6 erros que pais divorciados cometem e podem afetar os filhos

Erros comuns entre pais divorciados podem ser abandonados e melhorar a qualidade de vida dos filhos.

774 views   |   8 shares
  • Conversando com alguns amigos divorciados foi fácil perceber a semelhança de erros cometidos entre eles e os ex-cônjuges contra seus filhos. Infelizmente, a maior parte destas falhas afeta não só o relacionamento familiar, mas o desenvolvimento dos pequenos.

  • 1. Alienação parental

  • Um dos piores erros que pais podem cometer é este. Muitas vezes utilizado para atingir o genitor, acontece quando um dos pais deseja ter o filho só para si, criticando o outro para a criança, utilizando artífices para evitar contato, isolando o filho de seu próprio pai ou mãe e de outras pessoas. É uma forma de abuso emocional que afeta grandemente o desenvolvimento do filho. Constatada a infração por alienação parental, o juiz pode determinar multa, acompanhamento psicológico, alterar a guarda entre outros.

  • 2. Deixar de enviar a pensão alimentícia

  • Muitas vezes utilizado para atingir o guardião da criança, empregando argumentos de que o dinheiro não está sendo bem aplicado, deixar de pagar a pensão afeta diretamente os filhos, prejudicando e interferindo na boa educação e alimentação. É dever da família oferecer saúde, alimentação, educação, lazer dentre outras necessidades de acordo com o Estatuto da Criança e Adolescente. Deixar de enviar a pensão alimentícia será considerada negligência e pode levar o genitor à cadeia, além de ter decretado o desconto direto de seu salário até pagar a dívida e ter o nome incluso negativamente nos órgãos de proteção ao crédito.

  • 3. Abandono afetivo

  • Apesar de existir um equilíbrio nas visitas fixadas por lei e cumprimento por parte de ambos os genitores, há o erro de apenas permanecer com os filhos durante o tempo determinado, sem oferecer atenção, amor e cuidados, apenas cumprindo sua obrigação perante a lei. Isso pode gerar danos morais, além de prejudicar na formação do caráter da criança. Pais já foram condenados pela justiça a pagar por este erro que pode ser cometido por ambos genitores.

  • Advertisement
  • 4. Comprar o filho

  • Ocorre quando a criança recebe tudo o que quer e também o que não quer, visando apenas os interesses do genitor, para que a criança prefira aquele que lhe dá mais presentes ou leva para comer fora sempre. Artífice muitas vezes utilizado para receber perdão por ausência ou outros erros. A criança cria um entendimento errôneo quanto a valores físicos e morais, e poderá tornar-se um adulto com problemas sociais.

  • 5. Deixar de participar da vida dos filhos

  • O sistema de visitas aos filhos foi alterado para guarda compartilhada e ambos os genitores devem se entender e cuidar de seus filhos sem brigas, com bom senso e coerência, visando a proteção das crianças e seu bom desenvolvimento, preocupados com sua educação e em manter os laços familiares de ambos os lados.

  • 6. Ser permissivo

  • Não é porque o relacionamento entre os pais não deu certo que a criança pode fazer tudo o que quiser para compensar a desestruturação familiar. Permitir demasiado afeta em seu desenvolvimento e prejudica sua formação. A real educação inclui dizer NÃO, criar e seguir regras e ser um bom exemplo relacionado ao que ensina. Filhos que fazem tudo o que querem sem medidas ou limites não se sentem amados.

  • Advertisement
  • Esses erros e outros cometidos por pais separados podem ser abandonados. Não há mal nenhum em se desculpar e dizer a criança que o erro foi percebido e que haverá mudanças no comportamento a fim de tornar a vida de todos mais agradável. Reconhecer uma falha a um filho ou qualquer outra pessoa nunca foi sinal de fraqueza, pelo contrário, demonstra grandeza. Mudar para melhor é possível para todos já que todo ser humano é passível de erros.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Se gostou, compartilhe o artigo...

Michele Coronetti é secretária, mãe de seis lindos filhos, gosta de cultura e pesquisas genealógicas.

6 erros que pais divorciados cometem e podem afetar os filhos

Erros comuns entre pais divorciados podem ser abandonados e melhorar a qualidade de vida dos filhos.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr