uma solução para o problema.

3. Mantenha o foco no casamento – não na sua sogra

Casamento é união. O seu foco deve ser nutrir o casamento. Jogue fora qualquer sentimento ou pensamento que afasta você de seu marido.

Advertisement

Sogras e noras amam o mesmo homem de maneira completamente diferente. Por isso deve haver cooperação tanto da sogra quanto da nora. Afinal, as duas querem ver o mesmo homem feliz.

Toma un momento para compartir ...

Rachel D.C.

Rachel De Castro é esposa e escritora com formação em ciência política. Acredita que o mundo já tem críticos demais por isso decidiu motivar e inspirar pessoas.